Últimas Notícias

No Rio, Pearl Jam se despede do Brasil em clima mais leve

Show tem vocalista Eddie Vedder falastrão, ode aos cariocas, fã cantando música no palco, sunga de presente e brinde com cachaça no final. Foto: Luciano Oliveira (1) e Twitter oficial (2).

pearljam15-1Cerca de 50 mil pessoas compareceram na noite deste domingo, dia 22, no Maracanã, para ver o show de despedida dessa turnê do Pearl Jam pelo Brasil. O grupo tocou 34 músicas em exatas três horas de apresentação, que começou com um atraso de uma hora.

Como se estivesse na carreira solo (relembre), o vocalista Eddie Vedder falou um bocado entre as músicas, muitas vezes lendo textos em português, com temas incluindo ode ao Rio de Janeiro e aos cariocas, homenagens a casais da cidade e às vítimas aos atentados terroristas de Paris, e agradecimentos gerais. Um fã que portava um cartaz se dizendo aniversariante do dia foi chamado ao palco para cantar um trecho de “Porch”.

O grupo voltou a tocar a música “I Want You So Hard (Boy’s Bad News)”, do Eagles of Death Metal, banda que se apresentava na casa de shows Bataclan, em Paris, quando os atentados aconteceram (saiba mais). Dessa vez, a canção pacifista “Imagine”, de John Lennon, foi dedicada nominalmente a Pierre-Antoine Henry, uma das vítimas, conhecido dos integrantes.

No repertório, só três músicas do disco mais recente, “Lightning Bolt”, lançado em 2013 (resenha aqui), foram incluídas: “Mind Your Manners”, “Sirens” e “Yellow Moon”, tocada pela primeira vez nessa turnê.

Outras novidades foram “Oceans”, que abriu a noite, “Who You Are”, “Setting Forth”, da carreira solo de Vedder, “Present Tense”, “Amongst the Waves”, “Save You” e “The Fixer”, também incluídas pela primeira vez no giro pela América Latina.

Além de “Imagine” e da homenagem ao Eagles of Death Metal, entre os covers foram tocadas “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, novidade nessa turnê, “Rockin’ in the Free World”, de Neil Young, e “Last Kiss”, de Wayne Cochran.

No final, durante os agradecimentos, Vedder recebeu uma garrafa de cachaça barata e distribuiu doses para os integrantes. O cantor também ganhou uma sunga vermelha da plateia e vestiu sobre a bermuda. Clique aqui para ler a resenha completa do show.

Agora, o Pearl Jam parte para os dois últimos shows dessa turnê pela América Latina, em Bogotá, na Colômbia, na quarta, dia 25, e na Cidade do México, no sábado, 28.

No show realizado na noite de sexta (20/11), em Belo Horizonte, Eddie Vedder, falando em português, pediu que sejam “duramente punidos” os responsáveis pelo desastre ecológico na cidade de Mariana. O show, realizado no Estádio do Mineirão, foi o primeiro da banda na capital mineira e reuniu cerca de 42 mil pessoas.

Mais adiante, Vedder também pediu que todos acendessem os aparelhos de telefonia para que fossem homenageadas as vítimas dos atentados de Paris, antes de tocar “Imagine”. O grupo tocou “I Want You So Hard (Boy’s Bad News)”, do Eagles of Death Metal, pela primeira vez (saiba mais).

Na terça (17/11), a turnê passou por Brasília, também pela primeira vez, em um show para cerca de 30 mil pessoas, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Ao todo, foram tocadas 35 músicas, em quase três horas em que durou a apresentação. O grupo subiu no palco com um atraso de cerca de uma hora, segundo consta, por causa de falhas na organização de filas do lado de fora, o que teria retardado o acesso do público ao estádio (mais detalhes).

No sábado (14/2), em São Paulo, o Pearl Jam enfrentou chuva forte e ventania, que chegaram a ameaçar a estabilidade do palco, e fez o grupo interromper o show. Eddie Vedder teve que tocar a música “Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town” sozinho ao violão, enquanto problemas causados pelas intempéries eram resolvidos.

O show também foi marcado por homenagens às vítimas do atentado terrorista de Paris (saiba mais), sendo que a pele do bumbo da bateria de Matt Cameron tinha uma ilustração alusiva à Torre Eiffel. Vedder, logo no início, pediu orações às vítimas (saiba mais).

Na quarta (11/11), no primeiro show do giro pelo Brasil, cerca de 32 mil pessoas compareceram na Arena do Grêmio. Na ocasião, pela primeira vez, o cover de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, foi tocado pela banda.

Foi a terceira fez do grupo na capital gaúcha, e, por coincidência, na mesma data que o show aconteceu em 2011. Como é também a data do aniversário da esposa do vocalista Eddie Vedder, o público voltou a puxar o coro de “parabéns pra você” (veja mais detalhes).

No sábado (7/11), o show foi na Argentina, quando o Pearl Jam tocou para aproximadamente 30 mil pessoas no Estadio Ciudad de La Plata, em La Plata. Ao todo, foram tocadas 33 músicas, em outras três horas de espetáculo (saiba mais).

No dia 4/11, a turnê pela América Latina foi aberta em Santiago, no Chile. Um público de 60 mil pessoas encheu o Estadio Nacional para ver a banda tocar 28 músicas, em cerca de 2h40 de espetáculo (detalhes aqui).

Essa foi a quarta vez do Pearl Jam no Brasil, que passou por aqui como uma das atrações do Lollapalooza 2013 (veja como foi). No Rio,os shows aconteceram duas vezes na Praça da Apoteose (veja como em 2011 e em 2005). Eddie Vedder tocou no Rio (veja como foi) e em São Paulo no ano passado.

Veja abaixo o set list do show do Rio:

pearljam15setlistrio

1- Oceans
2- Present Tense
3- Corduroy
4- Hail, Hail
5- Mind Your Manners
6- Do the Evolution
7- Amongst the Waves
8- Save You
9- Even Flow
10- Who You Are
11- Setting Forth
12- Not for You
13- Sirens
14- Given to Fly
15- I Want You So Hard (Boy’s Bad News)
16- Comatose
17- Lukin
18- Rearviewmirror
Bis
19- Yellow Moon
20- Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
21- Just Breathe
22- Imagine
23- Jeremy
24- Why Go
25- The Fixer
26- Porch
Bis
27- Last Kiss
28- Comfortably Numb
29- Spin the Black Circle
30- Black
31- Better Man
32- Alive
33- Rockin’ in the Free World
34- Yellow Ledbetter

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 3 comentários nesse texto.
  1. Raphael em novembro 23, 2015 às 10:32
    #1

    O fã que subiu ao palco cantou o inicio de Porch, e não Just Breathe como citado no texto.

    abs

  2. Marcos Bragatto em novembro 23, 2015 às 10:44
    #2

    Corrigido, obrigado!

  3. Bernardo em novembro 23, 2015 às 12:06
    #3

    Bela resenha … Parabéns ROCK EM GERAL!! Sou fã de vocês, acesso o site diariamente… Um abraço! VIDA LONGA AO PEARL JAM!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado