No Mundo do Rock

Baixista descarta retorno do Creedence original

Stu Cook, que volta ao Brasil em março com o Creedence Clearwater Revisited, nem quer ouvir falar da volta de John Fogerty, autor de todas as músicas. Fotos: Divulgação (1 e 3) e Luciano Oliveira (2).

Na formação do Creedence Clearwater Revisited, Stu Cook é o de camisa branca, e Cosmo o de camiseta

Na formação do Creedence Clearwater Revisited, Stu Cook é o de camisa branca, e Cosmo o de camiseta

O baixista da formação original do Creedence Clearwater Revival, Stu Cook, deixou claro que não deve acontecer uma reunião do grupo, como tem cogitado o vocalista/guitarrista Jonh Fogerty. “Toda essa conversa de reunião do ‘Revival’ não tem fundamento”, disse baixista, seco, numa entrevista concedida via-email a este Rock em Geral. “Eu não acredito que ele (Fogerty) disse isso (que gostaria de voltar com o Creedence), muito menos para mim ou para o Cosmo (baterista)”, completou Cook, duvidando das notícias que têm pipocado na imprensa internacional desde o ano passado.

Ele, Doug “Cosmo” Clifford, John Tristao (vocal e guitarra base), Kurt Griffey (guitarra solo, que entrou no ano passado) e Steve Gunner (teclados, harmônica e percussão), voltam ao Brasil em março, para uma turnê que passa por seis cidades, atendendo pelo nome de Creedence Clearwater Revisited. O projeto, criado como brincdeira, só para manter o legado do grupo original, tocando em pequenos bares no interior dos Estados Unidos, foi muito além do que se esperava. “Estamos entrando no 18o ano em 2012″, conta Cook. “Tem sido uma experiência incrível, que nós nunca imaginamos que fosse acontecer. O ‘Revisited’ tocou mais de mil vezes em mais de 30 países, para mais de um milhão de fãs”, contabiliza. “Fazemos mais de 75 shows por ano”. Só no Rio, está já é a terceira vez do grupo, sempre com casa lotada.

Nesses 17 anos, o grupo só lançou um único álbum, “Recollection”, em 1997, justamente uma coletânea de momentos gravados ao vivo e - pasmem- jamais gravou sequer um DVD/Blu-ray. “Nunca foi nossa intenção acrescentar nada ao repertório original do Creedence. Podemos fazer novas gravações ao vivo, e esperamos ter um DVD no futuro, mas essa não é a prioridade”, diz o baixista. O negócio deles é tocar.

John Fogerty no show do Rio, em maio de 2011

John Fogerty no show do Rio, em maio de 2011

Convenhamos que uma banda que não compõe, não lança discos e não renova o próprio repertório estaria fadada ao fracasso, mas não é esse o caso do Creedence Clearwater Revisited. E se isso acontece é porque o grupo tem um punhado de canções consagradas as quais as pessoas simplesmente não se cansam de ouvir. Ocorre que esse repertório é praticamente todo de autoria de John Fogerty, daí a esperança dos fãs mais dedicados em ver o grupo reunido outra vez. Só no álbum “Recolletion”, que é basicamente o repertório do “Revisited” até hoje, das 22 faixas do CD duplo, 18 são de Fogerty e as outras quatro são covers. Quando Stu Cook e Cosmo anunciaram a criação do “Revisited”, muita gente torceu o nariz, mas o shows não param de lotar.

Curiosamente, John Fogerty veio ao Brasl com sua banda solo no ano passado (veja como foi), mas não conseguiu a mesma lotação que o “Revisited” teve nas duas oportunidades em que esteve no Rio. Perguntado se, depois de o público carioca ter visto o show com o compositor original das músicas, ele irá exigir mais do “Revisited”, Stu Cook foi lacônico: “talvez o público vá é exigir dele uma performance melhor”. Golaço, Stu, mas não seria mais legar ter o Fogerty à frente da banda, já que ele é o autor das músicas (tenta o repórter)? “Estamos muito felizes com a formação atual do grupo”. Fim de discussão.

O Creedence Clearwater Revival existiu entre 1967 e 1972, período em que lançou sete álbuns e obteve grande sucesso com ao menos três deles: “Green River” (1969), “Willy and the Poor Boys” (1969) e “Cosmo’s Factory” (1970). A formação original tinha John Fogerty (vocal e guitarra), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria). Com o fim do grupo, John Fogerty iniciou uma carreira solo, sempre vivendo dos hits do CCR. Seu irmão Tom, que saiu do grupo antes do fim, também teve uma carreira, até o falecimento, em 1990. Stu Cook e Cosmo nada fizeram até montar o Creedence Clearwater Revisited em 1995. Clique aqui para ver os detalhes da turnê brasileira, que acontece em março.

A formação original do Creedence Clearwater Revival, com John Fogerty e inseparável camisa xadrez

A formação original do Creedence Clearwater Revival, com John Fogerty e inseparável camisa xadrez

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Washington de oliveira em outubro 9, 2015 às 6:30
    #1

    Pela entrevista nota-se um jogo de ego, mas paciência.

trackbacks

There is 1 blog linking to this post
  1. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Bailão do rock

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado