Fazendo História

Uma excêntrica família

Texto sobre o filme “A Família Adams 2″, publicado na Tribuna da Imprensa em maio de 2003. Foto: Reprodução.

addams“A família Addams”, a série para a TV, foi criada em 1964, e durou somente duas temporadas. Antes, desde 1953, era uma história em quadrinhos, criada por Charles Addam, cujo tema era o terror propriamente dito, não havia nada de engraçado. Quem levou a “Família Addams” para a TV foi o produtor David Levy, responsável pelos sucessos da “Família buscapé” e do “Dr. Kildare”.

Ao transpor os personagens dos quadrinhos para a TV, a idéia era dar um certo charme à família, com toques de ironia e graça, pelo fato de todos serem excêntricos, porém amáveis, à sua maneira. Nos quadrinhos, os personagens sequer tinham nome. Um casal extremamente apaixonado, filhos com brincadeiras ingênuas, porém macabras, parentes com hábitos no mínimo esquisitos e um mordomo desajeitado, e todos muito ricos: estava pronta a família mais esquisita do planeta.

A série ganhou ainda uma versão em desenho animado, em 1973, num total de 37 episódios, produzidos pelos estúdios Hanna-Barbera. No Brasil, os episódios fizeram razoável sucesso entre o final da década de 70 e o início dos anos 80.

O filme que a TV aberta exibe hoje é “Família Addams 2” (Globo, 15h40), uma daquelas continuações que muitos acham ser melhor que o filme de origem. Isso porque, no primeiro filme, no específico caso dos Adams, a simples apresentação da família e suas características peculiares já representavam um roteiro quase completo. Na continuação uma nova história teve que ser criada.

Nessa nova trama, é a chegada de um bebê que encanta aos corujas Gómez e Mortícia (Raul Julia e Anjelica Houston). Mas os outros dois filhos do casal, Vandinha (Christina Ricci) e Pugsley (Jimmy Workmen) ficam com inveja do novo irmãozinho e a confusão está criada. Para revolver o problema, Gómez contrata a babá Debbie (Joan Cusack).

Mas Debbie tem seus próprios planos, que é dar o golpe do baú nos ricaços, e logo seduz o Tio Funério (Christopher Lloyd), que se apaixonada perdidamente por ela. Ao mesmo tempo, Wandinha e Pugsley são enviados para uma colônia de férias.

É claro que, no final das contas, os Adams vão se safar de mais essa situação, e tudo vai acabar bem. Mas o filme vale pelas situações inusitadas e certamente proporcionará boas gargalhadas ao espectador. Além dos dois filmes, em 1999 foi lançada, somente em vídeo, uma terceira parte da saga, “A volta da Família Addams”, já exibida, também na Globo.

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado