Últimas Notícias

Foo Fighters encerra turnê para 17 mil em Belo Horizonte

Show foi o último do giro que passou por Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro; no total, grupo recebeu 150 mil pessoas. Foto: Duda Bairros/Divulgação T4F.

foofighters15bhUm público estimado em 17 mil pessoas esteve ontem (28/1), na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte, para ver o último show da turnê do Foo Figthers no Brasil. Foi o nono show da “Sonic Highways Tour”, e o quarto no Brasil. Ao todo, a banda reuniu cerca de 150 mil pessoas nas quatro datas pelo País. Além de BH, o giro passou por Porto Alegre, São Paulo e Rio (resenha aqui).

Ontem, a banda voltou a fazer ajustes no repertório, resultando outra vez em um total de 23 músicas - três a menos que no início da turnê - em cerca de duas horas e meia de espetáculo. Na abertura, o telão exibiu a imagem da Igreja da Pampulha, um dos pontos turísticos da Capital Mineira.

Assim como no Rio e em São Paulo, das quatro músicas do novo álbum, “Sonic Highways”, que costumam ser tocadas, “Outside” foi suprimida e permaneceram “Something From Nothing”, que abriu a noite, “Congregation” e “In The Clear”.

Nos covers, no chamado “Palco B”, a novidade foi “Let There be Rock”, do AC/DC, que tomou o lugar de “Stay With Me”, do Faces. “Tom Sawyer”, do Rush, e “Detroit Rock City”, do Kiss, foram mantidas; veja o set list completo no final do texto.

Na abertura, Kaiser Chiefs e Raimundos repetiram o roteiro dos shows do Rio (veja como foi). Uma chuva fina caiu na Esplanada, mas nada que esfriasse a noite.

No domingo, sob um calor escaldante, no Rio, o FF reuniu 45 mil pessoas no Estádio do Maracanã. Foi o primeiro show no Estádio desde a grande reforma feita para as Copas das Confederações e do Mundo. Hits como “I’ll Stick Around” e “Generator” ficaram de fora, mas “This Is a Call”, ausente em SP, reapareceu. O show foi transmitido pelo canal de TV pago Multishow (veja mais).

Na sexta, 55 mil pessoas - o maior público do giro no Brasil - estiveram no Estádio do Morumbi, em São Paulo, onde o FF também reduziu o set list em três músicas. Do “Sonic Higways”, foram apenas três: “Something For Nothing”, “Congregation” e “Outside”.

A chuva castigou os shows de abertura do Kaiser Chiefs e do Raimundos, mas aliviou para o Foo Fighters. No meio de uma parte acústica do show, Dave Grohl recebeu um casal no palco que decidiu oficializar ali mesmo o casamento. Além do público, o líder do FF fez elogios à bandeira (ao receber uma), à camisa da seleção e às mulheres brasileiras. O show foi transmitido ao vivo pela Sky TV e no site da empresa, cujo sinal travou mais que mostrou a apresentação (saiba mais sobre o show de SP).

Antes de chegar a São Paulo, a turnê pelo Brasil teve início na quarta (21/1), em Porto Alegre. O grupo recebeu 30 mil pessoas no Estacionamento da FIEGRS. Foram tocadas 26 músicas durante quase três horas de show. Os ingressos, que começaram a ser vendidos em outubro, se esgotaram durante a tarde.

Do ponto de vista do repertório, a novidade foi a inclusão da música “Rope”, do álbum “Wasting Light”, que não vinha sendo tocada na América do Sul. Do novo disco, Sonic Highways, foram tocadas quatro faixas: “Something For Nothing”, logo na abertura, “Congregation”, “In the Clear” e “Outside”. Na abertura, além do Kaiser Chiefs, tocou também local Comunidade Nin Jitsu (saiba mais).

O giro pela América do Sul passou domingo (18/1) pela Argentina, quando outras 30 mil pessoas foram ao Estadio Ciudad de La Plata, na periferia de Buenos Aires, para ver o show do Foo Fighters (detalhes aqui). Essa perna da turnê começou em Santiago, no Chile, no dia 15, quando o grupo reuniu cerca de 18 mil pessoas na Pista Atlética do Estadio Nacional, número considerado “moderado” pela imprensa local (veja mais).

Agora, o Foo Fighters encerra o trecho sul americano da turnê em Bogotá, na Colômbia, no sábado que vem, dia 31. No final de fevereiro é vez de Nova Zelândia e Austrália, sendo que a turnê chega à Europa durante o verão, a partir de maio.

Os shows fazem parte da turnê de “Sonic Highways”, disco que foi gravado em estúdios icônicos americanos, uma música em cada cidade, com a participação de músicos locais. As oito faixas foram compostas em cada local, a partir de entrevistas realizadas por Dave Grohl.

O processo foi registrado por uma série de TV com o mesmo título, exibida pela HBO americana (detalhes aqui) e que no Brasil está no ar no Canal Bis, agora já em reprise (saiba mais).

Além de Grohl e do batera Hawlins, fazem parte da formação atual Chris Shiflett e Pat Smear (guitarras) e Nate Mendel (baixo). O tecladista Rami Jaffee acompanha o grupo nas turnês.

Em 20 anos de existência, esta é a terceira passagem do Foo Fighters pelo Brasil, a primeira com shows em quatro capitais e fora de um grande festival. Em 2001, o grupo foi uma das atrações da terceira edição do Rock In Rio, quando tocou entre o cantor Beck e o R.E.M., headliner da noite do dia 13/1/2001 (veja fotos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Em 2012, o grupo encerrou uma das noites do Lollapalooza, em São Paulo (resenha nesse link).

Veja o set list completo do show do Belo Horizonte:

1- Something From Nothing
2- The Pretender
3- Learn to Fly
4- Breakout
5- My Hero
6- Big Me
7- Congregation
8- Walk
9- Cold Day in the Sun
10- In The Clear
11- I’ll Stick Around
12- Monkey Wrench
13- Skin and Bones
14- Wheels
15- Times Like These
16- Detroit Rock City
17- Tom Sawyer
18- Let There Be Rock
19- Under Pressure
20- All My Life
21- These Days
22- Best Of You
23- Everlong

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado