Últimas Notícias

Em Floripa, Paul McCartney encerra turnê pelo Brasil

Músico tocou ontem, no Estádio da Ressacada, para cerca de 30 mil pessoas, na terceira e última apresentação do giro pelo País. Foto (do show do Recife): Marcos Hermes/Divulgação.

Paul McCartney Recife 2012Cerca de 30 mil pessoas compareceram ao Estádio da Ressacada, ontem (25/4), em Florianópolis, para ver a terceira e última apresentação da nova turnê de Paul McCartney no Brasil. No repertório, Paul surpreendeu e voltou a tocar “Hope of Deliverance”, que nem sempre entra nos shows. A abertura voltou a ser com “Magical Mystery Tour”, como acontecera na primeira noite no Recife, sábado passado; veja o set list completo no final do texto.

Embora tenha lançado em fevereiro um novo álbum, “Kisses On The Bottom”, desse trabalho só “My Valentine” foi tocada, como tem acontecido em toda a turnê. É quando o clipe da canção, lançado este mês, estrelando Natalie Portman e Johnny Depp, e com direção do próprio McCartney, é exibido no telão.

Paul McCartney saudou a plateia falando português. “Boa noite, manezinhos”, disse, usando o termo que designa os locais. Ao longo do show, como de hábito, o músico tentou várias palavras em português, para o encantamento da plateia, que, mesmo com chuiva, não se intimidou no espetáculo.

Nos shows do Recife, que reuniram 80 mil pessoas no sábado e no domingo, o Beatle lembrou Luiz Gonzaga, ao dizer que disse estar feliz por se apresentar na terra do músico brasileiro. A apresentação de sábado foi considerada “morna” pela crônica especializada, marcada por um aparente desinteresse do público, que fazia muito barulho no show, sem prestar a devida atenção as músicas. Clique aqui para ler sobre o show de sábado, e aqui para ver como foi o de domingo.

Os shows de Paul no Recife movimentaram a cidade, a ponto de todos os hotéis estarem lotados. Segundo a produção do show, quase metade dos bilhetes foram vendidos para os estados vizinhos à Pernambuco. De acordo com o levantamento, o eixo Rio-São paulo teria colaborado com apenas 4% dos ingressos vendidos. E Recife recebeu ainda, no mesmo final de semana, a edição de 20 anos do Abril Pro Rock e a turnê atual de Chico Buarque.

O repertório do Recife foi basicamente o mesmo do show de Bogotá, realizado na quinta (17/4), quando cerca de 30 mil pessoas compareram ao Estádio El Campín (veja como foi) para assistir à apresentação do Beatle. Foi também o primeiro de McCartney no País, e o incluiu a apresentação da “rara” “Hope of Deliverance”.

No show de Assunção (veja como foi), outras 30 mil pessoas - na maioria fãs dos Beatles - foram ao Estádio Defensores del Chaco, mas o espetáculo foi assisido em telões e comentado por todo o País, que também recebeu McCartney pela primeira vez na história. O show foi celebrado como um encontro de gerações, famílias e tribos de diferentes segmentos do rock, incluindo hippies, punks e moderninhos de plantão. Simpático, Paul falou algumas palavras não só em espanhol, mas em guarani, língua de origem dos paraguaios, conquistando o público, que vibrava a cada canção.

Em Montevidéu, no Uruguai, no último domingo (veja como foi), mais de 50 mil pessoas compareceram ao mítico Estádio Centenário para ver o início da perna latino americana da turnê. Além dos que viram o espetáculo no estádio, estima-se que outras 10 mil pessoas acompanharam McCartney em um telão montado especialmente para o evento no centro de Montevidéu. O artifício também foi usado em outras cidades, como Rivera e Maldonado, que tiveram telões instalados em estádios de futebol, atraindo bom público.

O roteiro da turnê “On The Run” se assemelha ao dos shows que passaram pelo Brasil em 2010, em São Paulo, e em 2011, no Rio (clique para ver como foi). A banda de Paul McCartney é também a mesma que toca com o músico há 10 anos, com Brian Ray (baixo e guitarra), Rusty Anderson (guitarra), Paul Wix Wickens (teclados) e Abe Laboriel Jr (bateria). Juntos, eles já fizeram mais de 250 shows nesse período.

Agora, turnê “On The Run” segue para o México, onde duas apresentações estão agendadas, nos dias 5 e 8 de maio, respectivamente em Guadalajara e na Cidade do México.

A turnê “On the Run” teve início em julho do ano passado, com uma apresentação no Yankee Stadium, em Nova Yorque, e já passou por algumas cidades nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Emirados Árabes. Veja quais músicas foram tocadas no show de ontem, em Florianópolis:

1- Magical Mystery Tour
2- Junior’s Farm
3- All My Loving
4- Jet
5- Drive My Car
6- Sing the Changes
7- The Night Before
8- Let Me Roll It
9- Paperback Writer
10- The Long and Winding Road
11- Nineteen Hundred and Eighty Five
12- My Valentine
13- Maybe I’m Amazed
14- I’ve Just Seen A Face
15- Hope of deliverance
16- And I Love Her
17- Blackbird
18- Here Today
19- Dance Tonight
20- Mrs. Vandebilt
21- Eleanor Rigby
22- Something
23- Band on the Run
24- Ob-La-Di, Ob-La-Da
25- Back in the USSR
26- I’ve Got a Feeling
27- A Day in the Life
28- Let It Be
29- Live and Let Die
30- Hey Jude
Bis
31- Lady Madonna
32- Day Tripper
33- Get Back
Bis
34- Yesterday
35- I Saw Her Standing There
36- Golden Slumbers
37- Carry That Weight
38- The End

Tags desse texto:

Comentários enviados

Existem 2 comentários nesse texto.
  1. em abril 30, 2012 às 22:20
    #1

    Brother… a lista tá incompleta! Faltou Ram On, Yellow Submarine, Give Peace a Chance, 1985 (essa eu não lembro, mas me disseram). Abraço!

  2. Marcos Bragatto em maio 1, 2012 às 10:23
    #2

    Zé, “Ram On”, “Yellow Submarine” e “Give Peace a Chance” foram só citadas em pequenos trechos, e 1985 = Nineteen Hundred and Eighty Five, tá lá.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado