O Homem Baile

Asia revive intentona do rock progressivo rumo ao pop

Formação clássica de um dos grandes supergrupos do rock se apresentou ontem, no Rio, no Citibank Hall. Fotos: Marcelo Pereira de Souza.

Steve Howe, John Wetton e Carl Palmer: o Asia original

Steve Howe, John Wetton e Carl Palmer: o Asia original

Foi a terceira vez que o Asia tocou no Brasil, mas a primeira com os integrantes da formação original, o que deu um charme a mais ao show. Espertos, eles montaram um set list essencialmente retrô. O batera Carl Palmer, depois da terceira música veio pra frente do palco anunciar que o disco de estréia da banda – e também seu grande clássico - seria tocado na íntegra. E isso antes de anunciar nada menos que “Roundabout”, enquanto o roadie se apressava a posicionar um violão específico para Steve Howe, considerado Deus pelos fãs do Yes. Todos sentiram a falta da voz de John Anderson, mas a versão não foi tão ruim assim, embora John Wetton precisasse acompanhar a letra num papel fixado no piso. Antes, em ”Wildest Dreams”, a segunda da noite, Palmer já havia mostrado as garras em um mini solo que arrancou aplausos de uma platéia enxuta e comportada. Salpicar os clássicos das bandas de origem entre as músicas ao invés de juntar tudo no final foi outra boa sacada do quarteto. Ao invés do público ficar na expectativa de algo ainda mais revivalista, teve a atenção retida durante todo o tempo.

Carl Palmer trouxe uma bateria enxuta, mas arrasou assim mesmo

Carl Palmer trouxe uma bateria enxuta, mas arrasou assim mesmo

O Asia nasceu com status de supergrupo, formado por ex-integrantes de bandas consagradas do rock progressivo: John Wetton (ex-King Crimson, baixo e vocal), Steve Howe (ex-Yes, guitarra), Carl Palmer (ex-Emerson, Lake & Palmer, bateria) e Geoff Downes (ex-Buggles, teclado). Eles tentaram fazer do progressivo algo pop, no início dos anos 80, depois que o punk rock, a new wave e adjacências tinham banido o gênero que dominara a década anterior. Era isso ou o limbo. E o show de ontem provou que a coisa até deu certo no primeiro álbum, como bem provou “Cutting It Fine”, ótima música, com peso e refrão pop na medida certa. Ela foi a deixa para o solo de Downes, emendado numa extraordinária peça de violão tocada por Howe. Em quase cinco minutos ele deu um show de habilidade e bom gosto, cativando o público, que voltou a aplaudir de pé. O guitarrista, às vésperas de completar sessenta primaveras, mostrou uma boa presença de palco, bastante empolgado.

Steve Howe fez um belo solo de violão

Steve Howe fez um belo solo de violão

Aí foi a vez da espetacular “Fanfare for the Common Man”, clássico do Emerson, Lake & Palmer, hipnotizar todos. Palmer a essa altura estava radiante, o que deixava o público na expectativa de como seria o esperado solo, considerando ainda que desta vez, com 56 anos, ele trouxe uma bateria bem esbelta, em que pese o tradicional gongo e o duplo bumbo. O momento veio na razoável “The Heat Goes On”, do segundo disco, que tentou da sobrevida ao grande hit do Asia, “Heat of the Moment”. Carl Palmer esbanjou técnica e velocidade, e dividiu sua exibição em mini solos só com pratos (incluindo uma mal sucedida tentativa de equilíbrio de baquetas), tambores e bumbos. Criativo, usou quase cinco minutos mais para provar superação (com sucesso) do que renovação. Foi maciçamente ovacionado, claro.

Geoff Downes e sua tecladeira, com Howe no telão

Geoff Downes e sua tecladeira, com Howe no telão

Faltava contemplar a banda de John Wetton (a exceção técnica da banda), e “In the Court of Crimson King” teve seu lugar, mas nem foi tão venerada pelos fãs. Caso também de “Vídeo Killed The Radio Star”, da banda de origem de Geoff Downes, tida como o primeiro videoclipe a exibido na MTV. O final veio com a dobradinha “Only Time Will Tell” e “Soul Survivor”, com um refrão dos mais colantes, dois exemplos muito bem acabados do hibridismo pop/progressivo. Para o bis mais que óbvio, a pérola “Heat Of The Moment”, esticada ao máximo com direito a solos diversos, incluindo um Geoff Downes se movimentando com um daqueles clássicos teclados de braço, solando de costas com John Wetton. Pena que na hora em que Wetton puxou o refrão à capela, as luzes se acenderam e pode-se ver o minguado público. Azar de que não foi e perdeu mais essa página da história do rock.

Set list completo:

1- Time Again
2- Wildest Dreams
3- One Step Closer
4- Roundabout
5- Without You
6- Cutting it Fine
7- Solo teclado
8- Solo violão
9- Fanfare for the Common Man
10- The Smile Has Left Your Eyes / Don’t Cry
11- In The Court of The Crimson King
12- Here Comes The Feeling
13- Video Killed The Radio Star
14- The Heat Goes On / Solo de bateria
15-Only Time Will Tell
16- Sole Survivor
17- Heat of the Moment

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