O Homem Baile

Intramuros

Repertório meloso do 5 Seconds Of Summer parece fechado para os próprios fãs no Rock In Rio. Fotos Divulgação Rock In Rio: Wesley Allen/I Hate Flash.

O vocalista do 5 Seconds of Summer, Luke Hemmings segue em busca do carisma perdido

O vocalista do 5 Seconds of Summer, Luke Hemmings segue em busca do carisma perdido

Foi preciso que 11 músicas fossem tocadas para o primeiro solo de guitarra do show aparecer. Mesmo assim, nesse bom punhado de canções, tidas como pop e colantes, ao menos metade já vem com um cantarolar daqueles. É um ôôô pra lá, um êêê pra cá, e uma delas, inclusive, que atende pelo nome de “Hey Everybody!”, tem suspeitíssima semelhança, em princípio, com “Hungry Like The Wolf”, do Duran Duran, não por acaso uma das melhores da noite. Criado à sombra de uma boy band, mas apontado como descendente do poppy punk de Green Day e adjacências, o 5 Seconds Of Summer não é uma coisa nem outra, mas está aí para colar nos ouvidos do público do Rock In Rio, em pleno Palco Mundo, antes da atração de fundo, na sexta (15/9).

E daí se a guitarra quase morre virgem? Solo também não representa a geração do punk, de onde, em tese, o poppy punk descende, mas custa se aperfeiçoar um pouco no instrumento e até no formato das tais canções grudentas? Porque usar guitarra dependurada no pescoço e dar uma de One Direction, a tal boy band que sombreia o 5SOS, com vocais coletivos em tudo o que é música pode não ser lá uma grande atitude, muito menos em um Palco Mundo de um Rock In Rio, ainda que a noite não seja lá a das melhores em termos de programação. Ou, por outra, o que conta não é exatamente angariar novos fãs, que estendem os braços a pedido do baterista Ashton Irwin, em uma das falas programadas entre as músicas, mas satisfazer aqueles que se meteram ali na grade desde bem cedo.

Luke Hemmings toca guitarra ao lado do baixista Calum Hood, logo na parte inicial do show de sexta

Luke Hemmings toca guitarra ao lado do baixista Calum Hood, logo na parte inicial do show de sexta

Por isso, embora a cantoria e a gritaria de timbre mais alto ressoem o tempo todo, músicas como “Waste the Night”, compactada entre duas boas sacadas de bateria, no início e no fim, e com um refrão grudento; “End Up Here”, com ótima melodia e vocação festiva; e “She Looks So Perfect”, aquela do clipe em que todo mundo tira a roupa, do nada, e que fecha o show, tem reação especial para essa turma, como o telão não deixa mentir. Com os músicos ainda muito jovens e apenas dois álbuns lançados no mercado, o quarteto tem espaço para crescimento, mas precisa entrar urgentemente para a vida adulta, se não quiser sofrer com a volatilidade de um público adolescente que, em geral, divide o já ralo interesse por música com outras atratividades do mundo moderno/tecnológico; não tá fácil pra ninguém.

Além de tentar se entender melhor com o vocalista Luke Hemmings, que, digamos, segue em busca do carisma perdido e com certa dificuldade de comunicação, o grupo pode ainda se esmerar um pouco mais para que o material de um novo álbum – o mais recente, “Sounds Good Feels Good”, já tem dois anos de lançado - não soe forçado demais, fabricado demais, de plástico demais. Por ora, até que “Castaway”, a tal música em que o guitarrista Michael Clifford não se acovarda e que rende ainda um mini duelo com Hemmings, pode ser um ótimo ponto de partida. Porque, se não for assim, aí é que esse verão festivo não vai durar mais que cinco segundinhos de fama mesmo.

O guitarrista Michael Clifford, que demorou, mas enfileirou uns bons solos do meio para o final

O guitarrista Michael Clifford, que demorou, mas enfileirou uns bons solos do meio para o final

Set list completo:

1- Girls Talk Boys
2- Hey Everybody!
3- Disconnected
4- Don’t Stop
5- If You Don’t Know
6- Good Girls
7- Waste the Night
8- Vapor
9- Outer Space
10- Amnesia
11- Castaway
12- Jet Black Heart
13- End Up Here
14- What I Like About You
15- She’s Kinda Hot
16- She Looks So Perfect

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. Porão em setembro 17, 2017 às 9:36
    #1

    Concordo, concordo! Tá sofrível!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado