O Homem Baile

Não arrefece

No Porão do Rock, Plebe Rude mostra repertório abrangente e fiel às suas origens do punk e do pós punk. Fotos: Alessandro Dantas/Divulgação Porão do Rock.

O guitarrista e vocalista da Plebe Rude, Philippe Seabra, soltando a ferina voz no palco do Porão do Rock

O guitarrista e vocalista da Plebe Rude, Philippe Seabra, soltando a ferina voz no palco do Porão do Rock

“Parece que nada mudou, mas agora temos um empresário, um banqueiro e um senador presos”, diz Philippe Seabra antes de tocar “Proteção”, já no final do show da Plebe Rude no Porão do Rock, na madrugada de sábado para domingo, em Brasília. Com a rara sensibilidade que lhe é peculiar, ele vai além do clichê adotado por uma classe artística quase sempre de olhos vendados, segundo o qual letras de músicas de protesto seguem atuais porque nossas mazelas nunca são resolvidas. São, sim, ainda há esperança, e a Plebe não arrefece numa versão enfática para a música símbolo da transição ditadura/democracia, que inclui “Pátria Amada”, dos Inocentes, um soco na cara da Nova República, e “Censura”, da própria Plebe.

A fusão fica mais interessante porque, aos desavisados, Clemente, o boss do Inocentes, já está na Plebe há 10 anos – e parece que ele estreou no Circo Voador ontem! – o que arredonda ainda mais o show como um todo. Como ótimo frontman, tocando ou fazendo a indispensável segunda voz, sobretudo nas músicas mais antigas, ele completa Seabra de um modo impensável em tempos idos. Afinal, Clemente vem do punk paulistano da genuína periferia, e Philippe é do punk diplomata de Brasília, opostos que fazem parte da história do rock nacional. Acontece mesmo em sutis duelos de guitarras pelo palco, como o de “Minha Renda”, música não por acaso anuncia por Chacrinha nos alto falantes e que tem várias citações, incluindo riffs do Aerosmith.

O baixista André X e Seabra, agora com violão: os dois remanescentes da formação original da Plebe

O baixista André X e Seabra, agora com violão: os dois remanescentes da formação original da Plebe

Porque esse show da Plebe não é só uma música atrás da outra, há um repertório planejado com inserções de efeitos e as próprias músicas tocadas de um modo diferente, mas sem que a vibe da versão original seja castigada. Como em “Johnny Vai a Guerra (Outra Vez)”, que recebe uma batida diferente do batera Marcelo Capucci, e na certeira “Pressão Social”, com um bom solo de Seabra. A inclusão de músicas de outros artistas contemporâneos, como a ótima “Luzes”, do Escola de Escândalos, também de Brasília, cidade homenageada no festival, e de “Medo”, do Cólera, convertida em pós punk dos bons, é outro artifício muito bem utilizado. O que ressalta mais um componente na Plebe, que, da origem punk à The Clash, já se escamoteava no passo à frente da música da época, ao flertar com Gang Of Four e adjacências.

Daí não rolar estranhamento quando, antes de “Esse Ano”, com rebuscados arranjos de violões incluídos, o grupo mandar o início de “Transmission”, do soturno Joy Division, marco desse passo a mais. A música, que celebra o reinício típico das festas de final de ano, cai muito bem em um festival que encerra esse estranho 2015, em pleno dezembro. O final com pegada marcial na bateria, e Clemente marchando na beirada do palco, na Capital Federal, é muito simbólico. O show é muito curto, e, a rigor, muita música do conciso repertório da Plebe Rude fica guardada para um show só da banda, coisa cada vez menos frequente no atual cenário. O bom disco “Nunca Fomos tão Brasileiros”, por exemplo, quase fica de fora.

A garra e a presença de palco de Clemente, que já completa 10 anos na formação da Plebe Rude

A garra e a presença de palco de Clemente, que já completa 10 anos na formação da Plebe Rude

Mas a Plebe está com um novo álbum debaixo do braço, “Nação Daltônica”, lançado no ano passado, e dele duas músicas são apresentadas. “Anos de Luta” entra logo no início e mostra a Plebe em estado bruto, com citações – de novo – à Brasília, mas já nos dias de hoje, na qual até Renato Russo vira entretenimento no final. A outra, que pega mais ao vivo, é “Mais Um Ano Você”, versão de “Will You Stay Tonight”, da obscura banda Comsat Angels, do - advinha – pós punk britânico. Quando Andre X, depois das três da madruga, puxa a linha de baixo de “Até Quando Esperar”, até a turma do palco do lado, sedenta pela entrada do Raimundos (veja como foi), vibra com a abertura de uma daquelas rodas de dança típicas de Brasília. Poucas músicas são tão representativas do rock nacional como essa, e poucas bandas da época fazem shows tão bons como esse da Plebe Rude.

Set list completo:

1- Brasília
2- Anos de Luta
3- Luzes
4- O Que Se Faz?
5- Johnny Vai a Guerra
6- Mais Um Ano Você
7- A Ida
8- Transmission/Esse Ano
9- Pressão Social
10- Medo
11- Minha Renda
12- Proteção/Pátria Amada/Censura
13- Até Quando Esperar

Clemente, Andre X, Philippe Seabra e o oculto batera Marcelo Capucci: a sempre atual Plebe Rude

Clemente, Andre X, Philippe Seabra e o oculto batera Marcelo Capucci: a sempre atual Plebe Rude

Veja também: como foi o show do Raimundos no Porão de Rock 2015

Veja também: a cobertura completa do Porão do Rock 2015

Marcos Bragatto viajou à Brasília à convite do festival.

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado