No Mundo do Rock

Cheia de idéia

Na reta final de preparação da gravação do novo DVD, no Circo Voador, Pitty fala sobre seus últimos projetos e de como usa a cabeça para se renovar musicalmente, sobrevivendo num mercado que, para ela, é cada vez mais “estreito” para o rock. Fotos: Caroline Bittencourt (1), Otávio Souza (2), Reprodução (3 e 4) e Luciano Oliveira (5).

Pitty está usando 'muita energia criativa e uma enorme inquietude e curiosidade' para se renovar

Pitty está usando 'muita energia criativa e uma enorme inquietude e curiosidade' para se renovar

O sujeito que for até o Circo Voador, no Rio, no próximo sábado, deve se preparar. É que no anunciado show de gravação do DVD, Pitty e sua turma não pretendem incluir os sucessos de toda a carreira. A cantora decidiu que não vai repetir uma música sequer registrada em “{Des}Concerto”, o último registro ao vivo gravado há três anos, na turnê do álbum “Anacrônico”. O repertório deve ser em cima de “Chiaroscuro”, o disco mais recente, com a inclusão de faixas que sobraram, e, ao menos, a inédita “Comum de Dois”, finalizada essa semana e que já circula por aí - clique aqui para ouvir. Os convidados são Hique Gomes, do Tangos e Tragédias, e Fábio Cascadura, que ajudou a fazer “Sob O Sol”, além do tecladista Bruno Cunha, do Caixa Preta.

Mas não é só o DVD que vem ocupando a cabeça da inquieta cantora nos últimos tempos. Pitty esteve em Londres gravando um especial de TV sobre os 40 anos da morte de Jimi Hendrix, fez um ousado ensaio para uma revista de tatuagem e viu uma de suas músicas impedida de entrar na programação de uma rádio porque outra, dela própria, se recusava a parar de tocar. Contudo, a cantora vê o espaço para o rock “se estreitar” na grande mídia – ela foi um dos poucos artistas do gênero a gravar o tema do Rock In Rio, para a próxima edição. Este também foi o ano em que ela e o guitarrista Martin começaram o projeto paralelo Agridoce, distante do rock, e Martin, por sua vez, iniciou outra banda com o baterista Duda. Nada que abale o grupo, Pitty garante.

Nessa super entrevista, feita aos poucos via internet, a cantora também fala de jabá (sim, ainda existe), do dilema que vive quanto à formação intelectual dos fãs, das agruras de ser famoso e usar as ferramentas da internet (tem blog, twitter e facebook), além de espinafrar a falta de conteúdo das bandas mais novas. Confira abaixo todos os detalhes e prepare-se, porque o sabadão promete!

Rock em Geral: Vocês vão gravar um novo DVD, dessa vez no Circo Voador. O que esse vídeo vai ter de diferente se compararmos com os demais?

Pitty: Tudo. Outro tipo de edição e linguagem, a banda diferente por conta do tempo de estrada. É um show com repertório bem distinto do anterior. Inclusive, a idéia é não regravar nenhuma música que já havia entrado no “{Des}Concerto”. A idéia de fazer no Circo é antiga, nossos shows por lá sempre pegam fogo e eu queria um DVD que captasse essa vibe mais roots, mais show de rock mesmo, simples e sem firulas. O Circo Voador me pareceu o lugar ideal para isto, além de ser um lugar emblemático para o rock nacional traz no próprio nome uma “ludicidade” que me agrada muito.

REG: O lançamento será quando? Em quais formatos? O áudio sai em vinil também?

Pitty: A previsão é para março ou abril. Vai sair em DVD, Blu-ray e acredito que também em CD. Não conversamos ainda sobre sair em vinil, mas é possível. Por mim sai em todos os formatos, para cada um aproveitar do jeito que lhe convier.

REG: Sua carreira tem se pautado pelo lançamento de muitos vídeos. É uma iniciativa artística ou a necessidade de ter aquilo que o mercado consome (DVD)?

Pitty: Em relação ao “padrão” acho até que lançamos poucos DVDs. Em sete anos de carreira, de show ao vivo só tem o “{Des}Concerto”. Não fizemos DVD ao vivo de todos os discos, os outros que temos são documentários. O “Admirável Vídeo Novo” engloba uma parte da cena alternativa baiana e versões em estúdio tocando com alguns convidados; o “Chiaroscope” é um making of do disco só que sem depoimentos, é mais vídeo-arte e experimentalismo visual. São três ao todo, em sete anos, e agora serão quatro. Não tenho noção se isso é muito ou pouco, mas esses foram os que a gente teve vontade de fazer até hoje. Tem banda que mal lança disco de estreia e já vem com DVD ao vivo, né? É isso, acho que o público curte DVD. Eu também curto, mas não forço a barra na hora de fazer nem fico inventando motivo. Pinta uma idéia que a gente acha bacana, a gente vai lá e faz.

REG: O repertório já foi definido? O que você pode nos adiantar?

Pitty: O set list é baseado no “Chiaroscuro”, com alguns lado B do primeiro disco e uma inédita - até agora. Dessa vez tem participações especiais também, coisa que não rolou no anterior: Hique Gomes, do Tangos e Tragédias em “Água Contida”, e Fábio Cascadura, numa parceria nossa chamada “Sob O Sol”. A grande novidade pra gente foi trazer um tecladista (o Bruno Cunha, do Caixa Preta) para este projeto. É uma experiência que eu sempre tive vontade de fazer, muitas bandas que eu adoro usam isso com maestria e o som fica mais cheio e complexo. Morria de curiosidade de saber como ficariam as músicas, às vezes com um Hammond fazendo a cama, às vezes com barulhinhos lisérgicos de Mini Moog, e tantas outras possibilidades. Essa foi uma descoberta que veio com o “Chiaroscuro”, quando dobramos alguns riffs de guitarra com sintetizador e vimos que resultava num timbre foda, ou quando adicionávamos um piano staccato numa parte mais rápida e aquilo fazia a canção “andar”. Quando se fala em teclado percebo que alguns ainda têm uma idéia estereotipada da coisa; mas o instrumento pode ser usado como camada subliminar, às vezes quase imperceptível e adicionando uma textura nova e muito interessante aos ouvidos. O resultado nos ensaios tem sido sensacional e a gente está amarradão.

REG: Faz mais ou menos um ano que o “Chiaroscuro”, foi lançado. Com esse distanciamento, do ponto de vista artístico, como você avalia a sequência dos três discos?

Pitty: Talvez ainda seja cedo para englobar apenas três discos nessa comparação que vou fazer agora, mas é como se fossem três fases de uma vida. O primeiro é a infância: inocente, puro, aprendiz e cheio de vontade. O segundo é a adolescência: urgente, auto-afirmativo, enérgico, querendo se descobrir. E o terceiro seria a vida adulta: um prenúncio da maturidade. Cheio de questionamentos subjetivos, menos literal, mais misterioso e mais complexo, emocionalmente. É a tranquilidade de ser mais do que querer mostrar que é, aquela estranha calma turbulenta que se adquire com a idade.

Fazendo pose na gravação do clipe de 'Me Adora'

Fazendo pose na gravação do clipe de 'Me Adora'

REG: Em termos de vendas e exposição, o “Chiaroscuro” manteve o desempenho dos anteriores?

Pitty: Os tempos são outros, e nós também somos outros. Guardando as proporções de mercado ao longo desse tempo, o “Chiaroscuro” tem se saído melhor que a encomenda. Não é um disco exatamente “fácil”. Apesar de ter canções bem melódicas, se faz necessário uma audição mais atenta. A sonoridade dele é introspectiva, nada está “de bandeja”, tem muita coisa a ser descoberta ali. As letras exigem uma atenção maior, sempre há uma entrelinha. E o público mais jovem tende a absorver mais rapidamente coisas mais palatáveis, especialmente nesses tempos de coisas bem facinhas. A melhor coisa do “Chiaroscuro” foi ter trazido para perto uma galera mais velha e com referências mais parecidas com as nossas, além de ter mantido os que cresceram desde o nosso primeiro disco e continuam se identificando. Vender disco já nem é de fato um objetivo, é um milagre. Sobre exposição, a grande mídia também mudou de lá pra cá. O espaço para rock (rock mesmo, digo) se estreitou. Mas é sempre um ciclo. Isso tudo é periférico, e não deve influenciar na decisão de se fazer um disco assim ou assado. Para mim mais vale esperar o mundo girar a meu favor do que, a cada nova estação, adquirir uma camuflagem para caber na situação. O que sei é que dos três, o “Chiaroscuro” é o que tenho mais orgulho.

REG: Você disse que não consegue colocar uma nova música nas rádios porque “Me Adora” continua tocando. Por que isso acontece?

Pitty: As rádios têm um número limitado de músicas nacionais a serem tocadas, bem menor que o espaço reservado para as músicas gringas. Isso porque (e eles comprovam em Ibopes e afins) artistas internacionais na programação dão mais audiência. Bom, foi o que eu soube. E aí que “Me Adora” - que de início sofreu uma boa resistência para ser tocada - começou em uma rádio que primeiro abriu o espaço, ganhou força, passou para as outras e não saiu mais das paradas. Continuava entre as mais pedidas mais um ano depois do lançamento, o que me deixa muito lisonjeada. Só que já precisávamos vir com coisa nova, e não é possível ter duas músicas da mesma banda nesse espaço já restrito de programação nacional, além da questão de “Fracasso” ter umas guitarras mais roncantes coisa e tal. Ou a letra, sei lá. Vou te falar que isso tudo sou eu tentando entender, porque no final das contas acho que se tivéssemos feito versões acústicas tinha tocado qualquer uma. Mas a coisa anda tão sinistra que eu soube de gente que não tocou “Fracasso” sob a alegação “não toco uma música com esse título na minha rádio”. Cada um com sua loucura, né?

REG: Você é um dos poucos artistas que são “trabalhados” nos moldes antigos, com pagamento de jabá às rádios e TVs. Você acha que isso ainda funciona?

Pitty: Não é bem assim. Sou de uma gravadora independente que não conta com rios de dinheiro, especialmente em tempos de crise. Nunca soube de jabá em TV - ao menos pra mim, não sei como funciona para os outros. Nas rádios o que sei é de alguns shows promocionais, sem cachê. Isso é tranquilo, porque estou tocando para divulgar o meu som, isso não me incomoda. Ou de promoções com os ouvintes, o que também não me incomoda nem um pouco. Se fosse simplesmente pagar para tocar, teoricamente eu não teria preocupação com singles mais pesados, e não é o que acontece. Cada rádio tem o seu perfil, e a coisa é que não existe mais rádio exclusivamente de rock no Brasil. Rádio grande, digo. Aí fica tudo misturado, padronizado. É ter banda de rock competindo com r&b e pop, que por ter um público maior, naturalmente ganha mais espaço. E o rock fica ali espremido, tímido, tendo que se enquadrar nesse padrão médio para não destoar dentro da programação. Eu já dou murro em ponta de faca demais, isso cansa. E o pior é ficar de “lobo da estepe” na situação, sem nenhum artista ou banda para fazer coro a essas questões. Mas tocar em rádio ainda funciona, e muito, se você quer atingir um público mais massivo. Nem todo mundo tem internet banda larga em casa. Se interessar, até escrevi sobre isso uma vez: www.pitty.com.br/blog.php?id=182

REG: Recentemente você começou um novo projeto, Agridoce, como o guitarrista Martin, bem diferente do que você faz e distante do rock. O que pretende com ele?

Pitty: Exercitar outros lados, tocar piano, aprender a gravar em casa. Laboratório, experimentações. E botar pra fora essa parte mais introspectiva e melancólica que às vezes aparece nas minhas composições. Brincar com outra sonoridade, outro clima. Aproveitar meu tempo de forma criativa. Isso tudo era pretendido desde o começo; nada era no quesito “trabalho”. A coisa começou a chamar atenção e pessoas escreveram e se interessaram por isso, e aí pintou convite pra disco, show. Mas por enquanto, sei lá, a gente só quer fazer mesmo.

REG: O Martin e o Duda também têm outro projeto. Vocês estão cansados de fazer o que fazem ou faz parte tocar algo diferente de vez em quando?

Pitty: Não é cansaço; é muita energia criativa e uma enorme inquietude e curiosidade. Considero isso algo bom. Dá uma renovada, especialmente benéfica para a nossa banda principal. Projeto paralelo é pra isso, pra você gastar outros lados e experimentar novas possibilidades. No meio do ano, por conta de Copa do Mundo e eleições os shows deram uma diminuída. E aí, eu ia ficar fazendo tricô? Fomos ouvir som e fazer música.

REG: Você continua fazendo muitos shows? Tem idéia de quantos faz por ano e o número de cidades?

Pitty: Esse ano foi bem estranho, como eu falei. Pra todo mundo foi assim, todas as bandas sentiram. No fim do ano deu uma embalada boa, mas não sei de números. A média é de dois por fim de semana. Nos primeiros anos de banda fazíamos - sei lá - uns duzentos shows por ano. Hoje, sete anos depois, acho mais importante priorizar a qualidade do que a quantidade. Menos e melhores shows, em melhores circunstâncias. E assim ter tempo para outras atividades criativas.

REG: Depois de três discos bem sucedidos já deu pra comprar muita coisa com o dinheiro que você ganhou? Já dá para parar de trabalhar e só curtir a vida?

Pitty: Mas fazer o que eu faço é que é curtir a vida. Não sei o que seria curtição maior senão isso. Com a grana desses anos pude finalmente ter uma casa, um cantinho pra chamar de meu, isso é o mais precioso de tudo. Morria de medo de, literalmente, não ter onde cair morta. No mais, não tenho grandes sonhos de consumo. Não economizo com discos e livros e filmes, mas morro de pena de gastar com sapato ou roupa, por exemplo. O que considero luxo hoje com a grana que ganhei é poder viajar para festivais gringos e ver bandas fodonas. Me comprometi comigo mesma de uma vez por ano me dar esse presente.

Na capa da revista 'Inked': fotos ousadas

Na capa da revista 'Inked': fotos ousadas

REG: Você já parou para pensar sobre que tipo de público tem formado? A julgar pelos comentários deixados aqui no site, em matérias com você, em geral são pessoas muito novas, que mal conseguem se expressar ou fazer alguma observação interessante. Isso te incomoda?

Pitty: Eu vivo num eterno conflito em relação a isso. Por um lado, esse é o reflexo de ter atingido um grande público, heterogêneo, de várias classes sociais, idades e níveis intelectuais. Isso é, talvez, o “povo”. Por vezes não captam nem entendem todas as minhas referências, nunca ouviram falar dos livros que li ou das bandas que gosto, mas de alguma forma se identificam com meu som. Isso é bom na medida em que talvez a banda sirva de porta de entrada. Alguns desses podem se interessar e serem fisgados para estes assuntos. O lado cansativo é ter que agir didaticamente ou ser tido como um alienígena. Muitas vezes encontro pessoas que dizem gostar do meu som, mas que não têm absolutamente nada a ver comigo. E quando encontro gente que saca do que eu tô falando, é um presente sem tamanho. Tem outra coisa também: o rock no Brasil é extremamente infantilizado, em todas as frentes. Os adultos que curtem rock no Brasil acabam buscando lá fora suas referências e tem uma tendência enorme de desprezar as bandas brasileiras justamente porque aqui, para uma banda se divulgar em larga escala, ela precisa estar numa mídia mais popular ou voltada para os teens. Os adultos roqueiros do Brasil estão um tanto órfãos de boas publicações e canais de TV voltados para o estilo. O rock brasileiro acaba tido como “coisa de criança” e cria-se um enorme preconceito em relação às bandas porque estão todas juntas no mesmo saco - as legais e as bobinhas. Conheço muita gente que curte meu som, mas tem vergonha de dizer diante dos amigos porque admitir que gosta de uma banda brasileira famosa é pejorativo. As independentes tudo bem, é “cool”. Claro que existem sites, publicações e programas mais alternativos que dão conta do recado, mas atingem apenas aquela parte das pessoas que busca a informação de forma mais direcionada. E aí o que acontece é que a gente lida com uma galera mais popular e suas limitações, isso inibe uma galera com referências mais profundas de chegar perto “porque eu não posso gostar da mesma coisa que essas pessoas gostam”, e vira esse ciclo vicioso maluco. Os comentários no site talvez sejam o reflexo disso tudo, e para se pagar as contas confortavelmente com rock no Brasil é necessário atingir muita gente e sair do gueto. Eis aí o dilema.

REG: Você participou do clipe de lançamento do Rock In Rio, e era quase solitária como artista de rock. Como você vê isso?

Pitty: Tranquilamente, tenho consciência de que esse é o perfil do Rock in Rio. Desde o começo sempre teve artistas de outros estilos. Se não me engano Elba Ramalho, Ivan Lins e Moraes Moreira estiveram na primeira edição. Mas tem as grandes bandas de rock gringas também, e tocar num festival desse porte é sempre uma coisa sensacional para qualquer artista.

REG: Como artista grande, você deve se encontrar todo momento (em festivais, programas de TV e eventos) com artistas do mainstream que fazem música de gosto duvidoso - para dizer o mínimo. Como fazer para conviver com essas pessoas?

Pitty: Com civilidade e respeito. Cada um tem direito de fazer o que quer e eu não tenho obrigação de gostar, mas tenho obrigação de ser um ser humano civilizado e saber conviver com as diferenças. Não preciso dar tapinhas nas costas, apenas ser educada e cortês. Posso tranquilamente me dar bem com determinado artista no nível pessoal e não ter o disco dele em casa.

REG: Como você vê o novo chamado novo rock “teen” nacional?

Pitty: Não sei exatamente o que se enquadra nessa categoria ou não. Falam muito dessa coisa do “colorido”, mas, sinceramente, isso é o que menos importa. Não tô nem aí se é colorido, preto e branco ou incolor. Para mim vale a essência e a profundidade da coisa. E por isso, generalizando, vejo uma triste falta de conteúdo. Parecem não prezar pelo aprimoramento da linguagem, da escrita, do questionamento. Nem tô falando de ser panfletário ou algo do tipo, é possível falar sobre coisas leves com um vocabulário mais interessante. A questão é a falta de aprofundamento sobre qualquer assunto. É a superficialidade, a bobice, a falta de “culhão”. Por exemplo, vejo dizerem que o assunto “amor” é o vilão da história, que as bandas só falam disso e etc. E aí me lembro de grandes figuras como Cartola, Noel Rosa ou Morrissey que conseguiram falar de amor com poesia e sensibilidade, abordando lados menos óbvios, e vejo que a culpa não é do assunto. Talvez falte vivência, mesmo. Vejo também uma valorização exacerbada da imagem em detrimento da mensagem. Sou a favor da estética se ela serve pra endossar e comunicar uma idéia. Mas se não há idéia, a imagem é apenas uma embalagem bonita e oca. Um livro de capa deslumbrante e páginas em branco. Falta coragem para falar sobre as coisas nem sempre tão corretas que a gente sente; falta veneno, passionalidade, visceralidade, curva, malícia. Senão fica tudo muito morno e ajeitadinho, bonzinho e bonitinho. E sinto que o rock não nasceu para ser “inho”. O rock é “ão”.

Cartaz da gravação do DVD, no Circo Voador

Cartaz da gravação do DVD, no Circo Voador

REG: Sobre um novo disco, alguma coisa já agendada?

Pitty: Penso em fazê-lo ano que vem, ainda não sei quando, nem como, nem o quê. Tenho alguns embriões de idéia por aqui, mas vou deixar isso amadurecer no tempo certo. Um projeto de cada vez, e agora é hora de clipe novo e DVD.

REG: Imagino que o que você ouve hoje seja diferente daquilo que ouvia antes da fama. Isso muda na hora e definir que tipo de som vai fazer?

Pitty: Na real é diferente não por questão da fama, mas sim da passagem do tempo e do conhecimento de coisas novas. O que eu ouço hoje não anula o que eu ouvia antes, mas soma. Na hora de fazer som tudo aparece muito mesclado, os de hoje e os de ontem.

REG: O que você tem ouvido? Quais bandas têm te impressionado ultimamente, ao vivo?

Pitty: De mais recente que me chapou foi o Grinderman, banda do Nick Cave. Fiquei um tempo obcecada com o disco “Friendly Fire”, do Sean Lennon, mas já melhorei. O novo da Imelda May é massa, o Arctic Monkeys não é tão novo, mas não sai do meu play list. Curto muito a onda “Joy Division” do She Wants Revenge também. De shows, ver o Queens of The Stone Age e o Mars Volta no SWU me deixou abalada emocionalmente, especialmente o QOTSA. Absurdo como os caras são bons no palco.

REG: Você usa as ferramentas da internet com frequência, mas, outro dia, no twitter, te sugeriram para ser adicionada, foram reclamar com você e você protestou. Como vê essa relação artista na web x mundo real?

Pitty: Não lembro desse caso especificamente, mas volta e meia fico de saco cheio quando aparece gente sem noção. É impressionante como algumas pessoas não entenderam a finalidade da ferramenta e te cobram coisas absurdas. Ou mandam duzentas vezes mensagens irrelevantes de “me segue”, “me dá um oi” e criancices desse tipo. Pra quê seguir gente que eu não conheço se mal tenho tempo para ler os dos meus conhecidos? Nem consigo adicionar todos os amigos que quero. Teria que passar a vida na frente do computador, e ainda assim não daria conta, e ainda assim teria alguém reclamando “que não dá atenção”. Talvez a culpa seja dessa relação nociva de vassalagem que se estabeleceu entre banda e público, esse toma lá dá cá. “Goste de mim porque te mando beijo, digo que te amo, supro sua carência afetiva”. Acho perigoso esse paternalismo porque o que realmente importa, que é a música, acaba ficando sempre em segundo plano. Tem gente que aposta nisso como moeda de troca, se utilizando dessa carência para barganhar mais votos em prêmios ou coisas assim. Não quero que gostem de mim por causa disso, quero que gostem porque minha música os diz alguma coisa, porque se sentem tocados profundamente por ela. Eu não tenho nada a oferecer que não sejam minhas canções e minha própria confusão enquanto ser vivo - também em forma de arte. Se isso os alimenta, ótimo, me sinto recompensada. Se não, é hora de questionar se estão ali pela música ou pelo oba-oba. Ainda assim, a internet é um ótimo lugar pra dividir idéias e aprender coisas, e nesse caminho já conheci muita gente que valeu a pena e me acrescentou muito, portanto, valorizo bastante esse meio de comunicação.

REG: Você também sempre atualiza o seu blog e, no twitter, se intitula como “escrevedora”. Essa é uma vocação deixa de lado pela carreira artística ou as duas coisas caminham juntas?

Pitty: As duas coisas caminham muito juntas. Mas eu escrevo compulsivamente e obsessivamente, e preciso de mais lugares para escoar esses escritos além das letras de músicas, por isso o blog. Um dia, se eu tomar coragem, quem sabe faço um livro de crônicas.

REG: Você passou uma temporada em Londres recentemente, num trabalho envolvendo as homenagens aos 40 anos da morte de Jimi Hendrix. Explica como foi esse trabalho?

Pitty: Me chamaram para apresentar um documentário sobre os 40 anos da morte de Hendrix feito em Londres, passando por lugares emblemáticos da carreira dele. Aconteceram eventos especiais na cidade por conta disso, a casa dele foi aberta à visitação, com memorabília rara e tudo o mais. Foi sensacional a experiência, aprendi muito. Além disso, teve uma “Rock Tour”, visitando lugares importantes para o rock inglês e ouvindo as histórias das bandas. Conheci o Rainbow Theater, lugar de shows históricos onde, por exemplo, o Pink Floyd tocou o “Dark Side of the Moon” pela primeira vez. Hendrix incendiando a guitarra entrou pra história por causa do (Festival de) Monterey, mas em Londres eu descobri que poucos meses antes do Festival ele havia “testado” essa performance no Rainbow. Trabalhei, mas também me diverti a valer. Turismo etílico nas centenas de pubs, Camden Town e seus vinis, e aventuras por inferninhos do submundo londrino.

REG: Uma vez te perguntei sobre posar nua para uma revista masculina e você disse que não, que isso é uma “banalização da mulher”. No entanto, para uma revista de tatuagens, você mostrou muito mais do que se esperava. Mudou de idéia nessa questão?

Pitty: Claro que não. A diferença está na linguagem e no veículo. Ali era uma revista de tatuagem e comportamento, com matérias bacanas e textos que vão além da coisa da “mulher pelada”. O corpo ali é só mais uma coisa dentro de um todo. O público também é diferente, são outros valores. Meu problema nunca foi o pudor, por mim vivia todo mundo nu. O problema é a mente pequena, é querer a mulher de perna aberta desde que esteja de boca fechada.

Da última vez no Circo Voador, em agosto, foi assim

Da última vez no Circo Voador, em agosto, foi assim

Clique aqui para ler mais sobre a Pitty

Veja todas as fotos do último show no Circo Voador, em agosto

Leia a resenha do show de lançamento do álbum “Chiaroscuro”, no ano passado

Leia outra entrevista com a Pitty, feita em agosto de 2009

Clique aqui para ouvir a música nova, “Comum de Dois”

Veja a como é a letra da música “Comum de Dois”

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 39 comentários nesse texto.
  1. Gabriel em dezembro 13, 2010 às 17:51
    #1

    Pitty sempre inteligente. É isso que me faz ser fã!
    Foda!

  2. Renato em dezembro 13, 2010 às 18:36
    #2

    Achei boa a entrevista! Até certo ponto. Tem perguntas mal formuladas e sem sentido. Aquela sobre o projeto de Martin e Duda, por exemplo, a sobre os fãs (que discordo absolutamente). Enfim! Ainda bem que Pitty soube responder (como sempre) com conteúdo, minimizando as perguntas idiotas.

  3. Mary Camata em dezembro 13, 2010 às 18:49
    #3

    Perguntas inteligentes levam a respostas inteligentes. Parabéns pela matéria, ficou ótima, beijos!

  4. Eduardo Mesquita, O Inimigo do rei em dezembro 13, 2010 às 18:53
    #4

    Bragatto é foda! Como sempre. Assertivo, duro e de uma sensibilidade impressionante, tanto para estabelecer a empatia com a entrevistada quanto para apontar sinais e sintomas do ambiente. Pitty me surpreendeu, achei que fosse menos, boa surpresa, portanto. Agora reclamar do povo tocar rock gringo e não valorizar nacional ficou engraçado quando respondeu o que anda ouvindo. Não citou nenhuma banda nacional. Uai?

  5. Jonas Reis em dezembro 13, 2010 às 18:57
    #5

    Pitty, uma mulher dentre as mulheres. É bom saber que temos mulheres assim, que agem e pensam de maneira sensata e desprovida de alienação máscula. Não que eu seja contra as Amélias moldadas pelo sistema. Continuo a ouvir o som da Pitty, e espero poder continuar me surpreendendo com a qualidade das matérias que ela disponibiliza para a galera. A banda inteira está de parabéns por manter-se viva e íntegra no cenário contaminado do rock brasileiro. É muito mais que rostinhos bonitinhos, é musica, é arte. Cresci acompanhando a banda.
    Grande beijo no coração.
    Vocês são foda.

  6. Pc Guimarães em dezembro 13, 2010 às 21:17
    #6

    Achei meio contraditório a Pitty falar do preconceito dos adultos com bandas nacionais. Quando foi questionada sobre o que ela ouve, não citou nenhuma brazuca. Eu sei que ela curte várias, mas não citou nenhuma.

    Para mim esse novo DVD parece o começo de um novo ciclo, e eu tô amarradão, a primeira letra que saiu já tem uma dualidade e brinca que nem… sei lá, Chico Buarque brincava no tempo da ditadura. E querendo ou não, a música vive sob uma ditadura, como já explicado pela própria Pitty na entrevista.

  7. Winicios em dezembro 13, 2010 às 22:03
    #7

    Olha, vou te falar que entrevistas assim são raras de ver.
    Foda!

  8. Neinha em dezembro 13, 2010 às 22:43
    #8

    Pitty sem sobra de dúvidas é foda!

  9. Yasmin Ribeiro em dezembro 13, 2010 às 23:13
    #9

    Não acho que a pouca idade dos fãs seja um problema, o importante é “captar e entender” as influências, somar e subtrair os lados positivos e com certeza, assim, a banda se torna porta de entrada para fins lucrativos, eu diria. Tenho orgulho de entrevistas como esta, o jornalista bem informado fazendo o seu trabalho lindamente, parabéns. Pitty sabe aproveitar as entrevistas, e nós fãs, adoramos!

  10. Viviane Prado em dezembro 14, 2010 às 9:15
    #10

    Achei simplesmente foda o que ela disse diante das perguntas, principalmente sobre a banalização do rock no Brasil. Mas acho que nesta questão de idade, a idade é apenas um rótulo. Tem adolescentes de 14 anos que são mais maduros do que um adulto de 28. Tenho 14 anos e acho que peguei o bonde atrasada porque gosto de coisas “old”, antigas, o verdadeiro rock. QOTSA, AC/DC, Ramones, System Of A Down, etc.
    Mas Pitty tem um lugar especial no meu coração!

  11. Augusto em dezembro 14, 2010 às 12:43
    #11

    Pitty é a melhor que temos nesse Brasil, na mídia.

  12. ThataBS em dezembro 14, 2010 às 14:53
    #12

    A Pitty é foda demais! É muito inteligente e arrasa sempre…

  13. Aline em dezembro 14, 2010 às 14:56
    #13

    A Pitty é muito foda, inteligente, sensível e sabe o que diz. Sou fã dela e tenho a maior orgulho dela ser baiana. “O problema é a mente pequena, é querer a mulher de perna aberta desde que esteja de boca fechada.”

  14. Wagner Prates em dezembro 14, 2010 às 14:56
    #14

    Sou suspeito para falar da Pitty, pois sou fã. Acho a Pitty extremamente inteligente, e isso pode ser comprovado nas entrevistas e nas letras das suas músicas. Acompanho o trabalho da Pitty desde 2003. A Pitty faz rock e rock do bom, letras com conteúdo. Eu tenho mais de 30 anos e o som que ela faz me agrada muito, sou seguidor no twitter, acompanho o site, enfim! A Pitty merece todo meu respeito e admiração.

  15. Simone Coelho em dezembro 14, 2010 às 15:05
    #15

    Maravilhosa Pitty! Uma pessoa super inteligente! Dá gosto de ler suas entrevistas!

  16. Daniel em dezembro 14, 2010 às 15:14
    #16

    Achei ótimas as perguntas e muito mais as respostas.
    É um sempre um prazer ler o que a Pitty escreve ou fala, concordo com quase tudo e às vezes parece meus pensamentos ali ditos por ela. Apesar de não ter todos os discos, conheço todas as músicas e as entendo. Admiro muito essa mulher.

  17. Daniel Cruz em dezembro 14, 2010 às 15:14
    #17

    O entrevistador é duro e procura a todo momento que a Pitty se contradiga ou algo nesse sentido. Mas o que ele não espera é uma mulher com tamanha experiência, talento, sagacidade e que tem maestria com as palavras. Enfim, admiro o som dela e também a postura que ela tem frete ao mercado/mídia/fãs idiotas.

    Bela entrevista!

  18. Lucas Fontes em dezembro 14, 2010 às 15:24
    #18

    Também sou cronista e adorei a ideia de ela fazer um livro de crônicas! Acho que daria muito certo. Ex: as músicas!

  19. Rebecca Morgado em dezembro 14, 2010 às 15:37
    #19

    Primeiramente, parebens pela entrevista. Muito foda mesmo.
    Eu me intriguei muito quando ela comentou sobre seus fãs e sobre as bandas teen. Eu acho o seguinte: tem pessoas, como eu, que cresceram ouvindo Pitty, amadureceram. E continuam amadurecendo. E tem gente que pega o bonde andando, não entende o que a música dela diz e nao quer bater a cabeça para sacar a ideia. Daí coloca uma calça colorida e se transforma em outro adolescente que não aprende nada com o que escuta. Não tô dizendo que todos são assim, existem exceções, como sempre, salvando a situação. E idade não quer dizer muita coisa, realmente, mas a maioria dos teen não adimiram as músicas, são fãs dos rostos “bunitinhos” que cantam… ou será que tocam? É, eles prestam tanta atenção nessas coisas, né?

  20. Caíque Matos (@caiquematos) em dezembro 14, 2010 às 15:50
    #20

    O rock nacional está uma palhaçada, de fato. Eu também não ligo se é colorido ou preto e branco. Quem sou eu para dizer como as pessoas têm que se vestir? Não cabe a mim. O que importa é o conteúdo, o que está escasso. Infelizmente.
    As bandas que tomam conta da atenção da grande mídia não têm amor à música. Música é o que menos importa para eles, e é impressionante como as pessoas não vêem isso. Gostam da banda por causa do cabelo ou porque fazem gestos com a mão. Eu tenho, de certa forma, raiva dessas bandas, pois elas são responsáveis pela junventude de hoje estar desmotivada e desinformada. Apesar de ser novo (tenho 17 anos), sinto falta das bandas de antigamente, que tinham um propósito, que queriam ir muito além. Hoje, raramente se vê bandas/cantores como Raul Seixas, Cazuza, Legião Urbana, entre outras. Com Pitty eu sinto que isso ainda está vivo. Há muita verdade no que eles fazem.
    A única que banda que tem coragem de bater de frente com as gravadores é Pitty. As outras reclamam e reclamam, mas não se movem. Têm medo. As bandas nacionais que eu mais escuto são Pitty, Dead Fish, Os Mutantes, Raul Seixas, Charlie Brown Jr, entre outras, mas também curto muita banda internacional, como Muse, QOTSA, Mars Volta, Morrissey… Viajo!

    Parabéns, Pitty! Sucesso! Nos encontramos pelos “rock(ÃO)” da vida.

  21. Dani em dezembro 14, 2010 às 15:59
    #21

    Como sempre minha “ídola” soube responder como ninguém a todas as perguntas, até as mais “idiotas”. Muito inteligente, uma das qualidades dela, o que me faz admirar ela ainda mais como pessoa.

  22. Berg em dezembro 14, 2010 às 17:22
    #22

    Essa é a Pitty que eu tanto amo. Admiro muito a sua inteligência, e muitos puderam comprovar isso aqui. Gostei muito da entrevista, perguntas na sua maioria interessantes.
    A grande estrela do rock nacional. Qualidade é o que há no trabalho dessa mulher.
    Orgulho.

  23. Débora em dezembro 14, 2010 às 17:34
    #23

    Tá vendo porque eu amo a Pitty??

  24. Danilo Pereira em dezembro 14, 2010 às 19:51
    #24

    Pitty é muito massa, foda e tudo de bom que existe no mundo. Que ela possa arrasar nesse DVD!

  25. Nathália em dezembro 14, 2010 às 20:08
    #25

    Por mais intelectualizada que fosse não conseguiria explicar o quão foda acho essa mulher.

  26. Olga em dezembro 14, 2010 às 20:22
    #26

    Eu sempre concordo com o que a Pitty fala nas entrevistas e dou o maior valor, mas das músicas dela eu não gosto. Mas tá valendo!

  27. Amanda Rafaps em dezembro 14, 2010 às 20:29
    #27

    Muito bom esse espaço concedido para a Pitty se expressar e mostrar suas opiniões. Ela é uma excelente artista que merece mais espaço nos meios de comunicação. Não deixem de ouvir a nova música, “Comum de Dois”

  28. beatriz em dezembro 14, 2010 às 20:36
    #28

    Ela é simplesmente a Pitty!

  29. @dnrabreu em dezembro 15, 2010 às 7:11
    #29

    Que lindo. Inteligente como sempre. Desde meus 10 anos que me identifico com cada letra das músicas dela, hoje com 17 só faz aumentar. Parabéns, linda.

  30. jaqueline em dezembro 15, 2010 às 12:59
    #30

    Amo ela por tudo isso que ela é. Não faz tipo pra agradar ninguém.

  31. Dianne Rodrigues em dezembro 15, 2010 às 14:26
    #31

    Pitty é bem articulada, sabe argumentar, expor suas idéias e defendê-las. E sempre quando leio suas entrevistas, aprendo algo novo e ao mesmo tempo “dou uma absorvida”. Acho que por isso, até hoje, sou fã e acompanho o trabalho da banda. A cada ano que passa, a cada novo trabalho, vou crescendo junto com eles…

  32. Lucas Freitas em dezembro 15, 2010 às 23:28
    #32

    Acompanho o som da Pitty desde a época do Inkoma. Ela está crescendo de uma maneira incrível!

  33. monaisa em dezembro 16, 2010 às 0:59
    #33

    Gostei e muito da entrevista com a Pitty, sou muito fã dela e realmente do pouco que acompanho sua carreira (praticamente desde o início) ela disse, respondeu o que pensa, o que ela é! Verdadeira, muito inteligente e educada. Já tive algumas oportunidade de ler e ouvir outras reportagens com ela, e ela simplesmente respondeu o que de fatos nós fãs de verdade conhecemos dela! Essa é minha opinião!

  34. ThiagodeSouza em dezembro 16, 2010 às 11:40
    #34

    É importante para o rock nacional existir artistas como a Pitty. Amadureci na música mais ou menos no mesmo tempo dos lançamentos de seus discos. Sou fã! Boa Bragatto!

  35. João Damasio em dezembro 16, 2010 às 23:08
    #35

    Matéria bem escrita com perguntas em sequencia lógica.
    Como estudante de Jornalismo fico contente quando leio produtos tão bem trabalhados, pois me inspiram.

    P.S.: Quanto aos fãs, concordo com a afirmativa, desde que se considere que uma minoria de fãs mais “bobinhos” (e isto não é sinônimo de novinhos) fazem muito mais alardes e comentem sempre em tudo só com um “Pitty, te amo” ou “vc é linda”. Aff…
    Enquanto que os demais sempre lêem tudo com mais atenção e têm um motivo para curtir o som da banda. Acredito ser o meu caso.

    Mais uma vez: parabéns, Marcos Bragatto, pela matéria, pelo bom lidão e pelas perguntas com focos mais aprimorados e diretos.

  36. Álefe em dezembro 17, 2010 às 13:42
    #36

    Parabéns ao entrevistador! Pesquisou bem e conseguia sugar o melhor da Pitty!

  37. erica_rj em dezembro 19, 2010 às 15:29
    #37

    É assim que eu gosto, de respostas sinceras para perguntas concretas, sem papas na língua, sem pensar no que as pessoas vão achar. As pessoas têm que ser assim: serem sinceras igual a Pitty, que responde sem medo do que vai acontecer. As pessoas têm que gostar dela pelas músicas, que, ao menos pra mim, batem forte. É por isso que eu gosto dela. Independentemente do que falam dela, pra mim ela é a melhor cantora de rock do Brasil. Simplesmente foda demais!

  38. Andressa em dezembro 19, 2010 às 16:16
    #38

    Como o mundo seria melhor se houvess mais pessoas que pensam como essa mulher. A entrevista foi fantástica. A única coisa que me incomodou foi a posição do entrevistador sobre os fãs da Pitty. Meu nome é Andressa, tenho 15 anos e me considero com pouca idade. Sou fã da Pitty desde que me entendo por gente, e para mim, o importante é sentir a essência de sua música e entender a mensagem que ela nós transmite. A idade é um conceito sórdido que não vale de nada e varia de cabeça para cabeça. O que vale mesmo é o que nós somos, não que eu não me preocupe em onde vai parar a humanidade com os jovens de hoje, mas ainda conheço muitos jovens de cabeça aberta que têm mais maturidade do que muitos adultos por aí. E digo mais, se sou como sou hoje devo, muito a Pitty e a suas músicas, que vêm comigo há um bom tempo.

  39. cristerlan em dezembro 20, 2010 às 12:20
    #39

    Me emociono toda vez que vejo qualquer coisa dessa mulher, ela é tudo de bom, amo o modo de ela pensar, cantar, escrever, falar. Ela é simplesmente um perfeito exemplo da mulher brasileira: mente e beleza!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado