Som na Caixa

Metallica
Metallica Through The Never (Music From The Motion Picture)

(Universal)

metallicathroughcd1Embora seja a trilha sonora do filme “Metallica Through The Never”, esse caprichado CD duplo soa muito mais como um álbum ao vivo do Metallica, em tempos de DVD, do que como a trilha propriamente dita. Explica-se que o filme, por sua vez, de temática enxuta, também é muito mais um show do Metallica gravado ao vivo do que um longa-metragem de roteiro extenso e apurado. As gravações foram feitas em dois locais diferentes, em agosto de 2012, sendo que em um deles uma arena foi montada especialmente para a realização/encenação do show, já que se trata de uma arena de verdade, com o grupo tocando no meio e o público em volta, cheia de alegorias que aludem aos discos do Metallica.

Estão lá, por exemplo, o campo lotado de cruzes do cemitério que aparece na capa de “Master Of Puppets”; a cadeira elétrica de “Ride The Lightning”; e a desequilibrada estátua da justiça de “… And Justice For All”. Mas, exceto por alguns ruídos em uma ou duas músicas, que remetem aos problemas que o quarteto enfrenta no filme, nada mais está ligado à trama de “Through The Never”. Na história, o personagem Trip, vivido pelo ator Dane DeHaan, é espécie de assistente do Metallica que durante um show sai em uma missão, que, enquanto não é bem sucedida, afeta as condições técnicas e visuais do próprio show. É o que acontece enquanto o filme se desenrola, de forma ainda mais sutil do ponto de vista dessa trilha sonora, praticamente incólume à trama; clique aqui e veja a resenha completa do filme.

metallicathroughcd2O repertório segue basicamente o esqueleto dos set lists que o Metallica vem fazendo nos últimos três, quatro anos, mas só 15 da 18 músicas comumente tocadas entram no CD duplo. Entre as músicas que foram sacadas estão “Seek & Destroy”, que bate ponto em qualquer apresentação do grupo, e o cover que sempre entra no bis; não há bis, aliás, no CD. Em compensação, músicas nem sempre incluídas no set aparecem, como “And Justice For All” e “The Memory Remains”, ambas tocadas no último Rock In Rio, em setembro (veja como foi), como se a banda já estivesse, de certa forma, fazendo divulgação do filme e sua respectiva trilha sonora, e ainda a instrumental “Orion”, que fecha o CD, o que jamais aconteceria em um show do Metallica.

Confirma-se ainda a firme decisão de o grupo não tocar nada do álbum “St. Anger”, o polêmico trabalho da “bateria de lata” hoje solenemente ignorado com seguramente a anuência dos fãs. A embalagem acartonada do álbum é caprichada e vai se abrindo até se transformar em uma enorme cruz de papelão. Fechado, o CD traz espécie de “máscara” daquelas usadas como molde, para se pintar o logotipo do filme – um círculo com uma lança/raio com o “m” de Metallica em uma das pontas - em uma superfície. Sem novidade alguma do ponto de vista musical, no fim das contas essa trilha sonora vale como caprichado item de colecionador ou de porta da entrada para quem ainda não tem nenhum álbum do Metallica. Mesmo assim, entrou direto no 9o lugar da parada americana.

Veja também:

Resenha do filme “Metallica Through The Never”

Entrevista exclusiva com o baixista Robert Trujillo

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 2 comentários nesse texto.
  1. Max em abril 10, 2014 às 16:25
    #1

    “Orion” foi tocada no Rock In Rio 2011, ao contrário do que é escrito na matéria que diz que isso jamais aconteceria num show do Metallica.

  2. Marcos Bragatto em abril 10, 2014 às 17:24
    #2

    Lê direito, rapaz.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado