Últimas Notícias

Jimi Hendrix: 40 anos sem o maior guitarrista em todos os tempos

Saiba tudo sobre a meteórica carreira do artista espetacular que deixou um legado reconhecível em todos os ramos da música pop. Foto: Reprodução/internet.

jimihendrixHoje se completam 40 anos da morte de Jimi Hendrix, o maior guitarrista em todos os tempos. Com uma carreira meteórica, Hendrix foi descoberto em Nova York pelo empresário e ex-baixista do Animals, Chas Chandler. Levado para Londres, no final dos anos 60, logo se transformou no queridinho de ícones da época, como Eric Clapton, John Lennon e Paul McCartney. Com o trio formado por Noel Redding (baixo) e Mitch Mitchell (bateria) Hendrix tocou, em um pub, uma versão de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” três dias após o álbum dos Beatles considerado o melhor de todos os tempos, ter sido lançado - havia tirado a música de ouvido. Paul McCartney estava lá e declarou que era sem dúvida a melhor versão que ele já ouvira. A primeira, certamente, fora a original.

Depois do sucesso na Inglaterra, voltou aos Estados Unidos onde protagonizou apresentações homéricas nos Festivais de Monterey, quando ateou fogo na guitarra, e Woodstock, onde apresentou uma versão espetacular para o Hino Norte-americano. Com o Experience, lançou três álbuns: “Are You Experienced” (1967), “Axis: Bold As Love” (1967) e “Electric Ladyland” (1968). Com Billy Cox no baixo, montou a Band Of Gipsys, com a qual deixou gravações ao vivo antológicas.

Jimi Hendrix morreu na noite de 17 para 18 de setembro, após tomar uma quantidade desconhecida de pílulas para dormir, que haviam sido receitadas para Monika Monika Danneman, uma grupie atrapalhada que hesitou em chamar socorro, pois temia que a polícia encontrasse uma certa quantidade de haxixe no apartamento, mas não há a certeza de que um socorro mais rápido o salvaria. O atestado de óbito apresenta textualmente, como causa da morte: “inalação de vômito, intoxicação por barbitúricos e evidências insuficientes. Veredicto aberto”. Encerrava-se, assim, depois de quatro anos, a passagem do cometa Hendrix pela Terra.

Clique nos links abaixo para saber mais sobre a história de Jimi Hendrix:

O cometa Hendrix
Matéria com toda a trajetória do guitarrista

The Jimi Hendrix Experience Box Set
Resenha da caixa com 4 CDs lançada em 2000

The Jimi Hendrix Experience
Resenha dos álbuns lançados pelo trio e agora reeditados com DVDs bônus

West Coast Seattle Boy - The Jimi Hendrix Anthology
Descrição da supercaixa a ser lançada ainda este ano

Valleys Of Neptune
Resenha do CD lançado este ano, com gravações inéditas da carreira de Jimi Hendrix

Viagem no tempo
Entrevista exclusiva com John McDermott, produtor que trabalhou com Jimi Hendrix

Live At Monterey
Resenha do DVD do show em Jimi Hendrix ateou fogo na guitarra

Tudo sobre Jimi Hendrix

Tags desse texto:

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Luciano Oliveira em setembro 18, 2010 às 13:26
    #1

    Opa! Não podia faltar materia sobre o Hendrix. A imagem classica de Jimi Hendrix queimando a guitarra por vezes ofusca seu talento como arranjador e suas mixagens totalmente experimentais que sao referencia até hoje. A quem tiver a oportunidade recomendo assistir ao documentario da serie Classic Albuns sobre o Electric Ladyland.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado