Imagem é Tudo

Show especial

Filmado em 3D, “Metallica Through The Never” mistura ficção e videogame, mas o que vale é a apresentação do grupo, uma superprodução diferente daquela que passou pelo Rock In Rio. Fotos: Divulgação.

metallicathrough-1Não vá ao cinema assistir ao filme “Metallica: Through The Never” se você não for fã do Metallica. Mas se você for fã de verdade, não deixe de ir. Embora o filme, rodado em 3D, seja considerado ficção, tem muito pouco de história e muito de uma apresentação da banda. E, honra seja feita, das mais especiais, nada parecido com o que o grupo mostrou nos shows que fez nas duas últimas edições do Rock In Rio, em 2011 (leia mais) e na semana passada (resenha aqui), nem com os dois shows de 2010 no Morumbi, em São Paulo (veja como foi aqui e aqui). Para se ter uma ideia, só o palco usado no show gravado para o filme levou um ano e meio para ser construído.

No filme, um assistente do Metallica (que o baixista Robert Trujillo definiu como “runner”, leia entrevista aqui) chamado Trip (Dane DeHaan, de “Poder Sem Limites”) está tranquilamente assistindo ao início do show do grupo, quando recebe um desígnio, de sair com um galão em busca de alguma coisa. No caminho, ele se mete em várias situações, umas possivelmente reais, como um típico confronto de black blocks e policiais na Pinheiro Machado, aqui no Rio mesmo, e outras puramente ficcionais, ao enfrentar um cavaleiro mascarado típico de capa de álbum de banda de heavy metal melódico. Não se sabe como tudo acontece e a única pista é um remedinho que Trip toma no início. Enquanto ele não cumpre a tarefa, coisas estranhas começam a acontecer no show do Metallica, como incêndios, desmoronamentos e falhas no som do local. São pequenos momentos, somados ao da chegada de Trip ao local bem no início do filme, em que os integrantes do Metallica “atuam” como canastrões.

metallicathrough-4O que conta, na verdade, é o show, que acontece no meio de uma dessas arenas de Olimpíadas, só que o palco ocupa toda a pista, com os músicos se movimentando em todas as direções. O chão é uma espécie de piso elevado, falso, de onde “brotam” verdadeiras alegorias que remetem às capas dos álbuns do grupo. Assim, uma grande estátua de mármore aparece em “… Justice For All”, com os pratos da balança em desequilíbrio; as cruzes dos cemitérios de “Master Of Puppets” (veja aqui) ganham vida; e uma gigantesca cadeira elétrica, a mesma de “Ride The Lightning”, desce do teto em direção aos músicos tocando no palco. Só faltou o caminhão do clipe de “Enter Sandman” atropelando todo mundo no palco. As gravações foram feitas em três noites, em Vancouver, no Canadá, em 2012.

Enquanto o som rola, a letra das músicas – é importante ter legendas, a despeito de quase não haver diálogos – ajuda a compreender a jornada de Trip, que no fim das contas é o único personagem da história, sempre ladeado por figurantes. Por vezes, a aventura dele parece um videogame, que vai passando de fase em fase em na medida em que as músicas são tocadas, e ele se envolve em outras turbas, sabe-se lá se tudo fruto de sua imaginação ou se, na cidade onde o show é realizado, fictícia, aquelas coisas todas acontecem de verdade. O efeito 3D por si só também garante emoção e alguns sustos, como o carro no início da trama que freia em cima do público ou a sensação de se estar na fila do gargarejo de verdade.

METALLICA THROUGH THE NEVERO filme tem cerca de uma hora e meia de duração e foi dirigido por Ninród Antal, que topou encarar a empreitada. Isso porque a realização de “Metallica Through The Never” se transformou em uma novela de difícil desfecho, uma vez que era difícil fundir trechos filmados em negativo e outros em 3D, o que tornou difícil para a banda conseguir um diretor que topasse a empreitada. Do ponto de vista do espectador, contudo, essa informação pouco interessa, já que nada sai prejudicado na versão final. No Brasil o filme tem pré-estreia no Festival do Rio, na sessão da meia-noite de quinta, dia 3 de outubro, no Estação Botafogo 1 (ingressos aqui, use a busca pelo título). Depois, deve entrar em circuito nacional em cidades salas e serem definidas. Clique aqui para assistir a trechos do filme, e veja abaixo a trilha sonora:

metallicathroughposterCD1
1- The Ecstasy Of Gold
2- Creeping Death
3- For Whom The Bell Tolls
4- Fuel
5- Ride The Lightning
6- One
7- The Memory Remains
8- Wherever I May Roam
9- Cyanide
10- …And Justice For All
CD2
1- Master Of Puppets
2- Battery
3- Nothing Else Matters
4- Enter Sandman
5- Hit The Lights
6- Orion

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado