Últimas Notícias

Pearl Jam se despede com nova maratona em Porto Alegre

Grupo tocou por cerca de duas horas e meia na noite desta sexta, na capital gaúcha; foi a última apresentação dessa turnê no Brasil. Foto (do show do Rio): Luciano Oliveira.

pearljam11rio-6Terminou pouco antes da meia-noite desta sexta, no Estádio Zequinha, em Porto Alegre, o último show turnê comemorativa de 20 anos do Pearl Jam no Brasil. Cerca de 20 mil pessoas foram ao local, para ver o grupo tocar 32 músicas durante duas horas quarenta minutos. O show se igualou ao do Rio, em duração, e ao de Curitiba, em número de músicas.

Hits comuns no repertório do grupo durante essa turnê foram tocados, como “Black”, “Even Flow”, “Alive” e “Jeremy”, além de “Rockin’ in the Free World”, de Neil Young. Mas o set list teve mudanças - prática comum no caso do Pearl Jam - logo na primeira parte do show, que começou às 21h20, com a inclusão de “Low Light”, do álbum “Yield” (1998), tocada pela primeira vez nesse giro pelo Brasil. “Presente Tense” e “Ocean”, no primeiro bis, foram outras que debutaram na turnê. As três vinham sendo tocas nos shows pelos Estados Unidos, até setembro.

A nova “Olé”, única que deve fazer parte do novo álbum, a ser lançado em 2012, e que poderia ser o carro chefe da turnê, voltou a ser sacada, assim como no show do Rio. Mas entrou “Crazy Mary”, da cantora country Victoria Williams, já no final do show. A música foi gravada pelo Pearl Jam num disco tributo lançado em 1993. O show de abertura ficou por conta da banda punk X, assim como em toda a turnê brasileira. O vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, subiu no palco para cantar na última música, “Devil Doll”, como havia feito em Curitiba.

No show de quinta, dia 3, em São paulo, dois covers foram destaque, um em cada bis: “I Believe In Miracles”, do Ramones, e “Rockin’ in the Free World”, do ancestral Neil Young, que fechou a noite. Ao todo, foram tocadas 26 músicas. Na apresentação de sábado, dia 4, também em São Paulo, o Pearl Jam tocou 30 músicas, em 2h15, para 68 mil pessoas, o maior público essa turnê.

Mas foi no Rio que o show teve a maior duração, no último domingo, dia 6, para uma Praça da Apoteose lotada. Foram 30 músicas, em mais de duas horas e quarenta minutos. Já em Curitiba, na quarta, dia 9, cerca de 27 mil pessoas lotaram o Estádio Vila Capanema e viram o maior repertório da turnê, com 32 canções, em pouco mais de duas horas. Isso até o show de Porto Alegre, que - repita-se - se igualou ao do Rio, em duração, e ao de Curitiba, em número de músicas. Clique nos links para ver os detalhes, incluindo as listas de músicas tocadas em cada cidade.

Agora, a turnê comemorativa dos 20 anos do Pearl Jam segue para Buenos Aires, na Argentina, dia 13; Santiago, no Chile, dia 16; Lima, no Peru, dia 18; San Jose, na Costa Rica, dia 20; e Cidade do México, no México, dia 24. Veja abaixo o set list completo do show desta sexta, em Porto Alegre:

1- Why Go
2- Do The Evolution
3- Severed Hand
4- Corduroy
5- Got Some
6- Low Light
7- Given To Fly
8- Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
9- Even Flow
10- Unthought Known
11- Present Tense
12- Daughter
13- 1/2 Full
14- Wishlist
15- Rats
16- State Of Love And Trust
17- Black
Bis
18- Just Breathe
19- Oceans
20- Comatose
21- Light Years
22- I Believe In Miracles
23- The Fixer
24- Rearviewmirror
Bis
25- Last Kiss
26- Better Man
27- Crazy Mary
28- Jeremy
29- Alive
30- Rockin’ in the Free World
31- Indifference
32- Yellow Ledbetter

Tags desse texto:

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Daniela em novembro 12, 2011 às 14:44
    #1

    Em Porto Alegre foram 2:45 e não 2 h e meia.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado