Últimas Notícias

Roger Waters: saiba tudo sobre o show do Engenhão, hoje, no Rio

Turnê “The Wall” tem a segunda apresentação no Brasil nesta quinta, sob chuva; espetáculo traz homenagem a brasileiro e crianças da Rocinha fazem coro em “Another Brick In The Wall Part. 2″ . Foto: Divulgação.

rogerwatersthewallAcontece nesta quinta, no Estádio do Engenhão, no Rio, o segundo show da atual turnê de Roger Waters, no Brasil. No espetáculo, o ex-líder do Pink Floyd recria o disco “The Wall”, lançado pelo grupo em 1979 e que virou grande sucesso cinematográfico pelas mãos de Alan Parker, em 1982, com Bob Geldof no papel principal. Veja o serviço completo no final do texto.

A história gira em torno de um popstar atormentado pela morte do pai que foi para a guerra e nunca voltou; pela repressão do sistema escolar; pelo isolamento sofrido por ser um ídolo pop; e pelo fracasso em relacionamentos. A paranóia o faz construir um muro entre ele próprio e a realidade, que precisa ser rompido. O espetáculo é também um manifesto antibelicista e contra a violência, e é atualizado com a inclusão de acontecimentos contemporâneos, como a Primavera Árabe e a morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado pela polícia britânica ao ser confundido com um terrorista, em 2005. Crianças da Rocinha vão fazer o coro de “Anoter Brick In The Wall Part. 2″.

Essa é a primeira vez que Waters, em carreira solo, toca a íntegra do álbum em turnê. Embora o disco tenha sido gravado pelo Pink Floyd, o músco reivindica para si a autoria da obra, como comentou recentemente em entrevista ao “Fantástico” (leia aqui). No show, Roger Waters desenvolveu imagens dinâmicas para ilustrar a história e as canções, à frente de um muro com mais de 137 metros de largura, que forma um telão.

Antes da atual turnê, “The Wall” foi realizado ao vivo pelo Pink Floyd em apenas 29 oportunidades, entre 1980 e 1981, como parte da turnê de lançamento do álbum. Em julho de 1990, Roger Waters celebrou a queda do muro de Berlim em uma performance que atraiu quase meio milhão de fãs à Potsdamer Platz, com participação de músicos convidados. Esta é a terceira vez de Roger Waters no Brasil. Antes, ele se apresentou em 2002 e 2007 - veja como foi no Rio. Desde de setembro, toda a discografia do Pink Floyd vem sendo relançada em ediçoes especiais. A de “The Wall” saiu este mês.

A turnê norte-americana de “The Wall” em 2010 foi a mais lucrativa em arenas fechadas nos Estados Unidos, arrecadando US$ 89,5 milhões de dólares em 56 shows. A perna europeia da turnê é tão bem sucedida quanto à americana, com 64 shows realizados no ano passado, incluindo as seus datas na O2 Arena, em Londres. Uma delas contou com a presença dos ex-membros do Pink Floyd, David Gilmour e Nick Mason.

A perna sulamericana da turnê começou nos dias 2 e 3, no em Santiago, no Chile, quando de 100 mil pessoas acompanharam os dois shows. Ativista político, Roger Waters se encontrou com a líder do movimento estudantil chileno, Camila Vallejo, e com o presidente Sebastián Piñera. Mas causou polêmica ao afirmar que as Ilhas Malvinas (ou Falklands), território historicamente disputado enrtre a Argentina e o Reino Unido, “deveriam ser argentinas” (veja aqui). Dias depois, disse que foi mal interpretado em uma nota oficial e clamou para que não haja “derramamento de sangue” na questão.

Além de Jean Charles, homenageado em todos os shows, no Chile Waters dedicou o espetáculo ao ativista político chileno Víctor Jara, assassinado pela ditadura nos anos 1970, como símbolo de todos os desparecidos no período. Na Argentina, Waters visitou a presidenta Cristina Kirchner no Palácio do Governo, e, nas nove apresentações que aconteceram entre os dias 7 e 20 deste mês, fez referência à “memória dos desaprecidos, mortos e torturados” pela ditadura; às “Mães de Maio”; e ao ativista Ernesto Sábato, pela “luta para descobrir a verdade sobre o terrorismo do Estado”. Cerca de 400 mil pessoas, no total, assistiram ao espetáculo em Buenos Aires.

No último domingo, Roger Waters se apresentou no Estádio da Beira-Rio, em Porto Alegre, para cerca de 48 mil pessoas. Waters voltou homenagear Jean Charles, cujos pais, Matozinhos Silva e Maria Menezes, compareceram ao show. No coro de “Another Brick In The Wall Part.2″, adolescentes brasileiros, que participam da ONG Canta Brasil participaram. Fogos de artifício, projeções em alta definição, a aparição de bonecos infláveis (como o do professor repressor, usado no filme de Alan Parker) e o som quadrifônico de altíssima qualidade são ferramentas utilizadas por Waters durante o espetáculo para encantar o público. Por causa de problemas no acersso ao estádio, o show começou com cerca 40 minutos de atraso.

Depois do show desta quinta, a turnê segue para São Paulo, onde o músico faz duas apesentações no estádio do Morumbi, nos dias 1 e 3/4. Veja todos os detalhes de São Paulo no final do texto.

Números do espetáculo
137 metros de largura por 11 de altura e 5,5 de profundidade é o tamanho da parede
424 tijolos, que serão reciclados após o uso, são utilizados
45 minutos é o tempo para construir o muro
12 pessoas da produção do artista e 8 pessoas das produções locais constroem o muro
27 motores elétricos
32 quilômetros de cabos elétricos, incluindo iluminação, som e potência
172 alto-falantes
23 projetores
9 metros é o diâmetro da tela circular
10 metros é a alturas dos bonecos infláveis
55 toneladas é o peso de todo o cenário
21 caminhões

Set list completo
Parte 1
1- In the Flesh?
2- The Thin Ice
3- Another Brick in the Wall Part 1
4- The Happiest Days of Our Lives
5- Another Brick in the Wall Part 2
6- Mother
7- Goodbye Blue Sky
8- Empty Spaces
9- What Shall We Do Now?
10- Young Lust
11- One of My Turn
12- Don’t Leave Me Now
13- Another Brick in the Wall Part 3
14- The Last Few Bricks
15- Goodbye Cruel World

Parte 2
16- Hey You
17- Is There Anybody Out There?
18- Nobody Home
19- Vera
20- Bring the Boys Back Home
21- Comfortably Numb
22- The Show Must Go On
23- In the Flesh
24- Run Like Hell
25- Waiting for the Worms
26- Stop
27- The Trial
28- Outside the Wall

Serviço Rio de Janeiro
Roger Waters
Engenhão: Rua Arquias Cordeiro - Engenho de Dentro
Dia 29 de março de 2012
Abertura dos portões: 17h
Início do show: 21h
Capacidade: 50 mil pessoas
Ingressos disponíveis: R$ 180 (Superior Leste ou Superior Oeste)
Classificação etária: 12 a 13 anos acompanhados dos pais. Acima de 14, desacompanhados.

Tempo
A previsão, de acordo com o site tempoagora.com.br, é de que devem ocorrer pancadas de chuva durante a tarde e a noite de quinta. A temperatura deve oscilar entre “amenos” 25 e 27ºC.

Bilheterias:
Estádio Olímpico João Havelange (dia do show): Rua Arquias Cordeiro – Engenho de Dentro
Citibank Hall: Avenida Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca
Outros pontos (com 20% de taxa de conveniência):
Fnac Barra Shopping: Av. das Americas, 4.666 - Loja B101
Saraiva Norte Shopping: Av. Dom Elder Camara, 5.080 - Loja 4503 - Piso S
Saraiva Shopping Rio Sul - Rua Lauro Muller, 116 - Loja 301 - 3º Piso
Internet: www.ticketsforfun.com.br
Telefone: 4003-5588

Meia-entrada
Estudantes: Devem apresentar carteirinha com foto e dentro do prazo de validade (considerando o dia do evento), Caso a carteirinha não tenha foto, apresentá-la juntamente com outro documento com foto. Caso a carteirinha não tenha validade apresentá-la juntamente com boleto pago do mês corrente ou atestado de escolaridade/frequência em papel timbrado do ano/semestre corrente carimbada e assinada. Na falta da carteirinha apresentar documento com foto juntamente com o boleto pago do mês corrente ou atestado de escolaridade/frequência em papel timbrado do ano/semestre corrente. No caso de escola pública, apresentar atestado de escolaridade/frequência em papel timbrado do ano/semestre corrente e documento com foto.

Para Pontos de Venda e Bilheterias é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia- entrada no ato da compra e no acesso ao evento.

Para vendas pela Internet e Telefone é necessária a comprovação do direito ao beneficio da meia-entrada no acesso ao evento.

Caso o benefício não seja comprovado, o portador deverá complementar o valor do ingresso adquirido para o valor do ingresso integral, caso contrário o acesso ao evento não será permitido.

Menores de 21 anos: Qualquer documentação oficial.

Idosos (idade superior a 60 anos): Apresentar qualquer documento de identidade com foto que comprove a condição.

Professores (rede pública municipal): Apresentar carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação

Acessos:
Portão Norte: Rua das Oficinas
Portão Sul: Rua Arquias Cordeiro
Portão Leste: Rua Dr. Padilha
Portão Oeste: Rua José dos Reis
Camarotes oeste/leste/tribuna de honra: – Rua das Oficinas

Clique na figura para ampliar

watersmapario

Objetos Proibidos:
Vasilhames, copos de vidro, latas, bebidas ou qualquer outro tipo de embalagem, contendo líquidos de qualquer natureza que, direta ou indiretamente, possam provocar ferimentos.

Objetos de vidro, plástico ou metal como perfumes e cosméticos.

Substâncias tóxicas

Fogos de artifício

Inflamáveis em geral

Armas de fogo

Armas brancas

Guarda-chuvas de qualquer tamanho

Jornais, revistas, bandeiras e faixas com mastro

Capacetes de motos e similares

Correntes, cinturões e pingentes

Alimentos: apenas permitido alimentos industrializados, com a embalagem lacrada originalmente, como salgadinhos e bolachas. Frutas, apenas cortadas.

Máquinas fotográficas profissionais com lente intercambiável

Filmadoras

Objetos que possam causar ferimentos

Outras informações:
Alimentos e Bebidas: haverá tendas e bares distribuídos pelo estádio, onde serão vendidos sanduíches, pizzas, pastéis, empadas, salgados, doces, água, refrigerantes, cerveja, etc.

Orientação para o público: indicadores uniformizados estarão orientando na formação de filas, acessos, setores e portões.

Controladores de Acesso: orientadores uniformizados estarão ajudando na validação e leitura de ingressos.

Banheiros: serão disponibilizados banheiros químicos (masculinos e femininos), distribuídos em diversos pontos no local do show, além dos banheiros já existentes em todos os anéis do estádio.

Lei Antifumo: O fumo é proibido em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados de acordo com a lei 5.517 de 17 de Agosto de 2009.

Bebida para menores: Não será vendida ou permitido o consumo de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos.

Atendimento Médico:
Haverá posto médico, assim como ambulâncias, UTIs móveis, médicos e profissionais de enfermagem à disposição para qualquer eventualidade. Uma equipe de brigadistas e bombeiros estará a disposição para o atendimento de Primeiros Socorros.

Segurança Privada: seguranças contratados e uniformizados (homens e mulheres) garantirão a segurança do evento.

Sinalização: Placas de indicação e sinalização estarão estrategicamente posicionadas dentro e fora do estádio indicando saídas de emergência, postos médicos, banheiros, bares e setores.

Linhas de ônibus: www.rio.rj.gov.br/web/cetrio

São Paulo
01 de Abril de 2012
Morumbi
Pré-venda American Express, Membership Cards e Bradesco Cartões: de 01/11 a 03/11, a partir de 0h
Venda ao grande público: 04/11, a partir de 0h
Valores:
Pista Prime: R$ 600
Pista: R$ 250
Inferior A: R$ 300
Inferior B: R$ 300
PNEs: R$ 180
Superior Premium: R$ 450
Superior Laranja: R$ 450
Arquibancada Azul: R$ 200
Arquibancada Laranja: R$ 180
Arquibancada Vermelha: R$ 200
Arquibancada Especial: R$ 240
Os ingressos podem ser comprado pela internet (www.ticketsforfun.com.br); pelo telefone 4003 5588 (válido para todo o país); nos pontos de fixos (http://premier.ticketsforfun.com.br/content/outlets/agency.aspx), ou na Bilheteria Oficial (Credicard Hall: Av. das Nações Unidas, 17.981 - Santo Amaro)
Mais informações: www.mastercardshowpass.com.br
Vendas limitadas a 06 ingressos por pessoa

watersmapasp1

São Paulo
3 de abril de 2012
Morumbi
Pré-venda American Express, Membership Cards e Bradesco Cartões: de 28/10 a 30/10, a partir de 0h
Venda ao grande público: 31/10, a partir de 0h
Valores:
Setor Prime: R$ 900
Setor VIP A: R$ 750
Setor VIP B: R$ 750
Setor VIP C: R$ 750
Setor 1: R$ 650
Setor Lateral A: R$ 650
Setor Lateral B: R$ 650
Setor 2: R$ 550
Setor 3: R$ 500
Setor 4: R$ 450
Inferior A: R$ 300
Inferior B: R$ 300
PNEs: R$ 180
Superior Premium: R$ 450
Superior Laranja: R$ 450
Arquibancada Azul: R$ 200
Arquibancada Laranja: R$ 180
Arquibancada Vermelha: R$ 200
Arquibancada Especial: R$ 240
Os ingressos podem ser comprado pela internet (www.ticketsforfun.com.br); pelo telefone 4003 5588 (válido para todo o país); nos pontos de fixos (http://premier.ticketsforfun.com.br/content/outlets/agency.aspx), ou na Bilheteria Oficial (Credicard Hall: Av. das Nações Unidas, 17.981 - Santo Amaro)
Mais informações: www.mastercardshowpass.com.br
Vendas limitadas a 06 ingressos por pessoa

watersmapasp31

Tags desse texto:

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado