O Homem Baile

Oásis heavy metal

Com ênfase nas músicas do novo álbum e flerte com a música erudita, Sepultura brilha como maior representante da música pesada no Rock In Rio. Fotos: Ariel Martini/I Hate Flash (1, 3 e 4) e Derek Mangabeira/I Hate Flash (2).

O vocalista do Sepultura, Derrick Green, no comando de um show avassalador, o último do Palco Sunset

O vocalista do Sepultura, Derrick Green, no comando de um show avassalador, o último do Palco Sunset

Numa edição em que o Rock In Rio deu às costas para o heavy metal e adjacências, coube ao Sepultura representar o gênero, que, até então, tinha ao menos uma das sete datas de cada edição para chamar de sua. E o resultado dessa representatividade involuntária, por assim dizer, não poderia ter sido melhor. Vivendo ótima fase com o lançamento do álbum “Machine Messiah” (saiba mais), que volta a esboçar trilhas de renovação dentro da música pesada, o grupo chegou à noite de encerramento no Palco Sunset, no domingo (24/9), com pompa e circunstância: palco com cenário de headliner com plataformas, escadarias e cenário alusivo ao disco novo e a participações de violinistas e violoncelistas da Família Lima em quase todas as músicas.

Tudo com o desafio de reproduzir, ao vivo, a sonoridade da intrincada produção que confere à “Machine Messiah” os ares de renovação muitas vezes difíceis de se encontrar na seara do metal. Como é a primeira vez que o Sepultura toca no Rio desde o lançamento do disco, em janeiro, o show ganha ainda mais o élan do ineditismo. A faixa-título, por exemplo, é executada pela primeira vez ao vivo, e olha que já rolaram extensas turnês pela Europa e Estados Unidos este ano. A música, precedida por um clima de tensão inerente a esse novo trabalho, realça a habilidade das guitarras de Andreas Kisser, inspirado na composição e com ótima pegada ao vivo. O som, alto e consistente como se fosse o último – e era! –, reforça a substância sonora desse renovado Sepultura.

O inspirado guitarrista Andreas Kisser, maestro da apresentação que funde heavy metal e erudito

O inspirado guitarrista Andreas Kisser, maestro da apresentação que funde heavy metal e erudito

O início do show é avassalador, com a duplinha “I Am the Enemy” e “Phantom Self”, realçando o fantástico trabalho dos violinos, em meio a um som pesado, tenso, cheio e por vezes veloz, sob o comando de Eloy Casagrande. Ex-promessa, o jovem baterista já está entre os melhores do Brasil e do mundo e impõe um ritmo alucinante para que os demais integrantes corram atrás. E eles correm, e os violinistas também, e o resultado é um explosivo choque de música erudita com metal difícil de ser ver na medida correta, ainda mais em uma apresentação ao vivo. “Phantom Self”, um dos primeiros singles do disco, recebe um arranjo extraordinário, e é um dos pontos altos da noite, quando faz o público se acabar em rodas de dança, umas intercedendo às outras, antes mesmo de um único clássico ser tocado.

O público pode não ter se dado conta, mas, nessa turnê, pela primeira vez, salvo ocasiões especiais, o Sepultura está tocando mais músicas da discografia com Derrick Green nos vocais do que com as da fase com Max Cavalera, quando a banda esteve no topo do metal mundial. É outro sintoma de renovação e afirmação, ainda que mais de 20 anos depois da traumática mudança. Imagine que até a potente instrumental “Iceberg Dances” é tocada, e, em meio a um turbilhão sonoro, há espaço para um duelo guitarra x teclados e ao delírio de violão clássico, que Andreas retoma na fase atual. Em “Sworn Oath”, o volume altíssimo do som que sai das caixas salienta ainda mais o peso cadenciado/dramático que chega ao ápice em um solo meticuloso de grande intensidade, em outro grande momento de um arrojado Kisser.

Derrick Green, ao lado de um dos violinistas da Família Lima: encaixe perfeito em apresentação única

Derrick Green, ao lado de um dos violinistas da Família Lima: encaixe perfeito em apresentação única

Arrojo que se repete ainda em “Resistant Parasites”, dessa vez apontando para a melodia mais alta, em um encontro de encaixe perfeito com a cama ade violinos/violoncelos; são uns oitos, posicionados em uma plataforma, no alto. O público, parte estarrecido parte imbuído de se acabar de tanto se estapear, agita do início ao fim. Com tempo muito curto de show – uma horinha só -, o encerramento não tarda e vem repleto de sucessos, verdadeiras legendas do metal mundial. “Arise” é atropelamento puro, com Casagrande possesso, e “Refuse/Resist”, dona da mais eficaz introdução de uma música no heavy metal, causa furor na massa do entorno do Palco Sunset. E o refrão vomitado de “ Roots Bloody Roots” segue ecoando nas montanhas de Curicica para todo o sempre.

Set list completo:

1- I Am the Enemy
2- Phantom Self
3- Kairos
4- Inner Self
5- Machine Messiah
6- Iceberg Dances
7- Sworn Oath
8- Resistant Parasites
9- Arise
10- Refuse/Resist
11- Ratamahatta
12- Roots Bloody Roots

O baterista Eloy Casagrande, ex-promessa que já pode ser colocado entre os melhores do mundo

O baterista Eloy Casagrande, ex-promessa que já pode ser colocado entre os melhores do mundo

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado