O Homem Baile

Inteiraço

Apesar do repertório irregular, Hoodoo Gurus se garante com músicas novas, boas lembranças e performance bem ajustada. Fotos: Daniel Croce.

O vocalista, guitarrista e líder do Hoodoo Gurus, Dave Faulkner, mantém o gogó e os falsetes em dia

O vocalista, guitarrista e líder do Hoodoo Gurus, Dave Faulkner, mantém o gogó e os falsetes em dia

A noite é a do tipo “fadada a recordações”, diria o velho homem da imprensa, e o momento especial não poderia ser outro, mesmo porque é único. Sim, só aconteceria mesmo no Brasil (só no Rio?), onde a dobradinha de canções, que passaria batida em todo o mundo, aqui têm um significado realmente especial e precisa ser tocada. Tem que por no contrato que tem que ser assim. Por isso, quando os primeiros acordes da primeira música aparecem, o público vem abaixo, piração total. E quando a segunda vem quase emendada, aí a loucura é generalizada. É assim que o excelente público que encheu o Metropolitan (ops, Qualistage), reage no auge do show do Hoodoo Gurus, nesta sexta (14/3), no Rio.

Explica-se que tanto “Out That Door” – a primeira – quanto “What’s My Scene” - a segunda - cederam trechos para vinhetas para a programação da Rádio Fluminense FM, que marcou fortemente a derradeira passagem da emissora de Niterói pelo dial, na primeira metade da década de 1990. Ou seja, motivo de emoção e saudades de um tempo marcante de verdade. Era a época em que a rádio cobria competições de surf, e as músicas que os surfistas brasileiros ouviam quando iam competir na Austrália rodavam forte na programação, ganhando a pecha de surf music, sem ter nada a ver com o subgênero criado por Dick Dale, Beach Boys e afins. A coisa cresceu tanto que todas essas bandas (parte da new wave/pos punk/rock australiano oitentista) fizeram turnês concorridas nos anos subsequentes por aqui. A do Hoodoo Gurus, em 1997, por exemplo, lotou duas noites seguidas deste mesmo Metropolitan (fotos aqui e aqui).

O guitarrista Brad Shepherd, que canta em uma das músicas e ainda toca harmônica em outra

O guitarrista Brad Shepherd, que canta em uma das músicas e ainda toca harmônica em outra

Dito isso – saudosismo uma ova! - o fato é que nesse meio tempão a banda acabou, voltou com discos pouco ouvidos e agora está na turnê do novo álbum, o bom “Chariot of the Gods”, que saiu no ano passado. Dele são apresentadas quatro faixas, as boas “World Of Pain”, que abre a noite, e “Equinox”, “uma canção sobre boa sorte”, cantada pelo guitarrista Brad Shepherd; e as nem tão legais assim “Chariot of the Gods”, a faixa-título, e “Answered Prayers”, que emula Echo And The Bunnyman e não esconde as origens 80s da banda. Uma pena terem ficado de fora, desse disco novo, três das melhores músicas, “Get Out of Dodge”, “My Imaginary Friend” e “Carry On”, dotada de um refrãozaço daqueles; procure saber. Montar set list, veremos, não chega a ser uma virtude desses aussies…

Mas compor música boa, sim, e, vamos e venhamos, em mais de 40 anos de estrada, há um bocado delas pro público cantar do início ao fim. Caso de, por exemplo, “If Only…”, da época em que a banda circulou por aqui, com Dave Faulkner (vocal e guitarra) colocando a massa pra cantar; “Come Any Time”, na abertura do bis; e da deliciosamente pop colante “I Want You Back”. Além de Faulkner e Shepherd, estão na banda o baixista Richard Grossman, completando a trinca remanescente dos shows noventistas por aqui, e o batera Nik Rieth, novo na turma, mas cascudaço. É evidente em todo o show a performance bem ajustada do quarteto e os fabulosos backing vocals de Grossman e Brad Shepherd, inclusive nas músicas do disco novo, que se completam com a voz de Dave Faulkner, este, a propósito, com o falsete em dia.

O bom vocal de apoio do baixista Richard Grossman, marca registrada do Hoodoo Gurus

O bom vocal de apoio do baixista Richard Grossman, marca registrada do Hoodoo Gurus

O show só engrena da metade para o final, o que se explica, de certo modo, pela escolha do repertório. Músicas como “Tojo” e “Poison Pen”, por exemplo, poderiam tranquilamente ser limadas, e não é porque “Leilani” é a primeira música composta pela banda que tem que ser tocada em todos os shows. De outro lado, que falta fazem temas como “A Place In the Sun”, “Down on Me” e “In the Middle of the Land”, só para citar três das grandes ausências. O que não invalida momentos lindos com em “Castles in the Air” e “1000 Miles Away”, no bis, além da piração total da dobradinha “Out That Door”/“What’s My Scene”, citada lá em cima. O que, no fim das contas, faz dessa passagem do Hoodoo Gurus pelo Rio uma noite e tanto. Que voltem sempre que tiverem um novo álbum pra mostrar!

Na abertura, a banda cover VAAR Surf Band comandou um bailão daqueles. O grupo parece especializado em tocar as músicas das bandas oitentistas australianas - a tal da surf music australiana, vá lá. E aí é um Gang Gajang aqui, um Midnight Oil acolá e outro Spy Vs Spy, tudo hit que todo mundo conhece e curte o tempo todo. O bom é que o quarteto se garante no palco e se esforça para tocar tudo igualzinho às versões originais, a ponto de o vocalista se dividir entre violão, harmônica e até um trompete. O ruim é a execução no final de um inacreditável medley que inclui Red Hot Chilli Peppers e R.E.M. juntos! Mas que animou a turma, isso animou.

Cascudo, mas novo no pedaço: o percussivo batera Nik Rieth cumpre bem a função no quarteto

Cascudo, mas novo no pedaço: o percussivo batera Nik Rieth cumpre bem a função no quarteto

Set list completo Hoodoo Gurus:

1- World of Pain
2- Another World
3- The Right Time
4- The Other Side of Paradise
5- I Was the One
6- Leilani
7- Answered Prayers
8- Night Must Fall
9- Tojo
10- If Only…
11- Chariot of the Gods
12- I Want You Back
13- Poison Pen
14- Equinox
15- Castles in the Air
16- Out That Door
17- What’s My Scene
18- Bittersweet
19- I Was a Kamikaze Pilot
Bis
20- Come Anytime
21- 1000 Miles Away
22- Like Wow - Wipeout

Nik Rieth, Richard Grossman, Dave Faulkner e Brad Shepherd: o Hoodoo Gurus prestes a subir no palco

Nik Rieth, Richard Grossman, Dave Faulkner e Brad Shepherd: o Hoodoo Gurus prestes a subir no palco

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado