Som na Caixa

Pitty

Chiaroscuro
(Deckdisc)

pittychiaroscuroDe volta à carga com um disco de inéditas depois de quatro anos, Pitty parece interessada em ampliar o olhar de sua música, antes abraçada à juventude dos anos 90 e agora em busca de um alvo ainda não colocado suficientemente em foco. A banda pega leve já em “Me Adora”, que puxa o disco, tem clipe em alta rotação e rola em rádios a torto e a direito. Só que a música, que flerta com o rock de abordagem superficial dos anos 60, de refrão fácil, é uma pérola pop antes inalcançada nos dois discos anteriores. São os arranjos, a forma, cedendo espaço para a canção em si, o conteúdo.

“Me Adora” é o ponto em que a bem sucedida parceria Pitty/Rafael Ramos recua, mas ela não se ausenta ao longo do CD. Ao contrário, se fortalece em busca de novos rumos nem sempre bem definidos e de resultados que beiram o desastre – caso de “Água Contida”, espécie de tango sem razão de ser. Ora, Pitty não é cantora para cantar como se fosse cantora. Pitty é vocalista de banda de rock, e se a intenção é pular de um lado a outro não há problema algum, mas é preciso se preparar (e bem), o que parece não ter acontecido em nome de investidas experimentais e de uma transição que parece tão natural e intuitiva quanto inconsequente, para o bem ou para o mal. Nesse sentido, a dicotomia “Me Adora”/”Água Contida” é o retrato mais fiel desse procedimento: ambas estão muito longe da música que consagrou Pitty no mercado, mas em direções opostas.

Num esboço hipotético quase ortogonal, é possível enfileirar as outras nove faixas do CD nesses dois grupos. Um olhar mais amiúde, no entanto, acaba trazendo à tona, apesar do esforço conceitual que envolve material gráfico, fotos e até videoclipe, um repertório heterogêneo e cheio de altos e baixos. Os tais rebuscados tons de cinza acabam por se isolar em possibilidades que carecem de alinhave e apontam para o claro de um lado e o escuro de outro. Difícil colocar lado a lado, num apanhado só, por exemplo, músicas como “Fracasso” e “A Sombra”. A primeira, de letra bem sacada, tem refrão colante, pouco peso e guitarra quase minimalista; a segunda se revela intimista, sem viço e sem ambiente dentro do CD.

Há outros rompantes, como o experimentalismo estéril de “Rato na Roda”, que chega a citar trecho de “Paint It Black” com discrição e realçar evoluções de bateria e vocal desnecessariamente. Há também, como de hábito, “Só Agora”, da linhagem das lentinhas indispensáveis para se manter na mídia. É o lado “Água Contida” do CD. Já a boa “Desconstruindo Amélia” segue “Me Adora”, ao buscar o meio do caminho do bem; exala cheiro de mofo dos anos sessenta – vide os vocais de fundo - mas soa atualíssima. “Medo”, seguramente uma “das antigas”, é outra das boas, aparentada com “Pulsos”, alvissareira em “{Des}Concerto ao Vivo” de um futuro que não chegou (ao menos não por enquanto) nesse indeciso “Chiaroscuro”. Indeciso, sim, mas, também, de transição.

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 4 comentários nesse texto.
  1. ghislaine em agosto 30, 2009 às 6:08
    #1

    Perda de tempo ler esse review. Coitado de quem o tenha lido antes de ouvir o álbum.

  2. Daniel em agosto 30, 2009 às 13:56
    #2

    Não levem em conta o texto, ouçam o disco e tirem suas próprias conclusões. Pois cada um tem um ponto de vista e o meu é oposto a esse encontrado nessa resenha.

  3. Renato em outubro 16, 2011 às 12:25
    #3

    Galera, não levem em conta o texto, vão assistir ao DVD que vocês verão que tudo aconteceu por ordem natural. Nunca tive a oportunidade de conhecer a Pitty pessoalmente, mas pelas entrevistas já percebi que ela não é de fazer as coisas pensando nisso. Enfim, ler isso dai só é para tirar um preconceito sobre uma coisa que nem verdade é.

  4. Marcelo Ventura em agosto 4, 2014 às 0:03
    #4

    Esse texto perde total sentido quando se lê o nome do disco, o nome já diz “claro e escuro”. Queriam o que? Um álbum homogêneo? E cara, é exatamente como o autor desse texto disse, é um álbum de transição, mudanças, isso passa pelo feio e pelo bonito, é normal. Melhor saber que o material é de verdade do que ouvir mais uma bandinha manipulada pela mídia.

trackbacks

There are 26 blogs linking to this post
  1. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Sai Pitty, entra Pitty
  2. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Pitty faz o Circo Voador tremer
  3. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Pitty estreia novo clipe; assista
  4. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Cheia de idéia
  5. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Pitty vê falta de ‘culhão’ nas bandas mais novas
  6. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Pitty descarta posar nua para revista masculina
  7. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Para Pitty, rock no Brasil é ‘extremamente infantilizado’
  8. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » ‘Espaço para rock se estreitou’, avalia Pitty
  9. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Comando para mudar
  10. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Sete perguntas para a Pitty
  11. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Delírios da trupe
  12. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Pitty: veja vídeo com os bastidores do lançamento de ‘Chiaroscuro’ no Rio
  13. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Vazou: ouça a nova música da Pitty, ‘Sete Vidas’
  14. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Pitty: ouça a nova música, ‘Sete Vidas’, e veja a letra
  15. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Oficial: Pitty lança novo álbum em junho; veja clipe
  16. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Em show de retorno, Pitty toca sete músicas novas
  17. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Pitty deve lançar nova música nesta sexta
  18. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Pitty lança nova música, ‘Lado de Lá’
  19. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Novo álbum da Pitty, ‘Setevidas’ vaza
  20. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » PittySetevidas
  21. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Agora aguenta
  22. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Pitty fala sobre os shows no Circo Voador, nesse final de semana
  23. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Vida de volta
  24. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Porão do Rock: irmãos Cavalera, Titãs, Pitty e RDP são os destaques
  25. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Porão do Rock começa neste sábado com Pitty, Nação Zumbi e Ratos de Porão
  26. {ES}pírito Pitty Fã Clube - Só mais um site WordPress

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado