O Homem Baile

Adocicado

Mesmo desconhecido pelo público, metal fanfarrão do Beast In Black agrada na abertura para o Nightwish, no Rio. Fotos: Daniel Croce.

O bom vocalista do Beast In Black, Yannis Papadopoulos, dosando bem a voz durante o show

O bom vocalista do Beast In Black, Yannis Papadopoulos, dosando bem a voz durante o show

Pense em uma banda de heavy metal que faz dos teclados/efeitos sintéticos sua principal base de composição e arranjos, deixando as guitarras pra lá de um segundo plano. Que tem até bateria eletrônica/efeitos tocados junto com a acústica, sem a maior cerimônia. E que tenha como especialidade músicas que seguem a cartilha pop da canção radiofônica com introdução, estrofe, ponte e refrão, levando isso tão pragmaticamente a sério de modo a produzir verdadeiro grudes sonoros, um após o outro. E - ainda tem mais essa – fazer uso de absolutamente todos os clichês do heavy metal (e isso é bom!) em cima do palco, resultando em exagerada fanfarronice. É mais ou menos assim que se desenha o show do Beast In Black, na última quinta (13/10), no Vivo Rio, abrindo para o Nightwish (veja como foi).

Mas – alto lá -, teclados onde, se não tem um tecladista no palco tocando o instrumento? É justamente isso o intrigante, porque os sons sintetizados estão lá explodindo nos ouvidos da plateia, venham eles das guitarras, da bateria (são duas, no mínimo), de gravações inseridas no compasso de cada música, ou saiba-se lá de onde. O que torna o show pouco orgânico, por assim dizer, e que muitas das vezes subtrai aquilo que o heavy metal tem de melhor: as guitarras em decibéis altos e agressivos aos ouvidos. A música símbolo para se entender esse procedimento aparece quase no final do show. É “One Night in Tokyo”, que, em substituição a um solo de guitarra, tira dos lugares mais obscuros evoluções instrumento-eletrônico-sintéticas de fazer inveja à chamada música de laptop desses tempos tão estranhos.

Baixista, guitarristas e vocalista em coreografia ensaiada na beirada do palco: uma constante no show

Baixista, guitarristas e vocalista em coreografia ensaiada na beirada do palco: uma constante no show

Só que a composição, como a maior parte das músicas da banda, diga-se, é ótima, e o público, que em princípio pouco conhece o Beast In Black, a julgar pela falta de agitação e de cantoria, reconhece e dispara aplausos efusivos ao final de cada número. O que se nota também pelo esforço do vocalista Yannis Papadopoulos em impingir mais eloquência no início de cada refrão (em “Die By the Blade” isso é flagrante), sem a correspondente resposta do público que, contudo, demonstra-lhe apreço entre uma música e outra. Outras músicas que se destacam no show são “No Surrender” com riffs metálicos aparentemente à vera; “Sweet True Lies”, açucarada ao extremo, do começo à capela às guitarras – aí, sim! – solando e marcando o tempo todo; “Moonlight Rendezvouz”, em um flerte com a cafonice; e a sintetizadaça “From Hell With Love”, recuperada por um belo solo do guitarrista Kasperi Heikkinen.

Em quase todas ele, Papadopoulos, Anton Kabanen (o outro guitarrista e dono da banda) e o baixista Máté Molnár vão para a beirada do palco em coreografia ensaiada – e isso é lindo, mas enjoa -, enquanto o batera Atte Palokangas, escorado por baterias pré-gravadas, ressalte-se, não se cansa de jogar baqueta pro alto enquanto toca. As músicas saem dos três discos lançados nos sete anos de existência, sendo que o segundo, “From Hell with Love”, de 2019, cede cinco faixas das 12 do repertório. Os outros são “Berserker” (2017) e “Dark Connection”, que saiu no ano passado, e cuja capa (uma garota de cabelo rosa e óculos escuros) serve como tela de fundo para o show. No fim das contas, deixa uma boa impressão o Beast In Black, sobretudo para os fãs de Nightwish.

O robusto baterista do Beast In Black, Atte Palokangas, craque em jogar baqueta pro alto ao tocar

O robusto baterista do Beast In Black, Atte Palokangas, craque em jogar baqueta pro alto ao tocar

Set list completo:

1- Blade Runner
2- From Hell With Love
3- Beast in Black
4- Born Again
5- Cry Out For a Hero
6- Moonlight Rendezvouz
7- Sweet True Lies
8- No Surrender
9- Die By the Blade
10- One Night in Tokyo
11- Blind and Frozen
12- End Of The World

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