O Homem Baile

Teatralizado

David Byrne segue inquieto e, com clássicos do Talking Heads e novidades, faz o show que nunca mais se verá em outro Lollapalooza da vida. Fotos Divulgação Lollapalooza: Camila Cara/MRossi (1, 2 e 3) e Denis Ono/MRossi (4).

O alinhado David Byrne, com terno bem cortado, ambientado em seu performático espetáculo

O alinhado David Byrne, com terno bem cortado, ambientado em seu performático espetáculo

Não é fácil se David Byrne. Não é fácil ser David Byrne e tocar no Lollapalooza no meio da tarde de sábado (24/3), em um palco nos cafundós do Autódromo de Interlagos. Não é fácil ser David Byrne e ver - e ainda tem mais essa – que boa parte do público que se aglomera nas montanhas em frente ao palco quer mesmo é guardar lugar para o show do… Imagine Dragons! Mas é fácil assistir a um show do pra sempre ex-líder do Talking Heads, que é muito mais um espetáculo para todas as idades do que um show musical propriamente dito. Sim, tem música e o repertório se divide basicamente entre músicas de seu disco mais recente, o fresquíssimo “American Utopia”, que saiu no início desse mês, e muitas coisas do Talking Heads.

Mas ninguém precisa conhecer nada desse material para se divertir com o musical, e explica-se de antemão que o palco é reduzido a uma espécie de cômodo central limitados por cortinas, em um ambiente onde entram e saem os músicos, todos com os instrumentos acoplados ao próprio corpo, cantores e dançarinos, dependendo de cada número, que compõem a encenação. O modelo, contudo, não é de banda de quermesse abraçado pelo mundinho indie pós-Arcade Fire, com seus inefáveis taróis, mas reproduz o som de uma banda tocando ao vivo perfeitamente. No início, um enigmático Byrne aparece sentado atrás de uma mesa com um terno de bom corte cinza e um chinelo de dedo que logo seria dispensado, praticamente declamando “Here”, a música que fecha o disco novo.

Parte da trupe de Byrne: à esquerda, os percussionistas brasileiros Mauro Refosco e Davi Vieira

Parte da trupe de Byrne: à esquerda, os percussionistas brasileiros Mauro Refosco e Davi Vieira

Dá-se a largada e começa o entra e sai dos 11 integrantes da trupe, além de Byrne, que toca uma rara guitarra, incluindo os percussionistas brasileiros Davi Vieira e Mauro Refosco, que na véspera tocou com o Red Hot Chili Peppers no palco principal do Lolla (veja como foi). Vieira ainda canta os versos gravados originalmente pelo rapper britânico Dizzie Rascal, em “Toe Jam”, cheia de referências à música latina e à tal da world music que permeia toda a trajetória de tiro pra tudo o que é lado – e por isso mesmo interessante - de David Byrne. Em cada música, coreografias bem ensaiadas dão o tom; em uma delas, Byrne e asseclas aparecem deitados no chão. Com isso, a reação da plateia é menos do tipo que se vê em um show e mais contemplativa, com ênfase do aplauso final em alguns trechos, caso de “Once In a Life Time”, uma das mais conhecidas do Talking Heads, mas com arranjos bem diferentes da versão original.

Do bom “American Utopia”, realçam a cínica “Every Day is a Miracle” (justamente quando Perry Farrel, idealizador do Lolla, chega no vão entre o palco e a grade, e depois ele tocaria om o Pearl Jam, veja), e a festiva “Everybody’s Coming to My House”, uma das que a maior quantidade de integrantes participa. Se “Psycho Killer”, talvez o maior sucesso do Talking Heads, em geral não entra no set – e não entrou de novo -, teve, entre outras, “Blind”, inspirada em um funk de raiz de cair o queixo, pra sacolejar os incautos de rosto decorado com purpurina, e o desfecho com “Burning Down The House”, quase uma unanimidade, mesmo em um lugar no mínimo inóspito. No fim, não sobra motivo para reclamação alguma. Porque é muito fácil gostar de David Byrne.

David Byrne mantém a forma e toca uma rara guitarra durante o bom show do Lollapalooza

David Byrne mantém a forma e toca uma rara guitarra durante o bom show do Lollapalooza

Set list completo:

1- Here
2- I Zimbra
3- Slippery People
4- Everybody’s Coming to My House
5- This Must Be the Place (Naive Melody)
6- Once in a Lifetime
7- Toe Jam
8- I Dance Like This
9- Every Day Is a Miracle
10- Blind
11- Dancing Together
12- The Great Curve
13- Burning Down the House

Vista do palco secundário do Lolla, convertido no cômodo onde o espetáculo de David Byrne acontece

Vista do palco secundário do Lolla, convertido no cômodo onde o espetáculo de David Byrne acontece

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

trackbacks

There is 1 blog linking to this post
  1. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Engenhoso

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado