O Homem Baile

Monstruoso

Em grande fase, Robertinho de Recife revive bons momentos da carreira e se reafirma como um dos maiores guitarrista brasileiros. Fotos: Nem Queiroz.

O genial guitarrista Robertinho de Recife, que mostra boa forma mesmo depois de tantos anos afastado

O genial guitarrista Robertinho de Recife, que mostra boa forma mesmo depois de tantos anos afastado

“Hoje vai ser tudo pesado”, avisa o sedento Robertinho de Recife, logo no início da noite desta quinta (12/11). Depois de muitos anos ele está à frente de uma plateia que quer ouvi-lo tocar, e finalmente lança o disco instrumental “Back For More”, que saiu no ano passado, com a Metal Mania – a abertura para o Judas Priest, em abril, não conta (relembre). O Teatro Rival, salpicado de mesas e cadeiras, nem está tão cheio assim, mas quem comparece sabe o porquê de se estar ali, em que pese a carreira do guitarrista, esparramada entre segmentos da música que muitas vezes não dialogam entre si. Mas nessa noite, não. Nessa noite vai ser tudo pesado. Foi Robertinho quem avisou.

O show é bonito já no cenário, que simula um ateliê de guitarras com vários modelos dependurado no teto. Basicamente, o espetáculo se divide em três partes: a) Robertinho tocando as músicas instrumentais de “Back For More” e de “Rapsódia Rock”, o álbum “erudito” lançado em 1990; b) Uma pequena passagem com o vocalista Zé Henrique, do Yahoo, incluindo uma espécie de stand up entre eles; e c) As músicas da fase heavy metal, com a participação do vocalista da época, Luciano Leminski, ou Lucky Lizard, como queiram. Embora distintas, em nenhuma delas o show perde em pegada e vibração, com Robertinho em grande fase, tocando pra cacete, a ponto de ser aplaudido a todo instante. Nem o DJ fantasiado de Daft Punk compromete o bojo do espetáculo.

Luciano Leminski, o melhor vocalista da fase heavy metal, canta abraçado a Robertinho de Recife

Luciano Leminski, o melhor vocalista da fase heavy metal, canta abraçado a Robertinho de Recife

Na banda, formada por músicos que Robertinho deve ter pinçado em seu estúdio de gravação, quem se destaca é o baterista Rafa Sampaio, com a mão pesada e uma incrível disposição para arrebentar tambores. É o que fica claro logo no bloco inicial, com “Pole Position”, composta em homenagem ao piloto Ayrton Senna, e em “Transcendental, em que até Robertinho reconhece a citação (voluntária ou não) a Joe Satriani. Antes de “All We Live Together”, o guitarrista lê um discurso emocionado sobre as agruras de sua carreira, incluindo um braço quebrado e um infarto. Em todas elas, ele toca muito, esmerilhando a guitarra em ótimos solos ou caprichando em riffs e evoluções que são uma beleza. É difícil acreditar que um às da guitarra como esse tenha ficado 24 anos sem gravar um disco, mesmo sendo dono de um ótimo estúdio.

O pique do show dá uma caída com a entrada de Zé Henrique, do Yahoo, não por causa da versão de “Love Bites”, do Def Leppard, que com a banda brega juvenil foi convertida em “Mordida de Amor”, mas porque eles começam a contar causos da carreira. Na música, Zé Henrique toca baixo e o baixista Junior Mauro assume uma segunda guitarra, impingindo o peso condizente com a versão original. Mas é da metade para o final que o bicho pega de verdade. Afinal, é a banda Metal Mania no palco, e Luciano, que entra sem o visual calça de lycra de outras épocas, e como quem não quer nada, está cantando muitíssimo bem. É o que ele mostra em um bloco sensacional que tem a perdida “Feiticeira”, “Como um Animal”, em uma velocidade estonteante, e o clássico dos clássicos “Metal Mania”, aquela do verso “Bate o pé, bate a mão”.

Fase brega: o vocalista do Yahoo, Zé Henrique, toca baixo na versão de 'Love Bites', do Def Leppard

Fase brega: o vocalista do Yahoo, Zé Henrique, toca baixo na versão de 'Love Bites', do Def Leppard

Quem pensa, contudo, que a equação “Metal Mania” + “Rapsódia Rock” tem produto final, está redondamente enganado. E a inclusão da tradicional “Vou-me Embora”, no arremate do bis, depois de mais de duas horas de show, é só uma pista de que há muito mais na obra de Robertinho – “O Elefante”, “Seja o Meu Céu”, “Babydoll de Nylon” e “Capitão Copacabana” são só alguns exemplos –, seguramente um dos músicos mais relevantes de Pernambuco e que antecedeu Chico Science em ao menos uma década (saiba mais). O bis tem ainda a cover estendida para “Metal Daze”, do Manowar, que Robertinho tocou com eles no Monsters Of Rock este ano (relembre). É quando um generoso Robertinho recebe outros guitarristas no palco, incluindo Daniel Cheese, contemporâneo do Água Brava. O que, no fim das contas, torna o desfecho da noite mais arrastado, mas sem tirar o brilho de todo o espetáculo. Em suma: não perca esse show de jeito nenhum!

Set list completo:

1- Voo de Ícaro
2- Pole Position
3- Transcendental
4- All That We Live Together
5- Pra Você Voltar
6- Mordida de Amor
7- Back For More
8- Fantasy Rhapsody Medley
9- The Third Angel
10- Faroeste Medley
11- Back For More
12- Feiticeira
13- Como um Animal
14- Gata
15- Fogo
16- Corações e Pernas
17- Metal Mania
Bis
18- Crazy Train/Breaking The Law/Iron Man/Highway Star/The Trooper
19- Cum On Feel The Noize
20- Metal Daze
21- Vou-me Embora

O guitarrista do Ágiua Brava, Daniel Cheese, fez ligeira participação no show de Robertinho de Recife

O guitarrista do Ágiua Brava, Daniel Cheese, fez ligeira participação no show de Robertinho de Recife

Tags desse texto:

Comentários enviados

Apenas 1 comentários nesse texto.
  1. André "Macca" Agrizi em novembro 14, 2015 às 3:49
    #1

    Ave Robertinho !

trackbacks

There is 1 blog linking to this post
  1. Rock em Geral | Marcos Bragatto » Blog Archive » Na beirada do palco

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado