O Homem Baile

Interatividade

Público participativo impulsiona o show e realça as tonalidades pop rock que afastam o Delain do meio metálico. Fotos: Nem Queiroz.

A vocalista do Delain, Charlotte Wessels, protagonista com ótima voz e simpatia mezzo tímida

A vocalista do Delain, Charlotte Wessels, protagonista com ótima voz e simpatia mezzo tímida

É preciso estar atento e forte. E ter coragem para, do nada, incluir uma das músicas mais difíceis de cantar do repertório de uma banda, justamente no final do show, depois de mais de uma hora ter o gogó à prova quase sem parar. É o que faz o Delain no show desta terça (21/11), no Teatro Odisséia, no Rio. Não que “The Gathering” – e o título remete à outra banda holandesa – seja tão rara nos shows da banda, mas, em princípio, não estava planejada para ser tocada, e, ao que parece, os pedidos do público é que foram atendidos de última hora. Um público daqueles que o sujeito encarregado de reportar deve definir dentro do clichê “pequeno, mas participativo”. E bota participativo nisso, o que, de certo modo, salvou uma noite que, em princípio, se antecipava melancólica.

Qual nada. Primeiro que o sexteto tem ótima performance ao vivo, e uma inédita arrumação no acanhado palco fez os amplificadores e periféricos desaparecerem e a quantidade de luzes simplesmente dobrou, em comparação a outros shows que passam pelo Odisséia – vai ver por isso, no terço final da noite uma queda de energia se anunciou, mas logo tudo se restabeleceu, segundo a vocalista Charlotte Wessels por causa dos gritos do público. Depois porque o pessoal que foi ao show não está para brincadeira, e, colado na beirada do palco, trata de cantar absolutamente tudo junto com a banda. Como a casa está bem vazia, quase converte o show em evento intimista no qual banda e público praticamente conversam entre si, e daí, talvez, a inclusão da música inesperada.

Wessels com pedestal luminoso, ao lado da guitarrista Merel Bechtold e do baixista Otto van der Oije

Wessels com pedestal luminoso, ao lado da guitarrista Merel Bechtold e do baixista Otto van der Oije

Não foi a única. A bela “Danse Macabre”, cujo início já é um intuitivo convite à cantoria, também aprece do nada, mas em substituição à “Sleepwalkers Dream”, numa boa decisão, a julgar pela participação da plateia. Outra feita pra cantar, e das mais conhecidas é “Suckerpunch”, mais ritmada e identificada com o rock, assim como a boa “Fire With Fire”, e ressalte-se que, embora nascido e crescido no seio do metal, o Delain têm forte identificação com o pop rock, e não só no sentido de ter músicas cativantes como essas, mas de ser pop mesmo, muitas vezes com a subtração de guitarras e ausência de solos, embora tenha dois guitarristas em quase todas as músicas. Assim como acontece no Nightwish – e a comparação é pertinente -, só que este tem Tuomas Holopainen como chefão e excepcional compositor.

No Delain, o mandachuva é o também tecladista Martijn Westerholt, ex-Within Temptation – e outra banda holandesa é citada -, muito embora as composições sejam divididas com Wessels. Para azar dele, contudo, seu instrumento não é muito escutado nas caixas, o que diminui, de certo modo, a potência da banda no palco. E sobra para a pródiga Merel Bechtold e para Timo Somers, cujas guitarras têm mais cordas do que é possível/necessário tocar, a tarefa de executar as músicas. Nesse habitat de coadjuvantes, é a figura de Charlotte Wessels que obviamente se salienta, não só pela ótima capacidade vocal – quase ume tenor de calças curtas-, mas pela simpatia mezzo tímida que marca todo o show. Como o grupo não usa visual do meio metálico, esguia, Wessels parece mais uma garota de Ipanema que acaba de sair de uma puxada aula da academia.

Wessels se diverte entre Bechtold e o guitarrista Timo Somers: mais cordas do que é possível tocar

Wessels se diverte entre Bechtold e o guitarrista Timo Somers: mais cordas do que é possível tocar

De modo que nem os vocais gravados em algumas músicas – em “Fire With Fire” e “Don’t Let Go”, por exemplo – importam, dado o chamado conjunto da obra. Mesmo sendo a primeira vez no Rio (a terceira no Brasil), a banda não quer saber, e enfileira nada menos que sete das 11 músicas do disco mais recente, “Moonbathers”, que saiu há pouco mais de um ano. Além das já citadas, dessas se destacam “Pendulum”, por conta de um bom refrão, que todo mundo já sabia cantar; e “The Hurricane”, a que mais se aproxima de uma balada, e na qual Charlotte Wessels reforça o protagonismo com um ótimo alcance vocal, e os guitarristas perdem a chance de mandar um solo daqueles que Slash faz no precipício de “November Rain”. A inclusiva “We Are the Others”, faixa-título do álbum de 2012, é a pedida certa para o arremate de, em suma, um bom show de uma banda média reforçado por uma plateia pequena, mas tão participativa que chega a salvar a noite.

Set list completo:

1- Hands of Gold
2- Go Away
3- The Glory and the Scum
4- Suckerpunch
5- Get the Devil Out of Me
6- Army of Dolls
7- The Hurricane
8- Here Come the Vultures
9- Fire with Fire
10- Pendulum
11- Danse Macabre
12- Not Enough
13- Mother Machine
14- Don’t Let Go
15- The Gathering
16- We Are the Others

Palco do Delain: o batera Ruben Israel e o tecladista Martijn Westerholt no fundo, e o público vibrando

Palco do Delain: o batera Ruben Israel e o tecladista Martijn Westerholt no fundo, e o público vibrando

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado