Home DestaqueO Homem Baile

Elegante e sincero

Melancolia e sofisticação sonora dão o tom do show de Father John Misty no Queremos! Festival. Foto Divulgação Queremos!: Ariel Martini.

fatherjohnmistyqueremos18Mais ou menos no meio da apresentação, o sujeito que vinha, tal qual um trovador solitário, com um violão dependurado no corpo, se apossa de uma guitarra para mostrar uma das canções mais densas da noite. Em seguida, deixa o instrumento de lado e se converte em inesperado frontman para uma banda que parece vintage já por definição, e, com o pedestal do microfone nas mãos, mostra que não vive só de melancolia. Ele é Josh Tillman, apresentado nos últimos tempos como Father John Misty, a música se chama “Hangout at the Gallows” e o show é o principal da edição de estreia do Queremos! Festival, em plena Marina da Glória, neste sábado (25/8), no Rio.

Não que não houvesse momentos mais performáticos, mas é em uma alma perturbada – a de Tillman – que se apoiam as 20 canções que envolve o público em 90 minutos de bola rolando. Rodeado por uma bela banda com ênfase em tecladistas e melodias rebuscadas, com certa virtuose, quase sempre tensas, mas cativantes, Father John Misty mostra que o produto de sua obra, ao menos ao vivo, vai muito além do indie folk no qual em geral é catalogado. Primeiro porque ele vive mesmo é de canções - boas canções, repita-se -, e, depois, que os arranjos descolados para cada uma dessas músicas fogem do lugar comum que as vezes esse subgênero do indie se enfia, com um “quê” de sofisticação que, nessa seara – vá lá – só gente do naipe de Jeff Tweedy e seu Wilco consegue resoluções satisfatórias.

Não é qualquer um que tem a manha de flertar claramente com o country de raiz que é “I’m Writing a Novel”, para na sequência mostrar como este evoluiu para o rock’n’roll, em “Date Night”, com a bela transição dos teclados remetendo à época. Ou de enviesar uma guitarra distorcida na ótima “Strange Encounter”, e fazer desabar um trovão sônico, do nada, ainda que curto demais, em “Holy Shit”, já na parte final do show. Por vezes, o que chama atenção é o telão do fundo do palco, já que, como é comum em artistas do tipo, a iluminação é quase sempre para obscurecê-los. Em “God’s Favorite Customer”, faixa-título do novo álbum, na única vez em que Tillman toca piano, a noite cosmopolita bem que poderia ser a da Glória, atrás do palco, e a já citada “Date Night” tem um clipe estradeiro no clássico estilo stoner rock.

Aproximadamente um terço das músicas são desse disco, lançado em junho, e com boa recepção da crítica internacional. Por isso o show tem mais uma função, a de apresentá-las ao vivo, o que no fim das contas parece fazer pouca diferença para um público tipo de câmara, contemplativo durante as músicas e com ralo aplauso no final. Desse trabalho destacam-se ainda a relativamente pesada “Mr Tillman” (adivinhe sobre quem) e “Hangout at the Gallows”, aquela da performance singular que é citada no início do texto. Já “I Love You, Honeybear” arremata o show com um tom um tanto dramático, assim como começara, outro traço do artista, notado também em “Bored in the USA”, até pelo título sugestivo.

Josh Tillman não chega a ser um cantor rebuscado, tampouco com voz de timbre diferenciado. Mas é afinado – parece que não, mas é coisa rara – e sabe usar o falsete a seu favor, sem exageros, com o apoio dos outros músicos que volta e meia incluem bons vocais de apoio. O repertório tem concatenação parabólica, ou seja, começa devagar, tem o auge no meio do show e termina como se o final ainda não tivesse realmente chegado. Ainda que em um festival, terreno inóspito para intimismos e para demonstrações realmente artísticas, Father John Misty (ou Josh Tillman, como queiram) destilou sua introspecção com fina elegância. Disparado a melhor coisa dessa edição de estreia do Queremos! Festival.

Set list completo:

1- Nancy From Now On
2- Chateau Lobby #4 (in C for Two Virgins)
3- Only Son of the Ladiesman
4- Strange Encounter
5- Disappointing Diamonds Are the Rarest of Them All
6- Mr. Tillman
7- Total Entertainment Forever
8- Ballad of the Dying Man
9- Hangout at the Gallows
10- True Affection
11- Bored in the USA
12- Please Don’t Die
13- I’m Writing a Novel
14- Date Night
15- Hollywood Forever Cemetery Sings
16- Pure Comedy
17- God’s Favorite Customer
18- Real Love Baby
19- Holy Shit
20- I Love You, Honeybear

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado