O Homem Baile

Replay

Promovido para o Palco Mundo, Offspring praticamente repete o show da edição de 2013 no Rock In Rio, só que para muito mais gente. Fotos divulgação Rock In Rio: Wallace Mendonça/Estácio (1) e Wilmore Oliveira/I Hate Flash (2).

O vocalista do Offspring, Dexter Holland, que também toca guitarra em algumas músicas

O vocalista do Offspring, Dexter Holland, que também toca guitarra em algumas músicas

Antes da música “Hit That”, um skazinho sarapa, o vocalista Dexter Holland e o guitarrista Noodles comentam como estão bem impressionados com a quantidade de gente no entorno do Palco Mundo, no Rock In Rio. Há cerca de quatro anos, no mesmo festival, este mesmo Offspring fez o Palco Sunset, o secundário, transbordar de gente, numa clara demonstração de que eles estavam no lugar errado (relembre). Agora, é no palco principal que ocorre o mesmo fenômeno, e não só por conta do Offspring, que jamais tocou para pouco público no Rio, mas porque também é domingo (24/11), o último dia do festival e tem o Red Hot Chili Peppers (veja como foi), o tipo de banda que todo mundo e mais um pouco de gente gosta, como atração de fundo.

A palavra “mesmo”, salpicada aqui e ali no primeiro parágrafo não é só ato falho, não. O fato é que, de 2013 pra cá, nesses quatro anos, o Offspring é a mesmíssima a banda, sem ter lançado material novo. Ou, por outra, lançou um EP com três covers, dois do Bad Religion e um do Pennywise, chamado “Summer Nationals”, que saiu em 2014, mais como souvenir de uma turnê do que como disco de carreira, e o single digital “Coming for You”, em 2015. Músicas ignoradas nas turnês realizadas este ano e também não incluídas nesse show, cujo repertório é bastante parecido com o de 2013, sendo que, naquela ocasião, o baterista de uma das formações do Ramones, Marky Ramone, que havia tocado mais cedo, participou em duas músicas do bis, conferindo a pecha de show único para aquela apresentação.

Ou seja, o show é praticamente o mesmo, só que em um palco maior, a plateia é praticamente a mesma, só que maior, e o resultado, totalmente o mesmo. Tanto que Holland e o Noodles seguem bem fora de forma, ostentando péssimo preparo físico para uma banda cujo som, consolidado no seio do poppy punk noventista, é essencialmente aeróbico. Sorte que o batera Pete Parada, mais novo e também o caçula na banda, mantém o ritmo acelerado com ótimo vigor físico. É o que garante, por exemplo, a velocidade e a precisão de músicas como “Americana”, faixa-título do álbum que mais cede músicas ao show, em um sprint final; a potente “All I Want”, que sempre exige o forte vocal de Dexter; e a nem tão boa assim “Want You Bad”, convertida em uma esfuziante pedrada nos cornos.

O guitarrista Noodles, que se mostra admirado com o público do Rock In Rio: 'sabem de divertir'

O guitarrista Noodles, que se mostra admirado com o público do Rock In Rio: 'sabem de divertir'

Como se vê (acompanhe o set list completo no final do texto), além da ausência de músicas dos últimos lançamentos, também não há nenhum faixa do álbum “Days Go By”, lançado há cinco anos, ou seja, a canção mais nova do show tem quase 10 anos de lançada. E daí? O caso é que o Offspring, único grupo ligado ao punk/hardcore do festival, hoje é praticamente uma banda de classic rock associada ao gênero, que desfila os sucessos que todo mundo ali quer. O que, de certo modo, preenche o perfil de artistas do Rock In Rio. Então toma uma “Pretty Fly (For a White Guy)” aqui, uma “Come Out and Play” acolá, mais “Self Esteem” e “Why Don’t You Get a Job?” e tá tudo certo. “Vocês do Rio de Janeiro sabem o que é uma boa diversão”, conclui Noodles, na parte final do show. Será mesmo?

Set list completo:

1- You’re Gonna Go Far, Kid
2- All I Want
3- Come Out and Play
4- (Can’t Get My) Head Around You
5- Original Prankster
6- Have You Ever
7- Staring at the Sun
8- Want You Bad
9- Bad Habit
10- Hit That
11- Gone Away
12- Why Don’t You Get a Job?
13- Americana
14- Pretty Fly (For a White Guy)
15- The Kids Aren’t Alright
16- Self Esteem

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado