Últimas Notícias

Tarja Turunen refuta retorno ao Nightwish

“Não me causou surpresa”, disse a cantora, sobre a saída de Anette Olzon

tarjaFoi só a notícia da saída da vocalista Anette Olzon do Nightwish (leia matéria aqui) circular no mundo do rock que os fãs começaram a lembrar da vocalista da formação original do grupo, Tarja Turunen, hoje em carreira solo. Pois o tablóide finlandês “Iltalehti” foi saber de Tarja - demitida abruptamente do grupo em 2005 - o que ela pensa da nova crise do Nightwish.

E ela foi dura na queda. “Eu estaria pronta para voltar para o Nightwish, se todos os integrantes e os empresários mudassem”, disparou com exagero a cantora, que reside em Buenos Aires, com o marido e empresário Marcelo Cabuli, pivô da saída da banda. Sobre o anúncio repentinno da saída de Anette Olzon, Tarja foi lacônica. “Não me causou surpresa”, declarou, antes de afirmar que compreende o clamor de boa parte dos fãs do Nightwish pela sua volta ao grupo.

Em agosto, Tarja Turunen lançou o DVD “Act I”, o primeiro vídeo ao vivo da soprano, gravado em Rosário, na Argentina, em duas noites (30 e 31 de março). O repertório inclui músicas da carreira solo, covers e composições inéditas, e ainda sucessos nos tempos do Nightwish. Além do DVD duplo/Blu-ray, o áudio da gravação saiu em CD duplo; veja os detalhes aqui.

Em um post anotado na página oficial do Facebook na segunda (1/10), o Nightwish comunicou ao público a saída da vocalista Anette Olzon. Ela está sendo substituída provisoriamente pela ex-vocalista do After Forever, Floor Jansen, que estreou já na própria segunda (veja aqui), em um show em Seattle, nos Estados Unidos. Jansen ficará no grupo até a conclusão da atual turnê, que, inclusive, passa pelo Brasil; detalhes no final do texto.

“Nightwish e Anette Olzon decidiram se separar, após entendimento mútuo, para o bem de todas as partes envolvidas”, diz a carta aberta, que reconhece desentendimentos entre a vocalista e a banda. “Nos últimos tempos tornou-se cada vez mais evidente que os interesses e o direcionamento da banda estavam em conflito, de modo irrecuperável”. Clique aqui para ler a íntegra da carta, em inglês.

A gota d’água para a saída de Anette foi o fato de a cantora não ter ficado nada satisfeita com o fato de ter sido substituída no show do grupo na última sexta, dia 28, em Denver, nos Estados Unidos. Olzon não pode se apresentar depois de ter passado praticamente todo o dia em atendimento médico (leia matéria aqui). “Nunca me perguntaram se era ok usar Elize e Alissa (backing vocals do Kamelot, que excursiona com o grupo)”, disse a cantora, num post em seu blog. “Não acho que seja boa a decisão que eles tomaram e peço desculpas aqueles que foram ver a banda completa e teve outra coisa. Eu estava muito mal e a decisão não foi minha”.

Em outro post, Anette Olzon voltou a comentar o assunto. “Como na vida, ficamos doentes e shows são cancelados. A Rihanna não pediria para Britney Spears cantar no lugar dela caso se sentisse mal”, continuou, citando grandes estrelas do mundo pop. “Achar que um show é mais importante que as pessoas da banda, para mim, é algo totalmente fora de questão”, finalizou.

No show de sexta, Olzon passou mal e foi substituída pelas vocalistas de apoio do Kamelot, banda com a qual excursiona. Elize Ryd (também Amaranthe) e Alissa White-Gluz (também The Agonist) se revezaram num set mais curto, de 12 músicas, equilibrando folhas com as letras das músicas em uma das mãos e o microfone na outra.

Atendida durante quase toda a sexta em um hospital, Anette sofreu com febre, vômitos e desidratação. Segundo um post feito pela própria vocalista, em seu blog, exames constataram problemas estomacais, gripe, estresse e um cisto no fígado. O Nightwish se apresentou no sábado (29/9), em Salt Lake City (EUA), junto com o Kamelot, e Anette Olzon partcipou do show sem maiores problemas.

Essa não é a primeira vez que problemas de saúde de Anette Olzon prejudicam o Nightwish. Em março do ano passado, a cantora sofreu uma queda e precisou se recuperar de problemas nas costelas, atrasando as sessões de gravação do álbum “Imaginaerum” (leia aqui). Desde 2007 Anette Olzon substitui Tarja Turunen. Com a saída do grupo, Anette Olzon fechou o blog pessoal - leia aqui.

O Nightwish volta ao Brasil em dezembro. O grupo toca em Porto Alegre, no dia 9, no Opinião; no Rio de Janeiro, dia 10, no Circo Voador; e em São Paulo, no dia 12, no Credicard Hall. Os shows marcam o lançamento do novo álbum, “Imaginaerum”, que saiu no ano passado, e os ingressos estão à venda. Clique aqui e veja como comprar.

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado