Rock é Rock Mesmo

A relevância do Abril Pro Rock

Se deixasse de existir hoje, o festival já teria feito bastante para a música brasileira. Mas, como persiste, ainda vai se mostrar muito útil, divertido e interessante.

Meus amigos, o tempo, passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa. Mentira. Não continua, não. Nos últimos 20 anos, muita coisa que existia, de repente, deixou de existir. Não sei se vocês se lembram onde estavam há 20 anos, mas era o que eu pensava quando me divertia ao ver, num telão, entre um show e outro do Abril Pro Rock desse ano, cenas da primeira edição, que acontecia há exatos 20 anos. Para o ser humano é engraçado rir de si próprio, ao se deparar com os costumes de outros tempos: roupas, corte de cabelo, trejeitos. E repito. Muita coisa mudou e muita coisa deixou de existir nesses 20 anos.

Não o Abril Pro Rock. O festival teve lá seus dias de glória, e não foram poucos. Primeiro, revelou aquela que é última grande revolução na música brasileira: o mangue beat. Depois, teve a vocação de apontar artistas novos para o mercadão. Numa época em que olheiros de gravadoras perseguiam novos artistas, era para o Abril Pro Rock que eles eram mandados. E foi de lá que saíram, de contrato assinado, Penélope Charmosa e Los Hermanos, dois nomes que me lembro de cabeça, mas sabemos que são muito mais. Ok, a Penélope primeiro perdeu o charme e depois acabou. O Los Hermanos, aliás, também acabou. E o Abril Pro Rock continua, sempre no mês de abril, há 20 anos. Pode parecer pouco, mas já reparam como tem festival que não consegue se fixar numa data? E que, em 20 anos, bandas e festivais começaram e acabaram e o APR continua lá?

Outro dia ouvimos, ao vivo, em rede nacional da internet, gente que, há 20 anos talvez ainda usasse calças curtas, questionando a relevância do Abril Pro Rock. É bom o questionamento. Faz parte do processo. Eu próprio já fui a outras edições do festival e de lá saí com a pulga atrás da orelha. Achava que estava faltando alguma coisa (e estava mesmo), que o festival estava sem rumo, que era preciso se reinventar, que a falta de um “novo mangue beat” estava matando o Abril Pro Rock e blábláblá. Questionamentos de quem foi e viu o evento acontecer em fases e lugares diferentes, e de quem há 20 anos já andava por aí em porta de show com os olhos bem abertos. E o Abril Pro Rock, acontecendo, ano após anos, todo mês de abril.

Não, não sou um especialista em Abril Pro Rock. Tive a oportunidade de ir ao Recife cobrir algumas edições e sou grato à produção pelo interesse da cobertura de todos os veículos em que trabalhei e foram escolhidos para tal. Este velho homem da imprensa ainda não completou 20 anos de jornalismo, mas tem, sim, mais de 30 de rock. Na parte desses 20 anos do APR que pude acompanhar, aprendi muita coisa. A admirar uma roda de pogo que não tem igual por onde passei; a ver o mesmo sujeito pular com Ratos de Porão e com Lia de Itamaracá; a ver de perto uma cultura que a gente aqui de baixo chama de folclore, saltitar vivinha da Silva. E a respeitar tudo isso.

Há, sim, baixas nesses 20 anos. Outro dia, o baixista do Megadeth me disse que, numa banda que dura tanto tempo como a dele, é natural mudanças de formação e idas e vindas de integrantes. Pois, em 20 anos, é melhor ser senóide do que curva de Gauss. Imaginem se, em 20 primaveras, surgissem exatos 20 Chicos Science? E 20 Marcelos Camelos então? Repito que já escrevi, aqui e acolá, que o festival andou perdido, em meio ao passar do tempo, e que precisava se reinventar. De certa forma, é o que tem acontecido. De uma hora para outra, vi a equipe do festival, sempre liderada por Paulo André, renovada. Repórteres de veículos locais surgiram, com rádios e microfones colados nos ouvidos e com a mão na massa, na equipe da produção. Até gente de festivais vizinhos contribuíram nessa reinvenção. Demora, mas as coisas se ajeitam, quando se dá o tempo para os resultados aparecerem, como se diz no futebol. E está aí o festival, firme e forte, com 20 anos de história.

Digo isso para atestar que a edição desse ano do Abril Pro Rock – por assim dizer – foi como uma das antigas. O início da turnê de retorno do Los Hermanos, na sexta (veja como foi), grande sacada, fez o Brasil inteiro voltar os olhos para o festival, como nos velhos tempos. Jornalões que há tempos não se interessavam pelo festival, como “O Globo” e “Folha”, lá estavam com representantes maiorais. Sites líderes de acessos tinham lá figuras da maior importância para a crônica musical. E o show dos Hermanos teve ingressos esgotados e o recorde de público em 20 anos de festival. No sábado, os camisas pretas deram de ombros para Paul McCartney, que lotou o Mundão do Arruda na mesma data, e colocaram 7 mil cabeças – 2 mil a mais que em 2011 – no Chevrolet Hall. E o domingo só não repetiu o feito porque ousou numa programação com pratas da casa que sempre tocam no Recife (às vezes em eventos gratuitos) e não conseguiu um nome internacional de peso para encabeçar a programação. Nada que tenha tirado o brilho da edição de 20 anos.

Dito isso, dou-me o direito de responder o sujeito que, há 20 anos, devia usar calças curtas. A relevância do Abril Pro Rock está em existir, perseverar, não deixar um abril sequer, em 20 anos, passar em branco. Se deixasse de existir hoje, o festival já teria feito bastante para a música brasileira. Mas, como persiste, ainda vai se mostrar muito útil, divertido e interessante. Dois mil e treze certamente será apenas um novo marco para Paulo André e sua renovada equipe. O ano em que irá marcar o recomeço e, ao mesmo tempo, a manutenção de uma ideia que jamais deixou de existir. Eis aí a relevância do Abril Pro Rock. Parabéns aos envolvidos.

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 8 comentários nesse texto.
  1. Luiz R. em abril 27, 2012 às 14:37
    #1

    O Abril Pro Rock mostra a cada edição a relevância e importância para a região, se consolidando como um dos maiores festivais do país o que pra mim merece muito respeito! Vida longa ao festival!

  2. Gabriel Costa em abril 27, 2012 às 16:45
    #2

    Belo texto!

  3. Adelvan em abril 27, 2012 às 20:54
    #3

    Excelente texto. Assino embaixo e aplaudo de pé - o Abril pro rock também tem me surpreendido a cada ano, e olha que fui pra quase todos. Só perdi umas 3 ou quatro edições.

  4. pedro de luna em maio 1, 2012 às 9:22
    #4

    Bragatto, só não entendi se você foi ou não ao evento, porque falou pouco dos shows… Você tava lá de novo?

    Bons tempos quando íamos nesse fest nos anos 90 hein?

    Abraços!

  5. Marcos Bragatto em maio 1, 2012 às 10:21
    #5

    Vai na seção “O Homem Baile” que você fica sabendo sobre os shows, Pedro.

  6. Gilson em maio 6, 2012 às 16:52
    #6

    Este sim um texto relevante como sempre!

  7. CristhinaSanthos em maio 27, 2012 às 12:21
    #7

    Vlw. “é melhor ser senóide do que curva de gauss” arrasou!

  8. Cesar em setembro 11, 2012 às 2:25
    #8

    E o Pablo Capilé ainda diz que não tem relevância.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado