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U2

Live
(Koalla)

u2liveSe os alemães quisessem reproduzir o show histórico que o U2 fez em junho de 1983, nas rochas do Colorado, certamente não teriam encontrado lugar melhor. Isso porque Loreley é também um conjunto rochoso, localizado na pequena cidade de Sankt Goarshausen, às margens do Rio Reno. E a configuração do evento, com o público num declive progressivo em direção ao palco é quase idêntica à que o grupo encontrou 76 dias antes, a não ser pelo sol que bronzeava os pálidos europeus. Era o U2 finalizando a segunda perna européia da turnê do álbum “War”, tocando basicamente o mesmo repertório do show que consagrou o grupo no vídeo “U2 Live At Red Rocks – Under a Blood Red Sky”, que obviamente, em 20 de agosto daquele ano, sequer existia.

Se o visual perde um pouco por causa do dia claro, Bono se encarrega de manter o pique de um show do U2 da época. Não demora duas músicas para que ele vá para a fila do gargarejo, distante uns três metros, fazer o público cantar junto. Em “Surrender”, uma das novas, ele se equilibra em cima da grade, cai no chão, volta a subir, ajudado por seguranças e acaba no meio do público, sem parar de cantar. E isso numa época em que não existia transmissor FM e microfone sem fio. A música termina com a banda tocando baixinho e o público cantarolando o “ôôô” típico dos shows do U2. Em “The Electric Co.” Bono desaparece para surgir lá atrás, no meio do público, perto da mesa de som, carregando uma das três bandeiras brancas que decoram o palco.

A apresentação faz parte do “Rockpalast Open Air Festival”, cujo palco mais parece uma tenda circense, e a banda tem como camarim uma barraca de camping, dentro de um parque de Loreley. Talvez por isso o som tenha lá suas falhas, o que garantiu uma inusitada versão para “New Year’s Day” (outra das novas), já no bis, praticamente só com baixo. Por isso a transição teclado/guitarra, um dos pontos altos da música, soou discreta. Em “Seconds”, Bono não hesita em vestir uma camisa com as cores da Irlanda, que recebeu de um fã. Num outro momento “ONU”, o vocalista recebe uma bandeira americana e finca no palco sob apupos do público alemão. Como é praxe, Bono dança com duas alemãs trajadas de camponesa, em “Two Hearts Beat As One” e em “I Will Follow”.

O trio que faz Bono Vox brilhar atua de modo impecável. A bateria de Larry Mullen Jr., seca, dá o tom marcial a músicas como “Sunday Bloody Sunday”, anunciada por Bono num alemão compreendido pelo público. Adam Clayton mostra que desde aqueles tempos sabia onde fica o limiar entre o discreto e o imprescindível, sendo que o volume baixo da guitarra acabou salientando seu instrumento. Mas é The Edge o fiel escudeiro de Bono, tocando lap guitar, vilão, teclado e até cantando, em “Seconds”. A rigor, o show de Loreley é quase idêntico ao do Colorado - apesar das cinco músicas a menos -, que, por conta das condições climáticas e da aura envolvendo a banda que seria a maior do planeta, entrou para a história como uma das melhores apresentações de uma banda de rock em todos os tempos. Nada que tire o orgulho dos 1500 habitantes da região.

Nota: Esse vídeo foi gravado pelo famoso programa “Rockpalast”, de uma emissora de TV alemã, e lançado no ano passado, lá fora, sob o título “The Beginning: Live In Germany ‘83”. Aqui ganhou vida com jeitão de pirata, com capa tosca, erros de grafia e preço abaixo da média (menos de R$ 10). Mas trata-se de um registro fiel, com boa qualidade de imagem e som, considerando-se a época em que foi filmado.

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