O Homem Baile

Papo reto

Sem blábláblá, Capital Inicial foca na música em ótimo show na abertura da segunda semana do Rock In Rio. Fotos Divulgação Rock In Rio/I Hate Flash: Renan Olivetti (1 e 2) e Ariel Martini (3).

O vocalista do Capital Inicial, Dinho Ouro-Preto: foco na música e menos falação com o público

O vocalista do Capital Inicial, Dinho Ouro-Preto: foco na música e menos falação com o público

Figura carimbada em tudo o que é edição do Rock In Rio, o Capital Inicial já chamou a atenção no festival mais pelas falas, por vezes certeiras, noutras desastradas, do vocalista Dinho Ouro-Preto, o que de certo modo tem emblematizado a banda ao longo dos anos, e não só em festivais. Dessa vez – thank, God! – foi diferente. Na quinta (3/10), na noite em que abriu a segunda semana do Rock In Rio, no Palco Mundo, Dinho não se deixou cair em deslizes, a banda focou na música, com um repertório quase que completamente conhecido (Legião Urbana included) e o show fluiu que é uma beleza, naquela horinha reservada à bandas de abertura no festival.

Se bem que foi por pouco. Ao término da apresentação, o vocalista não se conteve e, durante os agradecimentos, com os músicos na beirada do palco, além de cantar um trechinho de “Que País é Esse”, que não entrou no show, iniciou uma infértil falação quando o público se preparava para circular em outras atrações do festival. E deu tempo para que se ouvisse miseravelmente a resposta “É porra do Brasil!” de uma sociedade emburrecida. Mas o desvario foi rara exceção entre sucessos que cobrem as várias encarnações da banda, de onde se destacam, numa visão macro, ao menos duas: a) A banda de rock da geração de ouro de Brasília, que demorou a entrar no mercado fonográfico nos anos 80; e b) A banda que renasceu a partir dos anos 2000, com um disco acústico, e conquistou públicos de novas gerações.

De modo que é uma mescla dessas fases ampliadas o repertório do show que, se tem “Independência” com um surpreendente aceite do público, traz também canções manjadas, mas que não podem ficar de fora como “Fátima”, da primeira parte, e “Natasha”, da segunda. Reforça-se que a banda, além da formação de quarteto completada por pelos irmãos fundadores Flávio Lemos (baixo) e Fê Lemos (bateria) e o guitarrista Yves Passarel, fundamental na segunda fase, tem ainda como músicos de apoio Fabiano Carelli e Robledo Silva, que se revezam em violões e tecados, encorpando mais o som da banda. Como se percebe em músicas como “Veraneio Vascaína”, menos crua que na versão original, e na colante “Quatro Vezes Você”, recebida com um gigante mar de palmas.

Dinho interage com o guitarrista Yves Passarel, enquanto um efeito pirotécnico espoca no palco

Dinho interage com o guitarrista Yves Passarel, enquanto um efeito pirotécnico espoca no palco

Interação que se repete na maior parte do tempo, ainda mais em números consagrados não só pela qualidade musical, mas também – e principalmente – pela repetição radiofônico-midiática. Caso de “Primeiros Erros”, o blockbuster assinado por Kiko Zambianchi que até grito de torcida já virou, em um dos grandes momentos do show. Ou em “Tempo Perdido”, trilha sonora de uma geração inteira, da Legião, que Dinho não vacila em apontar como “a maior banda do rock nacional”. Ou ainda “Fátima”, mezzo Legião mezzo Aborto Elétrico (Renato Russo + Flávio Lemos + Fê Lemos), numa versão mais dura, com poucos teclados e ótima performance de Dinho, para o bem ou para o mal um dos melhores frontman do rock nacional. E o arremate vem em clima de euforia, o que prova a relevância da segunda fase, com “À Sua Maneira”, versão de “De Música Ligera”, da banda argentina Soda Stereo. Show redondinho, sem tirar nem por.

Set list completo:

1- Tudo Vai Mudar
2- Depois da Meia-noite
3- Quatro Vezes Você
4- Independência
5- Música Urbana
6- Tudo Que Vai
7- Primeiros Erros
8- Não Olhe Pra Trás
9- Tempo Perdido
10- Fátima
11- Veraneio Vascaína
12- Natasha
13- A Sua Maneira

Vista Geral do Palco Mundo durante o show do Capital Inicial na retomada do Rock In Rio

Vista Geral do Palco Mundo durante o show do Capital Inicial na retomada do Rock In Rio

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado