O Homem Baile

No sufoco

De volta ao Rio 30 anos depois, Exciter supera calor desumano e revê era embrionária do thrash metal em ótimo show. Fotos: Luciana Pires.

O polivalente Dan Beehler comanda o show do Exciter tocando bateria e cantando ao mesmo tempo

O polivalente Dan Beehler comanda o show do Exciter tocando bateria e cantando ao mesmo tempo

A luta do sujeito que está sentado atrás daquele enorme coletivo de tambores e pratos é para vencer o desumano calor de estufa que se coloca no apertado palco. Antes, ele tem duas tarefas nada fáceis para executar, simultaneamente. A primeira e certamente mais importante é espancar todos aqueles tambores em velocidade quase sempre descomunal, incluindo viradas, andamentos e marcações incomuns até para o heavy metal, gênero que ele e os dois comparsas escolheram para a vida desde a adolescência. A segunda - cantar com uma voz aguda e bem conservada vários clássicos - tem a ajuda dos dois e da plateia, mas, mesmo assim, vamos e venhamos, Dan Beehler corta um dobrado para finalizar aquela horinha de show cronometrada como um reloginho suíço que não admite atraso.

Sim, estamos no valoroso Teatro Odisséia na noite desta quarta (22/2) e o Exciter está de volta ao Rio depois de completos 30 anos em dezembro, o que faz do show, guardadas as devidas proporções – e bota guardadas nisso – fadado a comparações. Ou não, quando se verifica razoável renovação de público, sobretudo entre os que sobem no palco e se atiram indelevelmente sobre o os demais. Ou, por outra, é a chance dessa turma, enfim, ver ao vivo, tête-à-tête, a tal banda que tocou para um Maracanãzinho lotado da qual tanto os pais falam. Reflexões que um trio absolutamente em forma impede que sejam feitas, sobretudo em músicas seminais para o então embrionário thrash metal, como “Heavy Metal Maniac”, título do álbum de estreia, de 1983, a primeira a desencadear intensas rodas de dança entre os que sobreviveram ao show do Sacred Reich, na abertura; veja como foi.

John Ricci e Allan Johnson, respectivamente guitarrista e baixista do Exciter, interagem no palco

John Ricci e Allan Johnson, respectivamente guitarrista e baixista do Exciter, interagem no palco

Beehler, que só voltou para a banda há menos de três anos, é ladeado pelo guitarrista John Ricci, responsável por solos que seguem identificando o Exciter com o segmento que um dia se chamou speed metal, e pelo baixista Allan Johnson, cuja voz grave, quase gutural, faz ótimo contraponto à do baterista. Ou seja, nada mais nada menos que a formação original reunida outra vez, com as jaquetas e braceletes espinhosos em ação, o que não é pouco para quem começou tudo com tenra idade e segue botando pra quebrar. É o que faz de “Violence & Force” espécie de pedrada old school juvenil, dado o vigor e ao mesmo tempo salientando a casca de quem é adolescente há mais de 30, 40 anos. A música dá título ao segundo disco do grupo, que cede ainda “Pouding Metal” e seu riff matador ao repertório.

Mas se o assunto é riff, melhor ficar com outra das antigas. “Iron Dogs”, iniciada com belo solo de guitarra, repleta de distorção, sem disfarçar a peraltice de Eddie Van Halen, tem a cadência que o thrash metal consagrou ao usá-la para mudar violentamente o andamento na parte final de uma música. E como funciona bem ao vivo. O sprint final, com a dobradinha “Beyond the Gates of Doom” e “Long Live the Loud”, ambas velocíssimas e com o som de ótima qualidade no talo, é simplesmente matador. Na segunda, um daqueles caras mais novos sobe no palco e canta o refrão junto com Johnson, e Dan Beehler se livra do sacrifício com o semblante de triatleta em início de carreira ao cruzar a linha de chegada. Da próxima vez – fica a dica - os produtores podem usar a as luzes como iluminação mesmo, não como estufa.

Arisco: John Ricci desanda a fazer solos ultra distorcidos na introdução de várias das músicas

Arisco: John Ricci desanda a fazer solos ultra distorcidos na introdução de várias das músicas

Set list completo:

1- I Am the Beast
2- Rain of Terror
3- Heavy Metal Maniac
4- Iron Dogs
5- Victims of Sacrifice
6- Stand Up And Fight
7- Violence & Force
8- Rising of The Dead
9- Pounding Metal
10- Beyond the Gates of Doom
11- Long Live the Loud

Tags desse texto:

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

trackbacks

There is 1 blog linking to this post
  1. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Verve aguçada

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado