Fazendo História

Episódio em que os “Simpsons” viajam ao Brasil estreia domingo

Texto sobre a série, publicado dentro da coluna “Cinema na TV”, da Tribuna da Imprensa, em 5 de dezembro de 2002. Foto: Reprodução.

simpsonsbrasilDepois de causar um certo mal estar diplomático, o episódio em que a família Simpson viaja até o Brasil estréia domingo na TV brasileira, na Fox, canal por assinatura. Durante toda essa semana, estão sendo exibidos episódios em que Homer, Bart, Lisa e companhia vão visitar várias cidades do mundo, incluindo países africanos, Canadá e também o Brasil.

O mal estar aconteceu depois que o episódio brasileiro recebeu várias críticas no Brasil, inclusive do Presidente Fernando Henrique Cardoso, e da Riotur, Empresa de Turismo do Rio de Janeiro, que chegou a ameaçar os produtores da série com um processo.

No episódio, que vai ao ar no próximo domingo, às 20h30, os Simpsons recebem uma conta telefônica muito alta, e descobrem que é por causa de várias ligações internacionais feitas para o Brasil. Depois de levar uma dura, Lisa confessa que foi ela quem fez asa ligações, com o objetivo de localizar um Ronaldinho (só podia ser), um garoto órfão com que ela costumava se corresponder. Sensibilizada, toda a família pega um avião e vai para o Brasil a fim de descobrir o que aconteceu como menino.

Ao chegar ao país começam a série de acontecimentos que irritaram os brasileiros que já assistiram o episódio. Um taxista assalta Homer, o governo manda pintar as favelas para não espantar os turistas, pessoas são atacadas por macacos no meio da rua, a selva amazônica parece ser vizinha do Rio, e as apresentadoras de TV são loiraças gostosas que tentam as crianças.

O que está em jogo nesse episódio são os limites do humor, ou quando eles se encontram com o abominável comportamento politicamente correto. É claro que os produtores da Fox não sabem tanto sobre o Brasil como nós, os brasileiros, mas algumas de nossas mazelas são famosas até no exterior. O problema é que ouvir (ver) isso vindo de fora não soa muito bem. Se as mesmas abordagens fossem feitas no “Casseta & planeta”, por exemplo, todos achariam graça, até o presidente FHC e os diretores da Embratur.

E humor para ser bom, não pode mesmo ter vínculos com os bons modos, a educação ou o tal comportamento politicamente correto. Quando acatou a censura da Globo frente aos atentados de 11 de setembro, o mesmo “Casseta & planeta” perdeu boa chance de tirar um grande sarro com os americanos. Perdeu. Agora agüentem os Simpsons esculachando o Brasil.

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Nigro em março 6, 2010 às 13:35
    #1

    O Homer podia ter se livrado do Flanders trazendo ele pro Brasil. O que tem de Igreja Universal e Show da Fé surgindo por aí igual pulga em cachorro de rua. O cara ia ficar maluco, em Zzuz de Zazaré, claro.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado