O Homem Baile

Missão cumprida

Em show com a íntegra do trabalho mais emblemático, Second Come encerra retorno meteórico como sua própria trajetória. Foto: Luciano Vianna.

secondcome16-1A banda sobe no palco, não diz ao que veio, sequer dá boa noite ou bom dia e o couro come. A missão é tocar a íntegra de um LP lançado lá no início dos anos 1990, antes que seja tarde demais. É inacreditável, mas o Second Come está em cima do palco do Saloon 79, no Rio, com a formação remontada há cerca de um ano, a todo o gás, apesar das armadilhas do tempo, para enfileirar as 10 (ou seriam 12? Ou 13?) faixas de “You”, o disco de estreia que, naqueles tempos, soava como legítima coletânea de grandes sucessos para quem frequentava assiduamente os shows no underground carioca. A noite é promovida pela London Burning, produtora cascuda da cidade, que volta à ativa e – good news - promete manter a festa mensalmente doravante.

Armadilhas que incluem a passagem do vocalista/guitarrista Fábio Leopoldino (saiba mais) e mantém o batera Kadu Carlos no departamento médico com Bacalhau, ex-Autoramas, assumindo o posto. O que em nada modifica o conjunto da obra, quando a emblemática “Feel Like I Don’t Know What I’m Doing” dá início com o guitarrista Fernando Kamache em boa forma, seja em solos ou evoluções, tudo num volume muito alto, como pede o tipo de som, o local e a ocasião. Ressalta-se também, e logo de cara, que o baixista F. Kraus mantém a linha vocal melódica de Leopoldino com destreza impressionante, e que a banda, ainda que recosturada, parece bem mais entrosada e à vontade no palco do que quando esse retorno teve início, há cerca de um ano (relembre).

O clima é também de ajustes, mas a força do repertório não permite uma lógica que não seja a de tocar uma música atrás da outra, e tudo parece ainda mais veloz que antes, mesmo nos shows mais sinistros do saudoso Garage Art Cult. É o que sobressai mais ainda em músicas como “Hurricane Age”, que faz o ralo público (uma pena!) incrementar uma roda de dança, ou mesmo “Perfidiousness”, que parece testar o limite dos equipamentos da casa, já emendada em “God And Me”. De acordo com Kraus, no único “momento diálogo”, “The Shower”, que fecha o LP original, nunca havia sido tocada ao vivo, e o quarteto ainda enfileira “Mouse” e “Shoes”, que fizeram parte de um posterior lançamento em CD. Mas e “You” e “Ega Enacirruh”, que inclusive estão na versão que saiu no ano passado, como é que fica?

Para além de “You”, o show tem como complemento a dobradinha “High, High” e “Gas Head”, do bom, mas pouco evidenciado segundo álbum, “Superkids, Superdrugs, Supergod and Strangers”, de 1994, uma bela cover para “20th Century Boy”, do T-Rex, cantada pelo guitarrista Maurício Mauk, importante na sustentação dessa formação, e a nova “Infatueted Love”. Uma pena que – sad news – o grupo não vai seguir carreira regular, já que F. Kraus está se dedicando a projetos que “apontam para a frente”. De certo modo, o desfecho dessa volta se dá como foi o início de tudo, em um palco bem parecido e em condições semelhantes. E a própria volta em si ganha selo de meteórica, como a carreira do Second Come naqueles idos noventistas. Quem viu, viu.

Na abertura, o Planar fez uma boa apresentação, e, a despeito de um público pouco interessado, acabou arrancando, na unha, uns bons aplausos no final. Muito por conta de músicas colantes e com bons refrães, e das estripulias aplicadas por dois guitarristas que tocam pra valer, ainda que, por vezes, as músicas soam açucaradas demais, muito por conta dos vocais. A banda vem de uma proveitosa passagem pelo festival indie americano South By Southwest (SXSW), e boa parte das músicas está no álbum de estreia, “Invasão”, que saiu no ano passado. Destaque para “Conversa Debaixo D’Água”, mais pesada que as demais, e ainda assim colante, e para “2012”, já perto do encerramento, que influenciou no agrado do público.

Set list completo Second Come:

1- Feel Like I Don’t Know What I’m Doing
2- Ten Fingers
3- Run, Run
4- Hurricane Age
5- 704
6- Perfidiousness
7- God And Me
8- Justify My Love
9- Sedative Distortion
10- The Shower
11- Mouse
12- Shoes
13- High, High
14- Gas Head
15- The Devil Behind Me
16- 20th Century Boy
17- Infatueted Love

Tags desse texto:

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado