Bola é Bola Mesmo

Quarta de almanaque

No mesmo dia, Alemanha é eliminada em vexame histórico, e Brasil garante vaga nas oitavas de final da Copa 2018. Fotos: Divulgação FIFA.

alemanha27-6-18O relógio marca quase 50 minutos do segundo tempo, o time de maior tradição precisa de marcar duas vezes para se classificar e o goleiro, tido como o melhor do mundo, está no lado esquerdo da área de seu ataque. Ele recebe a bola, é desarmado com facilidade e o jogador adversário, sem pestanejar, arrisca um chute de uns 70 metros, que não vai na direção do gol escancarado, mas vira lançamento para o craque do time fazer dois a zero e selar a eliminação de ambos.

Mas que jogo é esse? Uma pelada do Aterro? Um casados contra solteiros? Não, é uma partida decisiva da Copa da Rússia. E que equipe faz uma patacoada dessa? Um time africano, sempre irresponsável? Uma equipe ingênua da América Central, pouco acostumada a jogar uma Copa? Não, é a Alemanha do goleiro Neuer. E quem desclassifica a atual campeão do mundo assim, desse jeito? Outro gigante das Copas? Não, a Coréia do Sul do atacante Son.

Pois esse é o desfecho final da seleção alemã nessa Copa, uma humilhante eliminação na fase de grupos, pela Coréia do Sul, em uma derrota por dois a zero, num grupo baba que tinha ainda México e Suécia, ambos classificados. E a Coréia, que guardava remotas chances, se morre abraçada com a Alemanha, termina a partida comemorando como se tivesse ganhado um título. E foi mesmo.

Joga muito mal essa Alemanha. Os jogadores parecem preguiçosos e se converteram em uma equipe de armandinhos que tocam a bola de lado a outro sem nenhuma agressividade, como se o gol fosse sair a qualquer ou em algum momento. Ou, por outra, fazem do passe a coisa mais importante da partida, e se esquecem do óbvio: futebol é bola na rede.

Mesmo em 14, quando foi campeão no Brasil, o time alemão já não era tudo isso. Repita-se que, à exceção do jogo conta o Brasil, um acidente (relembre) e a goleada sobre Portugal, com um jogador a mais (Pepe foi expulso ainda no primeiro tempo), foi tudo uma dificuldade só. Empates com Gana, Argélia e Argentina (essas duas com vitórias na prorrogação), e vitórias magras de uma a zero contra França e Estados Unidos.

brasil27-6-18

Mesmo sem ter craques, havia há quatro anos bons jogadores e muito entrosamento de uma equipe que começou a ser montada em 2006. Agora, em estágio de renovação, ao que parece mal feito e/ou ainda em andamento, tudo desandou. Mesmo assim, não se pode admitir que um time alemão sofra uma derrota como essa para os coreanos, e, pior, que não se classifique em um grupo fraco desses. Que os alemães não seriam campeões, eu mesmo já sabia, mas esse vexame, 80 anos depois, é a grande notícia da Copa até aqui.

Vergonha o México – este sim afeito e vexames – não passou por pouco, e graças justamente aos coreanos. Depois de vencer a ex-poderosa Alemanha na estreia e derrotar também a própria Coréia, sem muita dificuldade, os mexicanos, precisando apenas de um empate para se classificar sem sustos, tomam uma piaba de três a zero para a Suécia, com gol contra de mão e tudo.

Bastava a Alemanha vencer a Coréia por um a zerinho, e os mexicanos essa hora estariam voando para casa. Como a Suécia, que – diga-se – nunca é de fazer muitos gols, resolveu tudo antes dos 30 do segundo tempo, quando a Coreia ainda empatava com a Alemanha, os mexicanos renunciaram ao jogo no estádio e passaram, numa inversão de valores, a acompanhar tudo via celular, com direito a vibração por cada tento marcado pelos coreanos. Assim é a Copa do Mundo.

Se decepcionaram Alemanha e o México, de certo modo, é a Suécia a novidade do grupo. Desacreditados só porque não têm mais o craque Ibrahimovic, aposentado da seleção, os suecos terminam em primeiro lugar em um grupo enroscado, deixando todo mundo pra trás e a Alemanha em último. E isso depois de terem eliminado, nas Eliminatórias, a Holanda, na fase de grupos, e a Itália, na repescagem. A Suécia não é só um dos hinos mais bonitos da Copa: vai dar trabalho, podem anotar.

Um dia que começou lindo com a eliminação do péssimo futebol da Alemanha não poderia terminar melhor do que com a classificação do Brasil, em incontestável primeiro lugar do grupo. Mais: com vitória contra a Sérvia. Mais ainda: fazendo o melhor jogo entre os três da fase inicial. E – ainda tem mais essa – sem piti do craque Neymar. Foi ou não foi uma quarta de almanaque? Em segundo, passou a Suíça, ao empatar com a eliminada Costa Rica.

suecia27-6-18

Temia-se, por incrível que pareça, a Sérvia. Porque tem jogadores fortes, altos. Porque têm habilidade. Porque são considerados herdeiros da Iugoslávia, cujo futebol era assemelhado com o brasileiro no passado. Porque venceu o Mundial Sub 20, em 2015, ao derrotar o Brasil na final, por um a zero na prorrogação. Esqueceu-se que esse time da Copa tem um treinador novato, que escalou uma zaga simplesmente estreante, deixando no banco cascudos como Ivanovic e o volante Milevojevic.

Foi ali nesse miolo que Philippe Coutinho encontrou Paulinho, com um passe magistral, marcar o primeiro. O mesmo Paulinho que tem jogado mal, e foi sacado no segundo tempo para dar lugar a Fernandinho, quando o Brasil tomava sufoco da Sérvia, que quase chegou ao empate, não fossem as intervenções do goleiro Alisson e de Thiago Silva, fortuitamente.

O mesmo Thiago Silva que, ante ao medo dos nossos analistas das jogadas aéreas da Sérvia, emendou com certeira cabeçada um escanteio cobrado por Neymar. Com o dois a zero, a Sérvia se colocou no seu lugar e a partir daí só deu Brasil, com Neymar pintando e bordando em sua melhor partida na Copa e – repita-se – sem faniquito algum. Merecia ter marcado, o que só não aconteceu por absoluta falta de sorte e, também, pelo incrível congestionamento de pernas adversárias proporcionado pelas linhas defensivas da Sérvia.

O fato é que, se Neymar vai bem, o Brasil vai bem e vice-versa. Um só vai brilhar na Copa se o outro brilhar junto. Tite sabe disso. Foi bem Filipe Luis ao substituir Marcelo e sua inacreditável dor nas costas, foram bem Casemiro e Thiago Silva, o melhor em campo, e foram bem também Coutinho – de novo – e Fagner. Tite precisa, contudo, saber o que se dá no meio campo do Brasil em algumas fases de um mesmo jogo que faz o adversário crescer. Aconteceu contra a Suíça também.

Nas oitavas, se a revanche contra os alemães foi adiada, o Brasil pega o México, contra o qual não teria dificuldades – nunca teve – não fosse uma única ressalva. Os tricolores são treinados por Juan Carlos Osório, um inquieto treinador que inventa muito, de modo que frequenta extremos. Ou seu time surpreende seja aplicando goleadas ou vencendo gigantes, como o um a zero contra a Alemanha, ou é goleado como foi ontem pela Suécia. Fica de olho, Tite.

suica27-6-18

Até a próxima que ninguém supera o penta do Brasil até 2022!

Resultados de 27-6-2018:
Coréia do Sul 2 x 0 Alemanha
México 0 x 3 Suécia
Sérvia 0 x 2 Brasil
Suíça 2 x 2 Costa Rica

Top 64 jogos da Copa 2018:
1-Portugal 3 x 3 Espanha
2- Alemanha 2 x 1 Suécia
3- Nigéria 1 x 2 Argentina
4- Argentina 0 x 3 Croácia
5- Bélgica 5 x 2 Tunísia
6- Inglaterra 6 x 1 Panamá
7- Argentina 1 x 1 Islândia
8- Alemanha 0 x 1 México
9- Irã 1 x 1 Portugal
10- Polônia 0 x 3 Colômbia
11- Bélgica 3 x 0 Panamá
12- Colômbia 1 x 2 Japão
13- Sérvia 0 x 2 Brasil
14- Brasil 2 x 0 Costa Rica
15- Coréia do Sul 2 x 0 Alemanha
16- Japão 2 x 2 Senegal
17- Espanha 2 x 2 Marrocos
18- França 1 x 0 Peru
19- México 0 x 3 Suécia
20- Uruguai 3 x 0 Rússia
21- Tunísia 1 x 2 Inglaterra
22- Islândia 1 x 2 Croácia
23- Brasil 1 x 1 Suíça
24- França 2 x 1 Austrália
25- Rússia 5 x 0 Arábia Saudita
26- Rússia 3 x 1 Egito
27- Austrália 0 x 2 Peru
28- Coréia do Sul 1 x 2 México
29- Suíça 2 x 2 Costa Rica
30- Nigéria 2 x 0 Islândia
31- Portugal 1 x 0 Marrocos
32- Dinamarca 1 x 1 Austrália
33- Sérvia 1 x 2 Suíça
34- Suécia 1 x 0 Coréia do Sul
35- Costa Rica 0 x 1 Sérvia
36- Polônia 1 x 2 Senegal
37- Egito 0 x 1 Uruguai
38- Uruguai 1 x 0 Arábia Saudita
39- Peru 0 x 1 Dinamarca
40- Irã 0 x 1 Espanha
41- Croácia 2 x 0 Nigéria
42- Arábia Saudita 2 x 1 Egito
43- Marrocos 0 x 1 Irã
44- Dinamarca 0 x 0 França

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado