Imagem é Tudo

Joe Satriani

Live in Paris: I Just Wanna Rock
(Sony Music)

joesatrianiijustCom 14 anos o pré-adolescente Joseph ficou tão sentido com a morte de Jimi Hendrix que decidiu deixar de lado a bateria que estava aprendendo a tocar para se dedicar à guitarra. A família gostou por causa do barulho que cessou e logo as irmãs mais velhas dele compraram instrumentos novos para ele tocar. Assim nascia Joe Satriani, o professor quer daria aulas de guitarra para gente como Steve Vai e Kirk Hammett, do Metallica, antes de se tornar um dos guitarristas solo de carreira própria mais bem sucedidos em todo o mundo. Essas e outras histórias foram contadas pelo próprio Joe, numa entrevista de cerca de 40 minutos que aparece nos extras do DVD, no dia seguinte ao que show – elemento principal – foi gravado, em Paris, em maio de 2008.

A platéia comportada (todos sentados) esperava por Satriani que – esperto - fez ao menos duas músicas, em estúdio, especialmente para serem tocadas ao vivo, com o acompanhamento de todos. A primeira, que dá o título ao DVD, é “I Just Wanna Rock” (“porque é o que todos pensam antes de um show começar”, conta ele), tocada na abertura, e, a segunda, “Crowd Chant”, que fica para o bis, no auge da adrenalina. As duas explicitam a preocupação do guitarrista (quase uma obsessão) em desenvolver melodias cativantes em músicas que têm, como todas com letra, início, meio, refrão e fim. Quando acerta a mão pra valer, basta uma ou duas audições para sair cantarolando como se fosse a melodia a própria letra. É assim que Satriani faz a “guitarra falar”.

Acontece na excepcional “Summer Song”, que fecha o show em grande estilo; na emocionante “Time Machine”; e na espetacular “Always With Me Always With You”, estendida com uma bela sessão de improviso que multiplica por três o deleite coletivo sem se perceber. Em geral, nos discos do guitarrista, há sempre duas ou três músicas geniais em que ele consegue esse cantarolar instantâneo por parte de qualquer mortal. Aqui, a recente “Revelation”, de raro refrão, cumpre esse papel no álbum “Professor Satchafunkilus and the Musterion of Rock” (2008), que gerou a turnê na qual este vídeo foi gravado. O DVD não é do tipo “grandes hits ao vivo”, mas “de carreira”, com cerca de um terço das músicas do show retirada desse disco. Mais uma prova de ousadia e vitalidade para um artista consagrado como Satriani.

Mas há, sim, nas duas horas e 15 de show, os hits. A sensacional “Summer Song” e “Surfing With The Alien”, por exemplo, que todo mundo já conhece de tanto ouvir como fundo de comercial ou de cenas de esporte de ação na TV. Ou mesmo “Cool #9”, quando (lembram de Hendrix?) Satriani toca até com os dentes. A banda que acompanha o guitarrista é a mesma dos últimos tempos (que passou pelo Brasil três meses depois da gravação desse DVD, veja como foi aqui), incluindo o baixista Stuart Hamm, que sola e é aplaudido/vaiado como de hábito; o evidentemente discreto guitarrista Galen Henson; e o baterista Jeff Campitelli, que sorri ao ver a famosa sacudida de maraca ser reconhecida no início de “Always With Me…”. Em “One Big Rush”, o guitarrista conta a história do telefonema recebido do diretor Cameron Crowe pedindo uma música para o filme “Digam o Que Quiserem” (1989). Curiosamente a música é uma porrada das boas.

O assunto filme leva à Gunther Kutsch, que dirige – de fato – o vídeo. Há misturas de imagens, inserções de cores borradas à pop art, brincadeiras com o foco (ou com a falta dele), imagens em espelho e projeções no telão gigante montado no fundo do palco. O resultado praticamente personaliza cada música e contribui com a extraordinária guitarra de Satriani para cobrir o espaço deixado por letras e vocais. É o que faz do DVD material quase definitivo do guitarrista, mas o “quase” só entra na frase por ser um vídeo – de novo - “de carreira”, cujo repertório não contempla discos e músicas relevantes de Joe Satriani. Imperdível mesmo assim.

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado