O Homem Baile

The Cult
Sobrou volume, mas faltou voz

Deficiência de Ian Astbury encurta apresentação no Circo Voador. Publicado na edição de hoje do Jornal do Brasil.

O frio já tinha deixado a cidade para o show do The Cult anteontem à noite, e a entrada de Ian Astbury com um casaco de couro e o pescoço envolto num cachecol era sinal de que as coisas não estavam bem com a garganta do vocalista. A impressão que se tinha é que, já na terceira música, “Sweet Soul Sister”, não teria fôlego para completar o set.

Com as guitarras no talo, aproveitando a boa potência do equipamento do Circo Voador, o grupo incendiou logo de cara com a dobradinha “Lil’ Devil” e ”Rain”, dando a tônica de que o show seria todo calcado os álbuns “Love” – símbolo do pós punk inglês – e “Electric”, transição para o rock pesado. Das 14 músicas, metade saiu dali.

O repertório foi, de fato, encurtado em relação aos outros shows da turnê brasileira, a maior do grupo em cinco passagens pelo Brasil, por causa da fragilidade vocal de Astbury. Assim, do CD “Born Into This”, lançado no ano passado, sobraram o hit desbotado “Dirty Little Rockstar” e o petardo “Illuminated”. A música apareceu entre a balada “Edie (Ciao Baby)” e “Fire Woman”, símbolos do hard rock em que o produtor Bob Rock – o mesmo que deu o sucesso comercial ao Metallica no “Black Album” – transformou o grupo.

Apesar dos ralos 70 minutos que a apresentação durou, para o público que lotou a tenda do Circo a coisa estava muito bem. Em “Love Removal Machine”, que fechou a primeira parte, até uma roda de pogo foi aberta na beira do palco. Tudo porque Billy Duffy não poupou os ouvidos dos fãs com os belos riffs que criou ao longo dos anos, num volume ensurdecedor. O solo “sem fim” de “Nirvana”, já no bis, foi outro que deu a medida da importância do guitarrista para a música pesada do final dos anos 80/início dos 90.

Ele foi ajudado pela fúria de John Tempesta, veterano baterista, ex-Testament, White Zombie e Helmet. Escorado por ele, Billy Duffy pode tocar sem muita preocupação e compensar o latente desânimo de Ian Astbury. Sinal de que, se as coisas continuarem assim, logo estarão abertas as inscrições para vocalista no The Cult. Alguém se habilita?

Set list completo:

1) Intro
2) Lil’ Devil
3) Rain
4) Sweet Soul Sister
5) Spiritwalker
6) Edie (Ciao Baby)
7) Illuminated
8) Fire Woman
9) Rise
10) Phoenix
11) Dirty Little Rockstar
12) Wild Flower
13) Love Removel Machine
Bis
14) Nirvana
15) She Sells Sanctuary

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado