Fazendo História

Autoramas quer fazer rock profissional

Publicado originalmente no caderno Folhateen, da Folha de São Paulo, em 4 de Outubro de 1999. Foto: Divulgação.

autoramas98Durante o Vídeo Music Brasil de 97, o guitarrista Gabriel Thomáz (ex-Little Quail), a baixista Simone Dash (assessora de imprensa do Planet Hemp) e o baterista André Nervoso (Acabou La Tequila) resolveram levar um som juntos. Assim se formou o Autoramas.

O primeiro show só aconteceu em março de 98, no Rio, junto com o Los Hermanos, para cerca de 80 pessoas. Hoje a banda divide com o mesmo Los Hermanos o título de banda sensação do underground carioca.

A única demo gravada pelo grupo, que já superou a marca das mil cópias vendidas, traz apenas três músicas, mas foi o suficiente para agradar a crítica. O status de banda sensação aumentou mais ainda com a entrada de Bacalhau (ex-Planet Hemp), no final de 98, no lugar de Nervoso.

O som do Autoramas tem um pé fincado nos anos 60 e outro na new wave dos 80. Tudo sobre uma batida dançante com a sonoridade do pop dos anos 90. “É uma coisa bem pop, que é o que eu sei fazer. Já tentei fazer música de vanguarda e não consegui”, comenta Gabriel.

Nos shows, o grupo tem conquistado a simpatia do público não só pela originalidade, mas também pela forte presença de palco dos integrantes.

No repertório estão covers de “Be My Baby”, das Ronetes, girl group dos anos 60, e de “Souvenir”, do OMD, grupo tecnopop da década de 80.

As letras trazem altas doses de deboche e cinismo. As principais são “Carinha Triste”, “Catchy a Chorus” e “Falem Mal de Mim”, uma verdadeira ode à inveja. “Tento sempre fazer coisas diferentes do que já fiz. Busco idéias novas, como a inveja, a vingança e o preconceito”, diz Gabriel.

A instrumental “Motocross” ganhou um clipe rodado na Inglaterra, mas sem a presença dos integrantes da banda. A ponte foi feita pelo diretor de fotografia André Schultz, que queria produzir um clipe com seus amigos no exterior e estava à procura de uma música instrumental. “Motocross” será lançada em um compacto pela Monstro Discos, de Goiânia, especializada em lançamentos em vinil.

Além do circuito de shows do Rio, o Autoramas tocou no Festival Porão do Rock, em Brasília, em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. A banda começa a gravar seu primeiro álbum este mês, pela gravadora Natasha Records.

Com a experiência de quem já passou por várias bandas, o grupo, que rejeitou propostas da Universal e da Sony, preferiu “ser grande” dentro de uma gravadora pequena. “O Autoramas sabe o que quer, o que é ser profissional. O Bacalhau é o técnico de som, a Simone é a assessora de imprensa, e eu sou o empresário”, finaliza Gabriel.

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado