O Homem Baile

O ‘divo’

Com voz impecável e repertório repleto de hits, Elton John encanta plateia de idade avançada, embala o descanso da juventude e supera cantoras. Foto: Luciano Oliveira.

Sir Elton John comandou o show que era para ser o de encerramento da noite de estreia do Rock In Rio

Sir Elton John comandou o show que era para ser o de encerramento da noite de estreia do Rock In Rio

Com um repertório do tipo “todo mundo conhece, mesmo sem saber”, Elton John acabou tendo o desafio de não deixar a peteca cair, já que estava escalado entre duas cantoras pop do tipo “diva”. Era para ele ser a atração principal da noite de estreia do Rock in Rio, ontem, mas por uma razão desconhecida, perdeu a vez e, como penúltimo, ainda teve duas músicas subtraídas do repertório. Mas o show de cerca de hora e meia encantou os mais velhos e foi canção de ninar para o público mais jovem que ainda esperava, estirado no impecável gramado sintético.

Se o velhusco é a estrela no palco, a banda que o acompanha, numerosa, é excepcional: tem um tecladista, uma dupla de violoncelos, um super background de vocal feminino – em “Hey Ahab”, do repertório mais recente, uma delas quase rouba a cena -, e uma dupla de velhinhos na guitarra e bateria que mandam ver. Ok que as músicas, no estilo “lentinha”, muitas vezes não contribuem, mas mesmo assim o rodízio de guitarras – incluindo uma Flying V e duas “double neck” – e o duplo bumbo estão lá. Na versão longa de “Rocket Man”, é o baixista quem mostra as garras, muito embora haja espaço para evoluções de parte a parte. A canção aparece espremida entre “Goodbye Yellow Brick Road” (“vocês têm a chance de cantar o refrão”, diz John) e “Guess That’s Why They Call It the Blues”, numa das melhores sequências da noite.

O que pega é que Sir Elton John, 64, parece cansado e/ou um tanto desanimado. Mesmo quando se levanta do piano, ou quando apoia o pé sobre o banco para gritar, “em off”, frases “de ordem” em busca de apoio do público, a cena é de prostração. “Boa noite, é bom estar aqui nessa linda cidade de vocês”, disse o pianista, antes de “Levon”, a terceira da noite, enquanto uma insuspeita tempestade de neve caía no telão, no fundo do palco. Outras imagens que aparecem continuamente são a de Elton John jovem, caracterizado como no filme “Tommy”, com óculos e bocas de calça gigantes, e até a de uma dançarina, a própria “The Bitch is Back”.

O que não se pode reclamar é da voz de Elton John, certamente a mais afinada e bem impostada em uma noite – acreditem – de cantoras. A prova é tirada em “Don’t Let the Sun Go Down on Me” e em “Bennie and the Jets”; quando se sabe cantar, nem preciso ter a voz em grande estado como se fosse mais jovem. Outros destaques, em que o público participou a valer foram “Crocodile Rock”, que fechou o show em ritmo de bailinho rock’n’roll e cantoria à capela; e “Skyline Pigeon”. Só não precisava ter tirado “Your Song”, né? Culpa das divas.

Set list completo:

1- Saturday Night’s Alright (For Fighting)
2- I’m Still Standing
3- Levon
4- Tiny Dancer
5- Philapelphia Freedom
6- Goodbye Yellow Brick Road
7- Rocket Man
8- Guess That’s Why They Call It the Blues
9- Hey Ahab
10- Honky Cat
11- Daniel
12- Don’t Let the Sun Go Down on Me
13- Skyline Pigeon
14- Bennie and the Jets
15- The Bitch is Back
16- Crocodile Rock

Saiba mais:

Outros shows do Rock In Rio

Tudo sobre o Rock In Rio

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Bleno em setembro 29, 2011 às 10:59
    #1

    Me desculpe, mas não acho que estava tão impecável assim. A voz estava totalmente diferente do que costumo ouvir, é certo que a idade afeta a voz e seria querer muito que o timbre de voz dosse o mesmo. Para conferir basta ouvir Crocodile Rock e Skyline Pigeon.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado