O Homem Baile

Promissor

Novidade no metal, Uncured mostra repertório técnico e músicas repletas de interlúdios e variações de andamento. Fotos: Daniel Croce.

Os irmãos Zak e Rex Cox, ambos guitarristas técnicos e donos da bola no promissor Uncured

Os irmãos Zak e Rex Cox, ambos guitarristas técnicos e donos da bola no promissor Uncured

A imagem de dois pós adolescentes de pé sobre um case de instrumentos na beirada do palco empunhando as respectivas guitarras em solos pra lá de melódicos é simbólica de um show de heavy metal em todas as suas entranhas. Isso porque, até chegar ali, em cerca de 45 minutos e 10 músicas, o Uncured (anote esse nome) transitou livremente por várias tendências e subgêneros do metal, tentando impingir uma pegada própria que, se ainda em formação, sugere ser bastante promissora para uma banda formada há uns três anos, quando os irmãos Rex e Zak Cox, os tais guitarristas, eram ainda menores de idade. É o show de abertura para o Lacuna Coil (veja como foi), no Circo Voador, nesse domingo (16/2), e o que mais importa é que uma banda tão recente já tenha vindo à cidade.

A tal variação de referências acha alguma unidade no modo de cantar deles, um com vocal limpo e outro com vocais rasgados na maior parte do tempo; em uma pegada técnica que ambos sustentam, mostrando que, quando não estão na academia, estudam pra valer; e em uma insistência em mudanças de andamento e inserções de interlúdios sem peso, quase acústicos, em muitas das músicas, embora elas não sejam longas como no progmetal; a banda já gravou um EP instrumental com Max Portnoy, filho vocês sabem de quem, na bateria. “Sacrifice”, por exemplo, começa como desesperado death metal, mas tem groove marcante e logo ganha um riff inexistente no início, para mais adiante emendar um típico momento do metal bate estacas dos anos 90. A boa “Death Valley”, por sua vez, inicia com dedilhados e vocais afinados, antes de mergulhar em um momento podreira que soa artificial, embora, ao vivo, não comprometa.

Rex Cox e o baterista Liam Manley, cuja performance pode ter sido prejudicada por falta de espaço

Rex Cox e o baterista Liam Manley, cuja performance pode ter sido prejudicada por falta de espaço

Ambas estão no álbum “Epidemic”, lançado no ano passado, o segundo do quarteto, que, ao menos nessa turnê, tem na formação o baixista Micah Smith e o baterista Liam Manley. Embora tenha um histórico de bandas que enfatizam o lado técnico, Manley, contudo, pouco aparece no palco, talvez prejudicado pelas condições do show, com um set de bateria minúsculo – para o tipo de som – espremido entrega a beirada do palco e o cenário do Lacuna Coil. É o que contribui para fazer de “Roots Bloddy Roots”, do Sepultura, que o Uncured gravou em um EP para esse ano, junto com covers de Pantera e Slayer, entre outros, uma versão bem abaixo do esperado. O que não faz muita diferença para o público, a ponto de esse ser um dos momentos de maior agitação na abertura; natural para o show de uma banda nova e ainda a ser descoberta por aqui.

Música tocada pela primeira vez nessa turnê, “Set The World a Ablaze” é outra que abre um grande leque de referências. Ganha vida pra valer quando um riff thrash matador rasga a introdução melódica, e Zak Cox canta trechos na velocidade da luz, alternando com outros mais lentos no refrão. O grupo também parece carecer de mais rodagem de palco, ainda mais quando o repertório é praticamente desconhecido da plateia; tocar quase sentado, assim como fazer selfie no meio do show, de costas para o público, vamos e venhamos, também não contribui. O que, de outro lado, não impede que petardos (ou quase isso, dadas os tais interlúdios) como “Desecration”, com ótima melodia, e “Opium Den”, que abre o álbum “Medusa”, de 2017, uma das poucas em que uma roda de dança se desenrola, tenham lá seu valor. Taí uma banda para acompanhar de perto.

Vista geral do palco do Uncured, com o baixista Micah Smith, Zak Cox, Liam Manley e Rex Cox

Vista geral do palco do Uncured, com o baixista Micah Smith, Zak Cox, Liam Manley e Rex Cox

Set list completo:

1- Resist the Infection
2- Sacrifice
3- Myopic
4- Desecration
5- Death Valley
6- Nothing but Disease
7- Opium Den
8- Set The World Ablaze
9- Roots Bloody Roots
10- Blinded by Demise

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado