O Homem Baile

Não é crime

Som pesado e cheio de groove do Alien Ant Farm só encontra apoio do público em cover de blockbuster pop. Fotos: Lucas Tavares.

O vocalista do Alien Ant Farm, Dryden Mitchell, soltando a voz durante o show de abertura para o P.O.D.

O vocalista do Alien Ant Farm, Dryden Mitchell, soltando a voz durante o show de abertura para o P.O.D.

A música preferida da mãe do vocalista do Alien Ant Farm é “Attitude”, mas a tal canção não consegue convencer o público que chegou mais cedo para ver a banda abrindo para o P.O.D. (veja como foi). A melhor música do show deles é, disparado, “What I Feel Is Mine”, um heavy metal funk de primeira, com um groove realçado por um volume de som realmente alto, ainda mais se considerarmos que se trata de uma banda de abertura. Mas aquela em que o público mais se diverte, a julgar pela reação generalizada, nem é do grupo americano, mas uma versão caprichada de “Smooth Criminal”, isso mesmo, de Michael Jackson. Eis aí um bom panorama do que acontecia entes de o P.O.D. entrar no palco do Circo Voador, na quarta passada (11/10).

Caprichada porque, olhando bem amiúde, lá no fundo, AAF e MJ têm muito em comum, já que a banda americana é chegada um groove bem marcado, e não só por causa do suspeito baixo de mil cordas de Tim Peugh, o que revela tal ligação, por mínima que seja. Músicas como “Courage”, que abre a noite com sotaque Living Colour, e “Simpatico”, iniciada com um celular (!?), reforçam a ligação. E conhecida porque não bastou gravar um blockbuster global, mas teve clipe e inclusão em trilha sonora de filmes hollywoodianos, séries de TV e de games. Já “What I Feel Is Mine”, ao vivo, soa igual ou melhor, só que – e isso ainda importa – não é um cover. Faltam palmas também para o trabalho minimalista das guitarras de Terry Corso, que realça o tal groove característico da banda, na – repita-se – melhor música do show.

O guitarrista Terry Corso, Dryden Mitchell e o baterista Mike Cosgrove: som pesado e com groove

O guitarrista Terry Corso, Dryden Mitchell e o baterista Mike Cosgrove: som pesado e com groove

Talvez esteja na intimidade da letra de “Attitude” o apreço da mãe de Dryden Mitchell, o vocalista que comunica ele próprio o fato ao público. Por que a música parece que até agora, mais de 24 horas depois do show, ainda não começou, o que resulta em um dos momentos de queda na apresentação, curta como são as aberturas, para se desperdiçar tempo. Mitchell tem ótima voz e boa presença de palco, mesmo com a banda espremida pelos equipamentos do P.O.D., mas, como é a primeira vez do grupo no Brasil, sendo o show do Circo o primeiro da turnê, rola aquela sensação de não saber muito o que falar entre as músicas. Por isso o melhor seria tocar tudo direto, sem muitas paradas, mas a idade também pesa para uma banda com mais de 20 anos nas costas, e, contudo, de discografia bissexta.

São só quatro discos nesse tempo todo, e o mais recente, “Always And Forever”, lançado há mais de dois anos, é solitariamente representado por “Simpatico”, sendo a maioria do repertório de 10 músicas sortida por músicas frequentemente tocadas nos shows da banda nos últimos tempos. Dentre elas, “These Days” é a que tem uma abordagem mais pop, muito embora o som da banda (assim como o nome, diga-se) não é mesmo de fácil digestão. A música, que sugere um cantarolar logo de início, tem “um quê” de poppy punk que agrada à plateia que chegou mais cedo e vai crescendo ao longo dos 40 minutinhos de bola rolando. Até que o desfecho com “Smooth Criminal” promove a alegria geral e dá aquela sensação de que foi um showzaço. Mesmo porque, num show de rock, diferentemente da vida, é a última impressão a que fica.

Dryden Mitchell, ao lado de Tim Peugh, o caçula dessa formação, estalando o baixo de mil cordas

Dryden Mitchell, ao lado de Tim Peugh, o caçula dessa formação, estalando o baixo de mil cordas

Set list completo:

1- Courage
2- Forgive & Forget
3- Movies
4- What I Feel Is Mine
5- These Days
6- Simpatico
7- Wish
8- Attitude
9- Sticks and Stones
10- Smooth Criminal

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado