Últimas Notícias

Abril Pro Rock: Los Hermanos inicia turnê no palco que o revelou

Grupo carioca se reúne a partir desta sexta para um giro de 24 shows em 11 capitais; festival do Recife é o que mais tempo está em atividade no Brasil e completa 20 anos. Foto: Maurício Valladares/Divulgação.

loshermanosQuando o Los Hermanos subir no palco do Abril Pro Rock nesta sexta, o grupo não estará apenas iniciando a concorridíssima turnê de reunião, que, até agora, tem 24 shows e passa por 11 capitais. Esta será, seguramente, uma noite marcada por recordações. Afinal foi ali que, no mais longevo festival independente brasileiro, que completa 20 anos, o grupo despontou para o grande público brasileiro.

Em 1998, o líder da banda, Marcelo Camelo, e o produtor Alex Werner batiam cabeça no meio do público, em shows de grupos como o do Acabou la Tequila, grande referência. No ano seguinte, como uma das novidades do festival, o quarteto foi contratado para lançar o primeiro álbum, e, em 2000, voltou ao Recife consagrado pelo hit “Anna Júlia”, do álbum de estreia, até hoje o mais vendido deles, embora renegado, como uma das atrações principais do festival.

De lá pra cá muita coisa mudou. O grupo abandonou as raízes do rock que lhe deram suporte no circuito alternativo do Rio de Janeiro, imputou profundas mudanças no som, se aproximou da mpb e trilhou uma carreira de sucesso das mais reconhecidas nos anos 2000. Isso até se dissolver, depois de um show justamente no Recife, no reveillon de 2006, depois de 18 meses da turnê do álbum “4”, o último com faixas inéditas, lançado em 2005.

De lá para cá, a banda só tem se apresentado em ocasiões especiais, como na abertura para os shows do Radiohead, em 2009, e no festival SWU, em 2010; clique nos links para ver como foi. Fora dos Hermanos, Marcelo Camelo trilha carreira solo de gosto duvidoso, dentro da mpb; Rodrigo Amarante faz parte do Little Joy, junto com o baterista dos Strokes, Fabrizio Moretti (veja como foi o show do Rio, em 2009); Bruno Medina se tornou colunista de cultura de um portal de notícias; e Rodrigo Barba andou tocando com o Canastra e com o Jason, além de montar um grupo de amigos para prestar tributo ao… Los Hermanos.

Na turnê que começa nesta sexta, que marca o aniversário de 15 anos do primeiro show, o grupo deve tocar os grandes sucessos, incluindo material dos quatro discos: “Los Hermanos” (1999), “Bloco do Eu Sozinho” (2001), “Ventura Estúdio” (2003) e “4″ (2005). Não se deve esperar novas canções nem que um novo material venha a ser lançado. Na verdade, nem precisa. Colocados à venda, os ingressos dessa rurnê revivalista se esgotaram rapidamente. Só no Rio, são seis apresentações lotadas na Fundição Progresso. Em São Paulo, quatro noites no Espaço das Américas; e, em Belo Horizonte, três shows seguidos no Chevrolet Hall.

Além da formação clássica, nessa turnê o grupo será acompanhado pela turma de sempre: Gabriel Bubu (Do Amor, no baixo), Bubu (trompete), Índio (saxofone barítono) e Mauro Zacharias (trombone). Maurício Valladares, da festa “Ronca Ronca”, vai colocar o som antes e depois dos shows da turnê.

Além dos Hermanos, a noite de abertura da edição de 20 anos do Abril Pro Rock terá shows com A Banda Mais Bonita da Cidade, o local Tibério Azul e Somato, de Santa Catarina, vencedor de um concurso de bandas. No sábado, Exodus e Brujeria encabeçam o dia do metal, e, no domingo, o indie Nada Surf, iniciando um giro pelo Brasil, e Mundo Livre SA são os destaques. Clique aqui para ver a programação completa do festival e acompanhe a nossa cobertura exclusiva.

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado