O Homem Baile

Experimentando

Ex-baterista do Slipknot, Joey Jordison busca identidade para a sua nova banda, o VIMIC, sob as bênçãos de Dave Mustaine. Foto: Nem Queiroz.

Joey Jordison, ex-baterista do Slipknot, cumprimenta o público antes do início do show do VIMIC

Joey Jordison, ex-baterista do Slipknot, cumprimenta o público antes do início do show do VIMIC

O tipo albino à Johnny Winter que chegou atrasado vestindo blazer e colete de casamento parecia estar se divertindo um bocado, uma hora depois, ao ser carregado pelo público que desde de cedo já enchia o Vivo Rio, nesta quarta (1/11). Explica-se que o atrasado é força de expressão, uma vez que a banda tem a boa iniciativa de começar o show com uma música instrumental, provavelmente para ajustes finais em um som sempre confuso em inícios, de um modo geral. E que a grande atração do sexteto é justamente o baterista, que depois de 18 anos fantasiado no Slipknot, mostra a cara com o VIMIC. E é Joey Jordison o nome gritado desde antes de o show começar, o que em nada atrapalha a performance de Kalen Chase, o tal vocalista albino.

É o show de abertura para o Megadeth (veja como foi) e ninguém mais que o boss Dave Mustaine está dando uma de supervisor, por assim dizer, no álbum de estreia dos caras, “Open Your Omen”, a ser lançado no ano que vem. Mustaine também participa em uma das faixas, “Fail Me (My Temple)”, no disco, não no álbum, e aí se entende como a banda aparece do nada abrindo para o Megadeth. A música, um heavy rock dos bons, tocada já na parte final do show, é realmente uma das melhores do set list, em uma boa junção de peso e agressividade rara de se ver nas demais. Porque a banda parece dividida em vários subgêneros da música pesada, sem encontrar, ainda, uma identidade para chamar de sua.

No início, por exemplo, “Marionetta” puxa para o hardcore extremo à Slipknot, o que, à exceção da figura de Jordison, com um casaco com a bandeira do Brasil bordada e batendo continência toda hora – estanho -, pouco tem a ver com a formação de duas guitarras e um tecladista. E só dá pra escutar os teclados no final, na também pesada “Simple Skeletons”, que traiçoeiramente tem uma batida rock anos 80, mais evidente que na gravação original; a música é uma das cinco do primeiro álbum já lançadas como single. Outra é “She Sees Everything”, para a qual Chase chama a atenção para a número de visualizações do clipe, no ar há mais de um ano. Mas cadenciada e bem marcada, agrada ao público até pelo bom refrão, e salienta outra constante do show, o bom solo do guitarrista Steve Marshall.

O vocalista Kalen Chase e o guitarristas Steve Marshall e Jed Simon, com Joey Jordison no fundo

O vocalista Kalen Chase e o guitarristas Steve Marshall e Jed Simon, com Joey Jordison no fundo

Ele, que parece ter sido o último a se juntar ao grupo, é quem segura todas as broncas na guitarra solo, com destaque ainda para as intervenções em “Beautiful Mistakes”, música que tem uma pegada mais cativante, pop, por assim dizer, e “In Your Shadow”, cuja paradinha, no final, faz o público aplaudir bastante; boa vontade com o desconhecido é que não falta, diga-se. E a banda, também, embora difusa, é realmente pesada na maior parte do tempo, o que, no fim das contas, é o que interessa para quem sai de casa para ver o Megadeth tocar. Por isso a surfada de Kalen Chase por cima do povão, com bom tempo de flutuação, é a imagem que fica (junto com a de Joey Jordison com uns quilinhos a mais, ops) em um show que cumpre bem o seu papel. Mas que o VIMIC pode melhorar, isso pode.

Set list (quase) completo:

1- Intro
2- Marionetta
3- Parasite Persona (a confirmar)
4- My Fate (a confirmar)
5- Empty Handed
6- Beautiful Mistakes
7- In Your Shadow
8- She Sees Everything
9- I Fear the Worst
10- Fail Me (My Temple)
11- Simple Skeletons

Kalen Chase se diverte nos generosos braços do público, no término do bom show do VIMIC

Kalen Chase se diverte nos generosos braços do público, no término do bom show do VIMIC

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado