O Homem Baile

Ciúmes

Esforçado, Kaiser Chiefs vai bem na missão de entreter o público para o Foo Fighters; Raimundos não dá conta de tocar tantos hits em tão pouco tempo. Foto: Duda Bairros/Divulgação T4F

kaiserchiefs15rioSe for para estrear no Rio fazendo a abertura para o Foo Fighters, num Maracanã pegando fogo, então vamos fazer o melhor possível. Este era seguramente o pensamento dos rapazes do Kaiser Chiefs quando subiram no palco, sob um dos mais bonitos por do sol do planeta. E mais ainda o do vocalista Ricky Wilson. Tanto que ele incorpora falas que poderiam ser tranquilamente usadas por Dave Grohl. “Será que o Foo Fighters vai ficar com ciúmes?”, pergunta, na mais pitoresca delas, enquanto pede ao público para gritar o nome de sua banda, já que Dave estaria “ouvindo tudo lá nos bastidores”. Mas ele também puxa coro de apoio ao FF a torto e a direito.

Não que Wilson não seja mais ou menos assim mesmo. Quem já viu uma as apresentações da banda, que já tocou em São Paulo, no Lollapalooza de 2013 (resenha aqui), e no Planeta Terra de 2008, sabe como o cantante é inquieto. Na boa “Everything Is Average Nowadays” (como não concordar?), o sujeito já está ali embaixo, metido na grade entre o palco e o público, de jaqueta jeans e tudo, tentando cantar no meio do povaréu. Em 50 minutos de show, ele percorre a rampa destinada ao FF, sobe no bumbo da bateria, vira um dos monitores de som para subir em cima o tempo todo, e, honra seja feita, também canta que é uma beleza.

Mas show não é só o vocalista, nem suas peripécias e seu bom gogó. Embora banda de abertura, o grupo tem muito a mostrar, já que tem debaixo do braço o bom álbum “Education, Education, Education & War”, lançado no ano passado, que fornece quatro das 11 músicas tocadas pela primeira vez no Rio, cidade onde produtores vivem engolindo mosca com boas bandas. “Coming Home” é uma das mais legais, com o guitarrista Andrew White mandando texturas de fazer inveja a Will Sergeant, do Echo And The Bunnymen. O tecladista Nick Baines e o baixista Simon Rix aproveitam para tirar a camisa para exibir a amarelinha de Zagallo que vestiam por baixo. “Bows & Arrows” é outra das novas em que White impinge um climão dos bons.

Se o público não se entrega como iria fazer depois (leia a resenha do show do Foo Fighters), bem que se interessa na diversão que é o show do Kaiser Chiefs, sobretudo em hits que, sim, são conhecidos pelos cariocas. Caso de “Ruby”, exemplo fatal de easy singing até no Maraca; de “Everyday I Love You Less and Less”, que abriu o show no gás; e de “I Predict a Riot”, insuspeita canção que faz da turba revoltada um doce cantarolar. Os caras cortaram um dobrado, tocaram apertados no palco, na frente da bateria da banda principal, suaram em bicas, mas saíram de cena aplaudidos por boa parte da plateia. Não dá para dizer quer não valeu, mas um show solo em um lugar menor no Rio agora se faz obrigatório.

Imagine que, antes, a produção deu meia horinha para o Raimundos iniciar os trabalhos, ainda com o sol latente. Resultado: não deu nem para tocar todos os hits desse patrimônio do rock nacional, quiçá as músicas do bom álbum “Cantigas de Roda”, lançado no ano passado. Uma saída era o grupo nem dar boa tarde e emendar todos os hardcores um atrás do outro, no talo. Mas - e já faz tempo - Digão e cia. preferem a atuação de banda de arena (e é um estádio mesmo, ora essa) e jogar para a plateia, pedindo palmas, braços erguidos, pula-pula e assim por diante.

O início, inclusive, vem com “pegadinha”, quando o grupo sugere um riff do Rage Against The Machine, mas é “só” “Eu Quero Ver o Oco”, cujo refrão é cantado por todos já na introdução instrumental. Assim, se faltou “Selim” e “A Mais Pedida”, teve espaço para “Nega Jurema”, “Puteiro em João Pessoa” e “Mulher de Fases”, a mais cantada entre todas da noite, entre outros blockbusters. Só uma sintética amostra do farto repertório de uma banda que, se nascida nesses tempos patrulhadores de parte a parte, seria esteticamente inviável. Belos anos 1990.

Clique aqui para ler a resenha do show do Foo Fighters, a atração principal.

Set list completo Kaiser Chiefs:

1- Everyday I Love You Less and Less
2- Everything Is Average Nowadays
3- Ruffians on Parade
4- Never Miss a Beat
5- Coming Home
6- The Angry Mob
7- Bows & Arrows
8- Ruby
9- I Predict a Riot
10- Misery Company
11- Oh My God

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado