O Homem Baile

Caldeirão do Papito

Show do Supla no Circo Voador tem homenagem à Dona Marisa, música para Donald Trump, reggae, metal, Beatles e David Bowie. Fotos: Nem Queiroz.

Figuraça:

Figuraça: Supla no início do show, paramentado com o casaco do Charada, luvas e óculos escuros

Papito! Papito! Papito! É o que grita o público numeroso no Circo Voador na noite deste sábado (4/2). Eles querem porque querem que a banda de Supla, mesmo configurada como abertura para o consagrado Titãs (veja como foi), volte ao palco para tocar mais. Já tinham rolado hits do Tokyo e da carreira solo, e a solução foi mandar “She Loves You”, dos Beatles, para o arremate da uma horinha a que ele tinha direito. Tempo muito bem aproveitado – diga-se -, por conta de um show com 19 músicas, sem blablabá e bastante diversificado, tanto musicalmente, com punk rock, metal, reggae e o escambau, como do ponto de vista do repertório, que praticamente abraça todas as fases da carreira do músico e celebridade nas horas ocupadas.

No início, não parecia que seria assim. A chegada do público era lenta e não dava a entender que havia muita gente ali interessada em algo que fosse diferente de “Cabeça Dinossauro”/“Flores”/“Marvin”. O que garante a adesão da turma é a ótima performance de Supla, que cativa a cada música, escorado por uma banda com bons músicos e muitíssimo bem entrosada/ensaiada. O gaiato pula, se joga no chão como nos tempos do punk de verdade, pede um baseado, desce para cantar no meio do salão, e, quando se dá conta, vê o publico cantando em uníssono o hit “Garota de Berlim”, iniciado de supetão, coladinho em “Humanos”, outro sucesso do Tokyo, banda que o revelou. Sim, os anos 80 e o Plano Cruzado foram tão generosos que reservaram hits até para quem estava em um honroso segundo escalão.

Bem acompanhado: Supla à frente da banda de apoio, certinha e tocando com boa desenvoltura

Bem acompanhado: Supla à frente da banda de apoio, certinha e tocando com boa desenvoltura

Ok que o show também é salpicado por covers de hits que são de domínio público para qualquer um que tenha passado pelas catracas do Circo, como “Pet Sematary”, do Ramones, ou mesmo “Heroes”, de David Bowie, que ganha bela interpretação graças à boa voz e à pronúncia quase nativa de Supla, que também canta muito bem. Ocorre que mesmo quando toca as músicas próprias, incluindo as novinhas em folha, do novo álbum, “Diga o Que Você Pensa”, o ritmo da apresentação não cai; ao contrário, cresce por conta do carisma do músico e pelo fato de a banda tocar certinho, sem buracos entre uma e outra canção. Prevendo que não vai agradar a todos, Supla dedica “Anarquia Lifestyle” à ex-primeira dama Marisa Letícia, falecida por esses dias, ao mesmo tempo em que xinga todos os políticos – caso dos pais dele, lembre-se.

Antes, segura uma peruca que remete à Donald Trump, tal qual um Shakespeare punk contemporâneo, para cantar “Trump Trump Trump”, também do disco novo, que zoa com o presidente americano. Outras desse material são a própria “Diga o Que Você Pensa”, que abre a noite ainda em clima de desconfiança, e é citada no desfecho de “Garota de Berlim”, o reggae roots “Parça da Erva” e “Extremistas Fundamentalistas”, na qual o músico improvisa espécie de dança do ventre sem noção. As performances de Supla, vamos e venhamos, embora conquistem o público, de um modo geral não são lá muito agradáveis. As de “Eu Só Quero Comer Você”, que traz toda a picardia juvenil do rock de raiz, e “Mão Direita”, um clássico b-side muito bem vindo, constrangem, mas divertem.

Tal qual um Shakespeare punk contemporâneo, Supla zoa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Tal qual um Shakespeare punk contemporâneo, Supla zoa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O repertório (veja a lista com todas as músicas tocadas no final do texto) tem também “Melodies From Hell”, surf music que dá título do terceiro álbum do Brothers Of Brazil, o projeto mais recente com o irmão João Suplicy, interessante por pitoresco, no qual Supla toca bateria e canta; “Green Hair (Japa Girl)”, bossa nova que curiosamente é uma das marcas registradas do músico; e uma versão com riffs de guitarra totalmente heavy metal e pegada pesada para “Imagine”, de John Lennon - imagine isso -, além da impagável “Encoleirado”, hino da felicidade atroz do homem bem casado, que todo mundo conhece. Caso Supla decida realmente investir mais no lado músico do que no de celebridade, pode conseguir mais reconhecimento do que imagina. Go, Supla! Go!

Set list completo:

1- Diga o Que Você Pensa
2- O Charada Brasileiro
3- Eu Só Quero Comer Você
4- Trump Trump Trump
5- Pet Sematary
6- Anarquia Lifestyle
7- Baby Doll
8- Parça da Erva
9- Cenas de Ciúme
10- Heroes
11- Melodies From Hell
12- Mão Direita
13- Encoleirado
14- Extremistas Fundamentalistas
15- Imagine
16- Green Hair (Japa Girl)
17- Humanos
18- Garota De Berlim
Bis
19- She Loves You

Punk que é punk tem que pular alto e se esborrachar no chão sem medo de se quebrar, né, Supla?

Punk que é punk tem que pular alto e se esborrachar no chão sem medo de se quebrar, né, Supla?

Tags desse texto:

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

trackbacks

There is 1 blog linking to this post
  1. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Trio de ferro

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado