Últimas Notícias

Em jornal, Lobão revela mazelas dos festivais de rock

Músico recusou convite para tocar no Lollapalooza BR

Em um texto publicado na edição de hoje (21/11) da “Folha de São Paulo”, Lobão lamenta as condições que lhe foram colocadas para se apresentar na edição brasileira do Lollapalooza e revela o tratamento ruim dispensado a artistas brasileiros em festivais de rock. O músico publicou, no sábado, um vídeo na internet falando sobre o tema - veja aqui.

“Fui contatado para participar da primeira versão brasileira do Lollapalooza, algo que me deixou muito feliz, pois trata-se de um evento realizado e concebido por músicos, colegas que admiro, dando enfoque a produção musical mais criativa”, diz o texto que está na “Folha”. “Para meu espanto e tristeza, soube, por intermédio de seu representante no Brasil, que o critério de escolha dos horários dos shows era por nacionalidade: os brasileiros foram todos inseridos das 10h às 15h (eu teria o ‘privilégio’ de fechar esse programa, tocando das 14h às 15h)”, continua Lobão.

De acordo com o texto, o músico tentou argumentar junto ao empresário, no que obteve a resposta: “os gringos mandam e o sistema é muito rígido; é isso ou é nada… é pegar ou largar”. Intitulado “Festivais não respeitam os artistas brasileiros”, o texto deixa perguntas no ar, como “Por que o tratamento ostensivamente inferior dado aos nomes locais, com cachês pífios, horários de visibilidade insignificante e separação visível dos estrangeiros?” e “Por que insistem em nos convidar para uma festa cuja porta de entrada é dada sempre pelos fundos?”. Durante o dia a íntegra do texto deve ser publicada no site da Folha. Clique aqui para ler.

O Lollapalooza BR acontece nos dias 7 e 8 de abril, no Jockey Clube, em São Paulo. A escalação completa do festival será oficialmente anunciada hoje, às 11h, numa coletiva para a imprensa, com a presença de Perry Farrell, idealizador do evento.

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Existem 3 comentários nesse texto.
  1. Man em novembro 21, 2011 às 11:50
    #1

    Concordo plenamente com o Lobão. Também sou músico e isso de tratarem os músicos locais com desrespeito já é histórico aqui no Brasil. Por que é que tudo o que vem de fora tem mais valor do que o que temos aqui no Brasil? E além do mais, o show é aqui no Brasil. Pelo certo, quem teria prioridade seriam os artistas daqui, não? Infelizmente nós continuamos idolatrando os gringos e desvalorizando os nossos próprios artistas, mesmo dentro do território nacional. Vergonhoso…

  2. Julio Cortez em novembro 21, 2011 às 14:32
    #2

    Mas quando o Lobão vem fazer show no Nordeste e ‘caga’ na cabeça das bandas locais, isso não é nada demais, né? Lobão só fala quando lhe é conveniente. Patético.

  3. Gabriel em novembro 21, 2011 às 20:59
    #3

    Isso é relativo. Bandas brasileiras têm um valor incomparável às bandas gringas. Não são piores nem melhores, mas não me arrisco a dizer que são iguais. Mas acho natural que as bandas brazucas tenham menos destaque em festivais. Ninguém vai no Lollapalooza pra ver o Lobão, o povo quer ver Foo Fighters. E isso não significa que Lobão seja pior que Foo Fighters, ou que Foo Fighters tenha mais fãs. Simplesmente os fãs de Foo Fighters tiveram que esperar anos pra poder ver sua banda favorita, enquanto show do Lobão tem todo mês. É lei da oferta e da procura que rege nosso capitalismo. Prova disso foi o SWU 2010, onde os irmãos Cavalera tocaram junto com as bandas gringas porque era o primeiro show do Cavalera Conspiracy no Brasil.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado