Imagem é Tudo

Sepultura

Live in São Paulo
(FNM/Universal)
Publicado no Jornal do Brasil em 18 de março de 2006

sepulturalivespSe tem uma coisa da qual não se pode reclamar no Sepultura pós-Max Cavalera é a performance da banda ao vivo. “Sepultura - Live in São Paulo”, primeiro DVD lançado pelo grupo mineiro, não deixa dúvidas: Igor Cavalera continua um dos mais rápidos, técnicos e precisos bateristas do mundo; Andreas Kisser não perde a manha de fazer bases e solos como poucos guitarristas do meio; e Paulo Xisto e Derrick Green, mesmo sem o carisma de Max, não chegam a comprometer.

Ou seja, no palco o Sepultura é ainda uma bandaça que construiu uma sonoridade que lhe é peculiar, mesmo dentro do heavy metal. Há que se notar, entretanto, que apesar do esforço da banda em mostrar um Derrick frontman e influente, cerca de dois terços das músicas incluídas no repertório são da fase anterior. Soa como uma admissão de que o melhor momento realmente já passou.

Convidados especiais prestigiam os 20 anos da banda: João Gordo, em “Reza” e “Biotech is Godzila”; Jairo Tormentor (primeiro guitarrista), em “Troops of Doom” e “Necromancer”; Alex Camargo (Krisiun), também em Necromancer; e BNegão e o DJ Zé Gonzales em “Black Steel in The Hour of Chaos”, do Public Enemy. A abertura ficou por conta de Zé do Caixão e suas ”caixonetes”.

Derrick é quem conduz o minidocumentário que abre o segundo disco do DVD onde é contada um pouco da história do Sepultura depois de sua entrada. Foi ele quem escreveu, filmou e dirigiu tudo. Outros extras são os três clipes dessa fase (”Mindwar”, “Choke” e “Bullet The Blue Sky” - aquela do U2) e outras três músicas gravadas ao vivo na Alemanha, além de fotos, uma biografia escrita pelo fã-clube (para ler na tela) e o making of do show. O único senão da parte histórica é a omissão da fase com Max, o que também não tira o mérito deste ótimo DVD.

Nota: Por um erro de edição o texto diz que “Live In São Paulo” é o primeiro DVD do Sepultura. É, na verdade, o primeiro com essa formação.

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado