Som na Caixa

Matanza

Odiosa Natureza Humana
(Deckdisc)

matanzaodiosaSe a trajetória do Matanza é pautada pelo inesperado, chegar ao quarto álbum com o vigor de um estreante é uma de suas mais louváveis características. Ou alguém aí em sã consciência apostaria na longevidade de um grupo fazendo música pesada, misturando country com hardcore e heavy metal, com um vocalista cabeludo de dois metros de altura contando o dia-a-dia de figuras inefáveis e à margem de tudo e todos? Difícil não só pelo tal “conjunto da obra”, mas pela inerente dificuldade de ter o que contar/tocar sem se tornar repetitivo num campo pautado por limites criados de antemão.

Mas é aí que entra o gênio. Donida, o sujeito que concebe praticamente todas as letras e músicas, o visual e a temática única do Matanza, se recusa a sair de casa e, em compensação, volta a criar um punhado de histórias excepcionais, sem fugir do “jeito Matanza” de ser. O que se supunha de repertório limitado se converte numa amplitude de mar aberto. Uma coisa que realça logo na primeira audição desse disco é um surpreendente flerte com a canção pop, no sentido de colar no ouvido do menos entendedor com incrível rapidez. É o que acontece na ótima “Saco Cheio e Mau Humor”, cujo título é puro Matanza; em “Amigo Nenhum” e na saltitante “Tudo Errado”, garantia de pista lotada em qualquer discotecagem rock que se preze. E isso sem entrar no sotaque country de “Carvão, Enxofre & Salitre” e “Conforme Disseram as Vozes”. Esta última descreve com riqueza literária o que se passa na cabeça de destrutivos anti-heróis psicopatas que inspiram cineastas em Hollywood.

Se prefere ficar trancafiado em casa, o Gênio precisa de alguém que mostre sua arte. E aí – sabemos todos – Donida não poderia ter encontrado personagem melhor que Jimmy. Ninguém pronunciaria “amigo nenhum” na música de mesmo título como ele faz: a rascância e a rouquidão da voz que simula o personagem descrito na música são de uma interpretação shakespeariana. Poucos frontman na história do rock encarnam tão bem os personagens descritos nas letras. Quando diz que vai ficar “de saco cheio e de mau humor”, ou que não tem “mesmo a menor paciência pra isso”, dá pra imaginar o grandalhão fulo da vida, emburrado, prestes a partir pra cima do primeiro incauto. E quando ele descreve o “mundo horrível”, com “gente desprezível” em “Em Respeito ao Vício”, incorpora o gênio criador numa simbiose osmótica.

Não é á toa que a palavra misantropia aparece no refrão da faixa-título: foi o misantropo Donida quem a escolheu. Não pense que a fábula do forasteiro do velho oeste que volta à cidade natal da excelente “Amigo Nenhum” não guarda semelhança com o autor. E nem que a figura que “passa as férias no bar” em “Melhor Sem Você” é apenas fruto da genialidade de um compositor maduro. Tudo isso, de certa forma, faz parte do “way of life” do sujeito. Ele sabe que “quem nasceu pra ser solitário precisa de muito tempo sozinho”. Mas também não leve tudo tão a sério a ponto de lhe imputar a responsabilidade pela destruição do shopping de “Conforme Disseram as Vozes” ou as façanhas de “Carvão, Enxofre & Salitre”. Não se pode fazer da genialidade criativa um ônus para o criador.

Essa história toda, entretanto, não é novidade na trajetória do Matanza. Donida já cometeu verdadeiras peças literárias em todos os três álbuns anteriores. Como não lembrar histórias contadas em “Ela Roubou Meu Caminhão”, na impagável “Pé Na Porta, Soco na Cara” ou em “Eu Não Gosto de Ninguém”? Ocorre que aqui ele se supera, como compositor e, sobretudo, como um peculiar contador de histórias rock’n’roll. Não foi ao acaso que o quarteto gravou tudo em três dias, no talo, quase num take só. E, com ele, Jimmy é, mais que em outras fases, mistura de criador e criatura, numa via de mão dupla que revela uma unidade indissociável e inigualável. É por isso que “Odiosa Natureza Humana” não é só a obra-prima do Matanza, mas uma obra de arte em todos os sentidos. Aprecie sem moderação.

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 4 comentários nesse texto.
  1. ROBSOM em agosto 23, 2011 às 9:38
    #1

    Muito bom mesmo, Matanza é a melhor banda de rock do Brasil, o Jimmy tem a voz do caralho, é foda!

  2. Alex em agosto 23, 2011 às 10:18
    #2

    Eu acompanho o Matanza desde os shows no Garage para três pagantes, onde a banda não conseguia nem tocar as músicas por causa dos excessos. Trocaram a banda toda, são absurdamente melhores hoje em dia, principalmente ao vivo. Mas vão me esquartejar, o vocal tem de mudar, como sei que não vai mudar, tem ao menos que mudar a postura na gravação. Ao vivo até funciona bem, mas no estúdio fica muito ruim, sem pegada. Não passa a agressividade que precisaria para as músicas, fica meio que parecendo que “tá cantando por cantar”. Concordo com você, Donida é o cara há muito tempo!

  3. savina em outubro 30, 2011 às 13:57
    #3

    Eu aprecio sem moderação mesmo! CD muito bom!

  4. Augusto Tontini Triana em abril 3, 2012 às 17:09
    #4

    Sobre o que o Alex falou do Jimmy em estúdio, é verdade, ele não passa a mesma agressividade do que ao vivo. Porém isso faz parte, sem falar que achar outro cara com a personalidade e interpretação dele seria quase impossível. Matanza sem Jimmy não existe.

    E parabéns para o maestro Vareta, ele fez composições realmente muito fodas pra esse álbum!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado