No Mundo do Rock

SWU: Cruz é atração confirmada em cima da hora

Grupo tem carreira no exterior e venceu concurso com mais de 600 bandas. Foto: Divulgação.

cruzApesar de ter uma carreira internacional, não foi fácil para o Cruz entrar na programação do SWU Music & Arts Festival. O grupo participou de um concurso e deixou para trás mais de 600 bandas. Agora, é a atração que vai abrir o festival, no próximo sábado, dis 12, no palco New Stage. A tal carreira internacional pode ser conferida rapidamente numa olhadinha no clipe para a música “Sin City” (nesse endereço), que faz parte do álbum “Vol. 1″, lançado primeiro nos States, onde o grupo reside e batalha a carreira.

No Brasil para uma mini turnê, o Cruz acabou se dando bem com o show do SWU, onde - diga-se - os integrantes da banda (Enrico Minelli, vocal; Filipe Pampuri e Rafael Kumelys, guitarras; José Orlando, baixo; e Daniel Pampuri, bateria) estiveram no ano passado e sonharam o que hoje se realiza. Conversamos com Filipe Pampuri, que dá mais detalhes dessa história:

Rock em Geral: Como é ser a última banda a ser anunciada para tocar no SWU?

Filipe Pampuri: Pra gente foi uma honra! No ano passado, por coincidência, estávamos no Brasil na mesma época do festival e fomos assistir. E o único assunto era que tínhamos que tocar no ano seguinte. E ver isso realmente acontecendo vai ser demais!

REG: Como foi o concurso que vocês venceram para tocar no festival?

Filipe Pampuri: Em setembro viemos para o Brasil para fazer o lançamento do nosso disco (”Volume I”), e desde que chegamos aqui falávamos em tocar no festival. Até que um amigo falou desse concurso “Update or Die”, e postou nosso vídeo na página do festival. E desde o começo a recepção foi muito boa! Aí muita gente começou a postar nossos vídeos na página do concurso e o tempo foi passando. Em príncipio nem colocamos muita expectativa, até que fomos escolhidos. A seletiva final foi um show junto com outras duas bandas, e foi muito animal! Muita gente foi para nos assistir, a galera cantou junto o tempo todo e quase botou o lugar abaixo! Acabamos sendo escolhidos por unanimidade, o que deixou a gente mais empolgado ainda pra tocar no festival!

REG: Como vai ser o show do festival? Estão preparando alguma coisa de especial?

Filipe Pampuri: A expectativa nossa é muito grande para o festival! Viemos para o Brasil para fazer quatro shows, tocar o quinto abrindo o SWU não poderia ser melhor! Vai ser, sem dúvida, um marco na história da banda! Estamos preparando algumas coisas diferentes, algumas músicas que geralmente não tocamos e algumas participações vão ser bem legais!

REG: Conhecem as bandas que vão tocar no festival? Pretendem assistir a quais shows?

Filipe Pampuri: Não tem como não conhecer né? O terceiro dia terá diversas bandas que influenciaram a gente! Mal podemos esperar para ver o Alice in Chains, Stone Temple Pilots e Faith no More! Vamos abrir o festival e ter os outros dois dias pra poder curtir ouvindo bandas que a gente adora!

REG: Vocês estão com residência fixa nos Estados Unidos há quanto tempo? Como estão as coisa por lá? Conseguiram se inserir no mercado?

Filipe Pampuri: Estamos Los Angeles há três anos. Nesse período gravamos muitos sons, praticamente 3 CDs. Foi um período muito bom para a banda toda amadurecer e aprender muita coisa. Além disso, conhecemos muita gente e fizemos muitos amigos! Mudamos para lá a convite do nosso produtor, que mixou nosso primeiro disco e durante o processo nos pediu para ficar por lá, pois ele queria lançar a banda no mercado americano. Agora estamos aguardando o lançamento americano e alinhando uma turnê por lá, que deve sair no começo do ano.

REG: Vocês estão no Brasil só para tocar, nessa turnê, ou vão investir mais nesse período no mercado brasileiro?

Filipe Pampuri: Viemos só para os quatro shows, mas a recepção foi muito boa e acabamos ficando mais do que o esperado. O SWU está abrindo muitas portas para a gente, e pretendemos aproveitar todas as oportunidades. Queremos voltar para o Brasil em breve, já fazia um ano que a banda não tocava aqui e depois dessa turnê acho que não deve levar tanto tempo para voltar! Temos planos para retornar em breve…

REG: O disco de vocês foi lançado por aqui?

Filipe Pampuri: O disco foi lançado no dia 8 de setembro no show do Beco 203 (casa de shows de São Paulo). Está disponível on line no site www.cruzbrasil.com.br, onde você pode ouvir o CD todo antes de comprar. Quem quiser comprar é bom correr pois está quase esgotado a primeira tiragem! Ainda não está distribuído nas lojas e teremos que produzir uma nova tiragem.

REG: Por que o nome Cruz?

Filipe Pampuri: A banda tinha outro nome quando fomos para os Estados Unidos, chamava Montecristo, mas já existia outra banda com o mesmo nome em San Diego. Ai queríamos escolher um novo nome que fosse universal. Não queríamos um nome em inglês, e tinha que ser algo que remetesse ao Brasil, nosso país. Não é porque estamos lá fora ou cantamos em inglês que não valorizamos nossa raiz, muito pelo contrário. A principio pensamos em Vera Cruz, mas os americanos não gostaram. Depois de muito tempo sem nome, alguém sugeriu Cruz, o pessoal de lá gostou e ficou.

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Gabriel em novembro 11, 2011 às 21:03
    #1

    Fico feliz com uma banda boa pra caralho e com muito talento pertencer ao Brasil, e mesmo não merecendo honrar os brasileiros. Só fico puto pelo Brasil não dar valor e reconhecimento a bandas como essa.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado