Últimas Notícias

Fora do Eixo recua e pede desculpas a Pernambuco

Carta aberta lamenta “palavras mal colocadas” por liderança

Em uma carta aberta publicada na noite desta sexta (23/12), o Movimento Fora do Eixo pede desculpas aos nascidos no Estado de Pernambuco. “O Fora do Eixo lamenta que as palavras mal colocadas tenham ofendido os pernambucanos e se desculpa publicamente por esse constrangimento, esperando agora retomar o debate em beneficio da música independente no Brasil”, diz o texto, numa referência ao desastrado discurso contra o referido Estado, adotado por um de seus articuladores, no encerramento do Congrersso Fora do Eixo, no último domingo (18/12), em São Paulo.

O pedido de deculpas aparece depois de a liderança ter sido fortemente criticada e virado motivo de chacota nas redes sociais durante toda a semana (saiba mais aqui). O texto, assinado por “Movimento Fora do Eixo”, reconhece que a declaração foi polêmica. “No momento mais polêmico do evento, durante a transmissão ao vivo de um programa da pós-TV, uma afirmação de Pablo Capilé (um dos gestores do FdE) apontou que Pernambuco seria a ‘personificação do rancor’ – referindo-se à forma como a cena do estado se relaciona com as movimentações musicais do resto do país”, diz a carta.

Na verdade, a frase é o início de uma justificativa ao fato de nenhum dos festivais independentes pernambucanos ser apoiado/gerido pelo Fora do Eixo. No domingo, apenas o Mimo, de Olinda, ainda fazia parte da Abrafin (gestão FDE), mas na quarta (21/12), o festival, ao tomar conhecimento do ocorrido, também comunicou o afastamento.

A saída do Mimo só agravou a crise instalada no último dia 14, quando 13 festivais oficializaram o desligamento da Abrafin, hoje gerida pelo Fora do Eixo. O “Grupo dos 13″, além de deixar a entidade, publicou carta com duras críticas à gestão atual (leia a íntegra aqui), apontando como principais motivos para a debandada a falta de representatividade e a inteferência do Fora do Eixo na Abrafin. Nesse particular, a carta vê o episódio pautado por “caminhos distintos para a evolução da cena musical brasileira”, mas não dá respostas à crítica do “Grupo dos 13″.

No documento, o FDE admite a importância do estado que revelou Chico Science. “O Pernambuco que personifica o rancor não é o Pernambuco da infindável riqueza da cultura de raíz, nem dos levantes por autonomia popular, menos ainda o Pernambuco da produção incessante de inquietações estéticas que tem contribuído, e muito, para injetar novas ideias no universo pop brasileiro”, diz o texto.

Mais adiante, no entanto, o tal rancor é detectado e atribuído a um “grupo determinado”, de forma genérica. “O Pernambuco rancoroso diagnosticado enquanto tal na fala de um dos gestores do FdE não é senão um grupo determinado e sua visão de mundo: é um recorte – designado de um modo equivocado mas com a intenção de síntese que as tags imprimem ao texto no universo digital – que remete a um certo tipo de conduta que grassa não só nos arredores de Recife, mas de outras diversas capitais brasileiras”.

Curiosamente, o texto volta atrás no modo de agir do Fora do Eixo, cujos preceitos defendem a não remuneração de artistas (ou parte deles), entre outras bandeiras polêmicas. “É claro que o artista tem que receber cachê”, defende a carta. “Assim como é claro que toda a cadeia produtiva tem que receber também: designers, equipe de sonorização, produtores, tour managers etc”.

Por outro lado, uma eventual “precariedade das condições” é apontada como causa para a adoção de “relações mais amplas e participativas que permitam visualizar a troca de serviços como uma alternativa e/ou complemento ao fôlego monetário dos pequenos empreendimentos”.

Publicada na home do site da “Casa Fora do Eixo” e replicada nas redes sociais, a carta é praticamente um movimento inédito do FDE rumo a um diálogo midiático mais transparente que tende a responder aos críticos virtuais de plantão. Clique aqui para ler a íntegra do “mea culpa” ao Estado de Pernambuco.

Saiba mais:

Uma tentativa de entender/explicar a crise Abrafin/Fora do Eixo: http://migre.me/7gun1

Abrafin lança calendário de festivais para 2012: http://migre.me/7fP8S

‘Tiraram a frase do contexto’, diz representante do Fora do Eixo: http://migre.me/7fFfi

Abrafin: festivais dissidentes vão formar nova associação: http://migre.me/7fynl

Festival Mimo, de Olinda, engrossa debandada da Abrafin: http://migre.me/7eZmn

Racha na Abrafin: festivais ‘não se sentiam representados’: http://migre.me/7gRRT

Debandada: mais 12 festivais deixam a Abrafin: http://migre.me/7gRT3

Tags desse texto: , ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado