Últimas Notícias

Black Sabbath pode fazer o último show em julho

Guitarrista Tony Iommi vê apresentação no Hyde Park, em Londres, como grande desfecho da turnê de reunião que passou pelo Brasil em outubro. Foto: Léo Corrêa.

blacksabbath13rio-2O show que o Black Sabbath faz no dia 4 de julho, como uma das atrações do Barclaycard British Summer Time Festival, no Hyde Park, em Londres, pode ser o último do grupo. Ou, ao menos, dessa volta da formação (quase) original. Quem diz é o guitarrista Tony Iommi (na foto recebendo um abraço de Ozzy Osbourne, no show do Rio, em outubro), em uma entrevista à revista britânica “Metal Hammer”.

“Pode ser o último show do Sabbath. Eu não quero que seja assim, mas não há nada realmente planejado em termos de turnês depois desse show, portanto todos sabemos que pode realmente ser (o último show). Para ser honesto eu não quero fazer turnês tão longas, porque me deixa muito mal”, declarou o guitarrista.

Iommi provavelmente se refere o fato de ter se submetido ao tratamento para eliminar um câncer linfático, diagnosticado em 2012 (saiba mais). Por causa disso, várias datas da turnê inicialmente agendada foram transformadas em shows de “Ozzy & Friends” (detalhes aqui). Mesmo depois de iniciado o giro, como Black Sabbath, Iommi precisa de constante acompanhamento médico.

“Estou em um estágio em que eu não tenho em quem me apoiar, o que quer dizer que eu tenho que ver se o câncer voltou, ou se ele ainda está lá ou seja lá o que for. Eu simplesmente não sei e fico um pouco preocupado. Depois de terminar a turnê vou fazer um exame e veremos o que acontece”, disse Iommi, que está com 66 anos.

De todo o modo, Tony Iommi vê o show do festival, que tem como atrações principais Soundgarden, Faith No More, Motörhead e Soulfly, além do próprio Sabbath, entre outros nomes, como uma forma de encerrar a turnê do álbum “13″ em grande estilo, embora a turnê contemple outros festivais europeus de repercussão mundial.

“O show do Hyde Park será um grande forma de encerrar a turnê europeia. Tem um grande elenco, com um bom mix de artistas. Não fizemos nenhum plano por ser um show de despedida, mas eu acho que será algo especial”, completou o guitarrista. Antes do show de Londres, o Black Sabbath tem outras três apresentações, uma em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e as demais na Europa, a partir do próximo dia 29.

A volta da formação original do Black Sabbath foi anunciada em 11 de novembro de 2011, às 11 da matina (veja aqui). Na falta de um acordo comercial que agradasse ao baterista Bill Ward, o grupo seguiu com, além de Tony Iommi e Ozzy Osbourne (vocal), o baixista Geezer Butler, todos integrantes fundadores da banda que inventou o heavy metal.

Para as gravações do álbum “13″, o primeiro com esse trio em 35 anos e o 19o no geral (resenha aqui), foi recrutado o produtor Rick Rubin, que indicou o baterista do Rage Against the Machine, Brad Wilk. Para a turnê, o titular das baquetas é Tommy Clufetos, da banda solo de Ozzy.

“13″ chegou ao topo das paradas americana e britânica e em outros 49 países. No Brasil, foi certificado como “Disco de Platina”, por superar a marca de 40 mil cópias vendidas. O single “God Is Dead?” ganhou o Grammy na categoria “Melhor performance de metal” e o grupo também foi premiado com a honraria “Lenda Viva do Rock”, da revista britânica “Classic Rock”, além de receber o prêmio de “Disco do Ano”, para “13″.

O disco desencadeou uma turnê que rodou o mundo e passou pelo Brasil em outubro com shows em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; clique aqui para ver como foi no Rio. Dos shows realizados em Melbourne, na Austrália, saiu o material que está no DVD “Live… Gathered In Their Masses”, registro oficial dessa turnê, lançado no final do ano passado, inclusive no Brasil (saiba mais).

Tags desse texto:

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Marcus Vinicius Pavan em maio 15, 2014 às 0:27
    #1

    Quem viu, viu. Quem não viu o show no Brasil, fica para a próxima vida! #EuFui \m/

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado