Últimas Notícias

Roger Waters leva mais 50 mil ao segundo show em Santiago

Em nova apresentação no Chile, espetáculo de ex-líder do Pink Floyd desperta admiração de público e crítica; turnê segue para temporada de 9 datas na Argentina, antes de vir ao Brasil. Foto: Francisco Longa/Agencia Uno/Divulgação.

Roger WatersO Chile reverencia o espetáculo “The Wall”, de Roger Waters, “encenado” pela segunda vez na noite de ontem (3/3) para cerca de 50 mil pessoas no estádio Nacional, em Santiago. Seguindo o mesmo roteiro de sábado (leia aqui), o ex-baixista do Pink Floyd uma vez mais dedicou o show ao ativista político chileno Víctor Jara, assassinado pela ditadura nos anos 1970, e estendeu a homenagem ao sacerdote anglo-chileno Miguel Woodward, também vítima da ditadura local.

O diário “La Tercera”, que na ediçao de sábado havia chamado o espetáculo de “o show mais deslumbrante que já passou pelo Chile”, neste domingo fez paralelos com outras turnês, ao concluir que Waters superou shows de grupos como o do U2, em 2006, em termos de “encenação mais ambiciosa”. A cobertura dos dois shows ocuparam a primeira página do caderno de cultura do jornal, que ainda usou o site para publicar matérias relacionadas, como uma em que o cantor Kipp Lennon, que faz backing vocals no show, foi entrevistado.

O repertório do show, diferentemente do que acontece com grupos que tocam a íntegra de álbuns clássicos, que incluem músicas de outros discos, no início ou no bis, é exclusivamente o mesmo do álbum “The Wall”, lançado pelo Pink Floyd em 1979, num conceito fechado; veja a lista de músicas no final do texto. Durante o intervalo, que separa as músicas dos dois LPs originais, um muro gigante cobre todos os integrantes do gupo de Waters. É quando ele conclama a plateia para por o muro abaixo.

Agora, a turnê “The Wall” vai para a Argentina, onde fica em cartaz, no estádio do River Plate, numa verdadeira temporada de nove apresntações, nos dias 7, 9, 10, 12, 14, 15, 17, 18 e 20. No Brasil, a estreia acontece em Porto Alegre, no estádio da Beira-Rio, no dia 25/3. Depois, passa pelo Rio de Janeiro, no estádio do Engenhão, dia 29/3; e tem em São Paulo, no estádio do Morumbi, duas apresentações, nos dias nos dias 1 e 3/4. Veja os detalhes de cada cidade nesse endereço.

Detalhes da turnê

Na turnê “The Wall” o ex-baixista do Pink Floyd toca pela primeira vez, ao vivo, no Brasil, a íntegra do álbum de mesmo título, grande clássico do grupo, lançado em 1979, e que ganhou as telas do cinema com o diretor Alan Parker. Para o show, Roger Waters desenvolveu imagens dinâmicas para ilustrar a história e as canções, à frente de um muro com mais de 137 metros de largura, que forma um telão.

Um dos grandes O momentos do show é o “Fallen Loved Ones”, quando fotografias e histórias de pessoas que perderam a vida em guerras, incluindo o pai de Waters, são apresentadas no telão. Entre os homenageados está o brasileiro Jean Charles de Menezes, morto no metrô de Londres em 2005.

A turnê norte-americana de “The Wall”, em 2010, foi a mais lucrativa em arenas fechadas nos Estados Unidos, arrecadando US$ 89,5 milhões de dólares em 56 shows. A perna europeia da turnê foi tão bem sucedida quanto à americana, com 64 shows realizados em 2011, incluindo as seis datas na O2 Arena, em Londres. Uma delas contou com a presença dos ex-membros do Pink Floyd, David Gilmour e Nick Mason.

Antes da atual turnê, “The Wall” foi realizado ao vivo pelo Pink Floyd apenas 29 vezes, entre 1980 e 1981, como parte de divulgação do álbum. Em julho de 1990, onde Roger Waters celebrou a queda do muro de Berlim em uma performance que atraiu quase meio milhão de fãs à Potsdamer Platz.

Esta é a terceira vez de Roger Waters no Brasil. Antes, ele se apresentou em 2002 e 2007 - veja como foi no Rio. Desde de setembro, toda a discografia do Pink Floyd foi relançada em ediçoes especiais - veja mais aqui.

Números do espetáculo

137 metros de largura por 11 de altura e 5,5 de profundidade é o tamanho da parede
424 tijolos, que serão reciclados após o uso, são utilizados
45 minutos é o tempo para construir o muro
12 pessoas da produção do artista e 8 pessoas das produções locais constroem o muro
27 motores elétricos
32 quilômetros de cabos elétricos, incluindo iluminação, som e potência
172 alto-falantes
23 projetores
9 metros é o diâmetro da tela circular
10 metros é a alturas dos bonecos infláveis
55 toneladas é o peso de todo o cenário
21 caminhões

Set list completo

Parte 1
1- In the Flesh?
2- The Thin Ice
3- Another Brick in the Wall Part 1
4- The Happiest Days of Our Lives
5- Another Brick in the Wall Part 2
6- Mother
7- Goodbye Blue Sky
8- Empty Spaces
9- What Shall We Do Now?
10- Young Lust
11- One of My Turn
12- Don’t Leave Me Now
13- Another Brick in the Wall Part 3
14- The Last Few Bricks
15- Goodbye Cruel World

Parte 2
16- Hey You
17- Is There Anybody Out There?
18- Nobody Home
19- Vera
20- Bring the Boys Back Home
21- Comfortably Numb
22- The Show Must Go On
23- In the Flesh
24- Run Like Hell
25- Waiting for the Worms
26- Stop
27- The Trial
28- Outside the Wall

Tags desse texto:

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado