Últimas Notícias

Abrafin será ‘autoimplodida’ nos próximos meses, diz jornal

Dirigente do Fora do Eixo volta a criticar festivais dissidentes

A Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) deve ser “autoinplodida” nos próximos meses. A afirmação está no texto complementar (box) de uma matéria publicada hoje (3/2) no diário “Folha de São Paulo”. “Para Capilé, a forma como os independentes se organizam não funciona mais. Por isso, nos próximos meses, o plano é autoimplodir a entidade para criar a Rede Brasil de Festivais, que ‘deixa de ser associação de classe e passa a ser uma rede’”, diz parte do texto, citando o dirigente do Fora do Eixo, Pablo Capilé.

Capilé é o mesmo que, em dezembro, foi fortemente criticado e virou motivo de chacota nas redes sociais, depois de vociferar severas críticas ao Estado de Pernambuco. Embora o Fora do Eixo tenha emitido oficialmente um pedido de desculpas ao Estado (leia aqui), a matéria publicada hoje, assinada por Anna Virginia Balloussier, afirma que o dirigente “repetiu à Folha suas críticas a Abril pro Rock, Goiânia Noise e Mada”. A matéria publica textualmente as duras palavras de Capilé. Clique aqui para ler.

A crise na Abrafin se instalou em dezembro, quando, durante o Congresso Fora do Eixo, que era realizado em São Paulo, 13 festivais pediram a desfiliação (leia a carta aqui), seguindo o exemplo de outros três, que deixaram a entidade em maio. O documento faz severas críticas ao “modus operandi” da entidade, depois que ela passou a ser administrada pelo Fora do Eixo, que assumiu a presidência em 2010, entre elas disputas políticas, centralização da entidade, repetição de vícios da indústria musical e animosidade da gestão com os artistas. Embora a presidência da Abrafin não tenha se posicionado oficialmente, um “debate” foi realizado em seguida, durante o qual o dirigente Pablo Capilé detonou alguns dos festivais dissidentes, em especial os pernambucanos.

Passados cerca de 45 dias, a Abrafin ainda não se manifestou oficialmente quanto às graves acusações que fazem parte da carta de desfiliação dos 13 festivais. Procurado por este Rock em Geral, o presidente da entidade, Talles Lopes, se limitou a divulgar o calendário de festivais para este ano (veja aqui). Segundo ele, a entidade recebeu 38 pedidos de filiação, mas os nomes desses festivais não foram anunciados. Agora, vem a notícia da “autoimplosão” da entidade.

Ao todo, 17 festivais deixaram a Abrafin desde que o representante do Fora do Eixo assumiu a presidência. São eles: Porão do Rock (Brasília), Eletrônica (Belo Horizonte) e Porto Musical (Recife), que saíram em junho; o chamado “Grupo dos 13″, formado por Goiânia Noise Festival, Abril Pro Rock (Recife), Casarão (Porto Velho), Psycho Carnival (Curitiba), DemoSul (Londrina), 53 HC (Belo Horizonte), PMW (Palmas), RecBeat (Recife), Mada (Natal), El Mapa de Todos (Brasília), Campeonato Mineiro de Surf (Belo Horizonte), Gig Rock (Porto Alegre) e Tendencies Rock (Palmas); e o Mimo, o último a sair.

Saiba mais:

Fora do Eixo recua e pede desculpas a Pernambuco: http://migre.me/7MLM2

Uma tentativa de entender/explicar a crise Abrafin/Fora do Eixo: http://migre.me/7gun1

Abrafin lança calendário de festivais para 2012: http://migre.me/7fP8S

‘Tiraram a frase do contexto’, diz representante do Fora do Eixo: http://migre.me/7fFfi

Abrafin: festivais dissidentes vão formar nova associação: http://migre.me/7fynl

Festival Mimo, de Olinda, engrossa debandada da Abrafin: http://migre.me/7eZmn

Racha na Abrafin: festivais ‘não se sentiam representados’: http://migre.me/7gRRT

Debandada: mais 12 festivais deixam a Abrafin: http://migre.me/7gRT3

Tags desse texto:

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado