O Homem Baile

Guinada

The Outs mostra a face psicodélica do novo álbum em ótima apresentação na abertura do Lollapalooza. Fotos Divulgação Lollapalooza: Camila Cara/MRossi.

Dennis Guedes, que também é baixista, tocando guitarra durante o show do The Outs no Lollapalooza

Dennis Guedes, que também é baixista, tocando guitarra durante o show do The Outs no Lollapalooza

Não é um mormaço senegalês o cenário ideal para o show de uma banda identificada com o rock britânico e adjacências. Mas, se é para ser assim, o The Outs arregaçou as mangas e tratou de fazer sua limonada na abertura do Palco Onix, no Lollapalooza, no sábado, dia 25/3, no Autódromo de Interlagos. Indiferente às adversidades, que incluía o horário mais cedo – uma da tarde - e o palco mais distante, a banda conseguiu reunir uma boa quantidade de público – no final havia o dobro do que tinha no início - e, o mais surpreendente, incluindo admiradores que cantavam boa parte das músicas de cor e salteado. No fim das contas, os integrantes não se intimidaram com a estrutura do festival, e, embora meio paradões no palco, fizeram ótima apresentação.

Inicialmente mais identificado com a sonoridade de bandas como Oasis e Beatles, o grupo deu uma guinada mais enfática para a música psicodélica no trabalho mais recente, o bom álbum “Percipere”, lançado no ano passado, todo com composições em português. Tanto que o repertório para essa quase uma hora de show contou com a maioria das faixas desse disco. Músicas como “Os Monstros Nadam No Litoral Afogando O Esclarecer”, já no título, e “Ainda Me Lembro” são bem representativas desse novo período, e, ao vivo, cresceram bastante, em que pese a facilidade no domínio dos efeitos inseridos por cada músico e suas incrementadas pedaleiras, o que inclui trocas de instrumentos em algumas músicas.

Vinícius Massolar, que se divide entre guitarra teclado e baixo, além de cantar junto com os demais

Vinícius Massolar, que se divide entre guitarra teclado e baixo, além de cantar junto com os demais

Outra característica realçada pelo quarteto nessa nova fase é o aprimoramento das vocalizações, já que, à exceção do baterista Gabriel Politzer, todos - Tiago Carneiro, baixo e guitarra; Dennis Guedes, guitarra e baixo; e Vinícius Massolar, guitarra, teclado e baixo - cantam. Com as letras em português e esse passo a mais, lembram facilmente os grupos vocais que marcaram época na música brasileira, como Boca Livre e 14 Bis. Em músicas como “Palavras Cruzadas”, por exemplo, a diferença é substancial, e não por caso é uma entre as novas em que o público mais vibra. As mais antigas, contudo, embora análogas a composições de bandas consagradas, parecem ainda estar entre as preferidas da plateia. Ao menos, “What Brings Me Down”, que é puro Beatles, e a dramática “Spiral Steams”, a cara do Oasis, ficaram entre as mais aplaudidas.

Isso até o encerramento, quando o quarteto recebeu o guitarrista do Cachorro Grande, Marcelo Gross, para emendar dois tributos a bandas que eles adoram. Primeiro, “My Generation”, do The Who, e, depois, “A Minha Menina”, de Jorge Ben. A segunda anda tão rodada nas mãos de DJs mundo afora que eles bem poderiam ter escolhido outra. Já na primeira, instalou-se a festa do rock’n’roll, e aí, sim, a movimentação aconteceu, com todos tocando os instrumentos na beirada do palco e a turma do gargarejo se divertindo pra valer. Um show redondinho do The Outs e um belo começo de Lollapalooza para quem conseguiu chegar tão cedo em um local tão longe.

Tiago Carneiro, tocando a guitarra usada por Guedes, na comum troca de instrumentos no The Outs

Tiago Carneiro, tocando a guitarra usada por Guedes, na comum troca de instrumentos no The Outs

Set list completo:

1- Os Monstros Nadam No Litoral Afogando O Esclarecer
2- Right or Wrong
3- Ainda Me Lembro
4- Doce Amargo
5- Once Before
6- Palavras Cruzadas
7- What Brings Me Down
8- O Tempo Fala
9- Quero Voar
10- Spiral Steams
11- Start Over
12- My Generation/Minha Menina

Tags desse texto: ,

Comentários enviados

Sem comentários nesse texto.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado